CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


5 participantes

    Malditas Pragas

    Prevaricador
    Prevaricador
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 317
    Data de inscrição : 25/04/2011
    Localização : Gondomar

    Malditas Pragas Empty Malditas Pragas

    Mensagem por Prevaricador Sex Jun 24, 2011 8:01 am

    Boas a todos!!

    A mais de um mes que adquiri um vaso com duas D.Aliceae de um horto.

    Hoje resolvi dar-lhe uma espreitadela, pois a uns dias que achei que algo de estranho se passava com elas. Notei a algum tempo que elas tinham uma aparencia sarapintada mas não liguei porque uns tempos atraz tinha andado a alimentar os meus seedlings e despejei o restante da comida por cima delas.

    Hoje olhando mais de perto reparei que estava repleta de pontinhos brancos. Mexi neles e isso, quase que parecia flocos de algodão. Resolvi trazer o vaso para dentro e coloquei-o na minha janela onde guardo os meus seedlings e algumas das minhas plantas. Ai pude observar melhor. Algo de errado se tava a passar, dai que a trouxe para a casa de banho e a borrifei abundantemente para retirar todo o lixo.


    Continuava sem perceber mt bem o que era te que as trouxe novamente para a janela e vi, uns pontos verdes numa das astes florais....estes pontos verdes mexiam-se. Retirei-as rapidamente de perto das minhas plantas. Removi o solo....rapidamente vi "aglomerados" brancos dentro do solo...algo rijos mas quando os expremia notei que quebravam e liquido saia deles.

    Como nao tenho nenhum funguicida ou insecticida, fiz o que me pareceu logico, e merglhei-as totalmente em agua destilada para os afogar.

    Fiz bem? que precauçoes tomar? os pontinhos brancos são insectos ja mortos?

    Porque é que eles estavam por todas as minhas droseras e aparentemente não ha nada de errado com as sarras que partilhavam o espaço?
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    Malditas Pragas Empty Re: Malditas Pragas

    Mensagem por werds Sex Jun 24, 2011 8:06 am

    isso sao pulgoes tenta sacalos e matalos os pontos brancos acho que sao os ovos.
    TMCM
    TMCM
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Dionaea
    Mensagens : 215
    Data de inscrição : 08/10/2010
    Idade : 33
    Localização : Viseu / Aveiro

    Malditas Pragas Empty Re: Malditas Pragas

    Mensagem por TMCM Sex Jun 24, 2011 8:11 am

    Eu se fosse a ti colocava em agua um dia ou assim pa matar os adultos, e daki a uns dias colocava outra vez pa matar os k estao nos ovos, pois esses nao devem morrer enquanto estao dentro dos ovos...
    Prevaricador
    Prevaricador
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 317
    Data de inscrição : 25/04/2011
    Localização : Gondomar

    Malditas Pragas Empty Re: Malditas Pragas

    Mensagem por Prevaricador Sex Jun 24, 2011 8:19 am

    Boas a todos e desde ja obrigado pela vossa ajuda.

    O problema é que praticamente so vi pontos bracos, os pontos verdes são mesmo muito poucos. Verdes so vi uns 5 ou 8, brancos eram uns 50 ou 60.

    Eu mergolhei-as em agua e logo todo que era ponto branco fikou a boiar nas beiras do recipiente.

    Tou a pensar em mudar de aguar e mergulha-las novamente. O vaso em que estavam ja foi mergulhado em lixivia.

    Tive a ver por alto as sarras e elas não parecem ter qualquer mazela ou bixarada.


    Para não correr riscos ate mudei o recipiente em que estavam as plantas na janela, e exterilizei o anterior porque me pareceu ver 2 ou 3 pontos brancos a boiar na agua antiga.
    Prevaricador
    Prevaricador
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 317
    Data de inscrição : 25/04/2011
    Localização : Gondomar

    Malditas Pragas Empty Re: Malditas Pragas

    Mensagem por Prevaricador Sex Jun 24, 2011 8:29 am

    Malditas Pragas SAM_0204




    Malditas Pragas SAM_0205


    Devia ter tido mais atenção devia ter percebido que se passava algo quando o caule floral parou de desenvolver...
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Malditas Pragas Empty Re: Malditas Pragas

    Mensagem por Daniel Candeias Sex Jun 24, 2011 11:15 am

    Mesmo submersa e doente, olha que ela é bonita Smile

    Espero que te safes dessa, amigo Sad Vai nos mantendo actualziados, e não abuses do "banho" muitos dias.

    Até breve.
    Prevaricador
    Prevaricador
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 317
    Data de inscrição : 25/04/2011
    Localização : Gondomar

    Malditas Pragas Empty Re: Malditas Pragas

    Mensagem por Prevaricador Sex Jun 24, 2011 11:24 am

    Ja as retirei do banho e ja as coloquei (separadas desta vez) num vaso. Acho que tirei grande parte dos ovos, agora nos proximos dias vou estar bastante atento. A minha Sarra Hibrida tb mostrou sinais de pulgoes, tinha varias armadilhas com manchas amareladas, e alguns cortes em extremidades de folhas e assim. Vi alguns ovos (muito pouquinhos) e dps de uma poda, apanhei uns sacanas que estavam a relaxar numa das folhas mais no interior.

    Vamos ver agora, tentei afastar as infectadas o mais possivel das outras o que é complicado quando se tem muito pouco espaço, mas a ver vamos.
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Malditas Pragas Empty Re: Malditas Pragas

    Mensagem por cp_produtos Sáb Jun 25, 2011 3:19 am

    o sintoma de pulgões é muito fácil de identificar, provocam deformações nas folhas em desenvolvimento, nota-se bem esse sintoma nas sarras e nas dionaeas

    .
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Malditas Pragas Empty Re: Malditas Pragas

    Mensagem por cp_produtos Sáb Jun 25, 2011 3:26 am

    Já agora esqueci-me de um detalhe, as coisas brancas não são ovos nem são insectos, se observarem atentamente e se calhar com a ajuda de uma lupa percebem que são "cascas" de pulgões, eles mudam de pele á medida que crescem.

    .
    Prevaricador
    Prevaricador
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 317
    Data de inscrição : 25/04/2011
    Localização : Gondomar

    Malditas Pragas Empty Re: Malditas Pragas

    Mensagem por Prevaricador Sáb Jun 25, 2011 2:37 pm

    Bem o mal foi cortado pela raiz... Muito obrigado CP pelos esclarecimentos e obrigado ao pessoal que postou aqui, obrigado pela vossa ajuda.

    Conteúdo patrocinado


    Malditas Pragas Empty Re: Malditas Pragas

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua maio 01, 2024 10:11 pm