CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


2 participantes

    Droseras com praga

    t7
    t7
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 18/03/2011
    Localização : Oeiras

    Droseras com praga Empty Droseras com praga

    Mensagem por t7 Qua Dez 14, 2011 7:18 am

    Viva!

    Tenho 2 droseras que já há algum tempo têm uma praga. Isto começou por volta do Verão quando estas pestes atacaram as minhas droseras e a pinguicula. Ao início pensei que fosse bom porque acabariam por ser digeridas pelas plantas e não me preocupei muito porque não me pareciam afectadas pela invasão.

    Hoje, a pinguicula já não tem as pestezinhas mas as droseras continuam com o problema não tão severo quanto no início mas ainda presente. Continua a parecer-me que não estão afectadas pela praga mas visto já estarmos quase no Inverno as plantas vão ficar mais fragilizadas com a baixa das temperaturas (tenho as minhas carnívoras no exterior, como plantas normais de varanda). Apesar de confiar na Natureza e deixá-la resolver as coisas à sua maneira, o problema ainda subsiste após todo este tempo e tenho que intervir.

    Já andei a pesquisar pelo forum e noutros sites bem como livros, mas nada que se encaixa-se no "perfil".
    Infelizmente não tenho fotografias para mostrar por falta de equipamento... Embarassed mas a descrição é fácil!
    Trata-se de umas coisinhas quase minusculas, brancas, parecidas com lêndias bem mais pequenas. Apresentam-se individualiazadas e espalhadas por toda a planta à excepcção da parte "líquido-felpuda" das folhas das plantas.

    Pûs a hipótese de serem pulgões minusculos mas nunca os vi deste tamanho e cochinilas também não me parece porque não há presença daquele flocos de neve que costumam criar, para não falar que são bem maiores do que os que eu tenho agarrados às minhas plantas...À parte disto não tenho mais nenhuma ideia para o que poderá ser.

    Li aqui a técnica da submersão da planta para livrar dos pulgões e pareceu-me uma boa experiência visto que não prejudica a planta e poderá fazer o mesmo efeito (sendo pulgão ou não). Depois ainda tenho outra caso esta não resulte...

    No entanto gostaria que me dessem o vosso parecer, sugestões, toda a ajuda e informação é benvinda... Smile

    Cumprimentos carnívoros!
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Droseras com praga Empty Re: Droseras com praga

    Mensagem por cp_produtos Qua Dez 14, 2011 3:11 pm

    vê la se encontras a foto deles por aqui:

    http://mgonline.com/articles/pests.aspx

    http://vegipm.tamu.edu/imageindex.html

    .
    t7
    t7
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 18/03/2011
    Localização : Oeiras

    Droseras com praga Empty Re: Droseras com praga

    Mensagem por t7 Qui Dez 15, 2011 4:57 am

    Sim! De facto encontrei algo semelhante e que mal vi lembrei-me logo do do que poderá ter sucedido!

    As pestes que povoam as minhas droseras são as moscas brancas! Fui dar uma espreitadela e realmente hoje consegui ver uns pares de asas...o que tudo indica que o que eu tenho visto são os ovos. É uma coisa como a fotografia exemplifica:

    Droseras com praga Whitefly



    As plantas estavam na outra varanda onde tenho a arruda e por altura do Verão esta fica sempre com moscas brancas, eu até me divertia a abanar a planta pois elas voavam para as carnívoras e dava-me uma certa piada ve-las cair na boca do lobo...lol! Depois mudei-as para a outra varanda, um lugar mais estratégico e de fácil alimento todo o ano mas as moscas parace que gostaram das droseras e ainda não desalojaram.

    Sabendo isto, o que faço? Deixo-as estar e as plantas tratarão delas? Ou será melhor arranjar maneira de expulsar as pestinhas? De notar que as droseras não me parecem afectadas com esta presença, contudo os bichinhos hão-de estar a alimentar-se delas, caso contrário já tinham desaparecido.

    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Droseras com praga Empty Re: Droseras com praga

    Mensagem por cp_produtos Qui Dez 15, 2011 7:35 am

    Em plantas saudáveis pode até não se notar grande prejuízo, mas é sempre preferível ter as plantas livres de pragas, até porque se os insectos estão a alimentar-se da planta, mesmo que a planta acabe por se alimentar de alguns o resultado final acaba por ser em desfavor da planta, porque de certeza que não os come todos e portanto acaba por estar a alimenta-los e não a beneficiar de os comer.

    Usar químicos nas carnívoras é sempre um risco porque como absorvem nutrientes pelas armadilhas, se os químicos lá caírem podem afectar a planta, produtos que já testei em carnívoras sem problemas de maior são o biokill e o fongys duo, mas deve-se sempre evitar colocar nas zonas de absorção das plantas, por exemplo nas droseras coloca-se na parte central da planta assim os bichos no centro são mortos pelo produto e se forem para as pontas a planta trata deles.

    Como muitas vezes há ovos, uma aplicação não costuma ser suficiente para erradicar totalmente a praga, algumas semanas depois convém repetir.

    .

    Conteúdo patrocinado


    Droseras com praga Empty Re: Droseras com praga

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua maio 01, 2024 11:23 pm