CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+6
Hugo Rodrigues
migas3õ
ReasonX
Diamantino
Ricardo Miranda
Northon Bruno
10 participantes

    As minhas anotações - Northon Bruno

    Northon Bruno
    Northon Bruno
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Drosera
    Mensagens : 297
    Data de inscrição : 26/10/2009
    Idade : 39
    Localização : Belo Horizonte

    As minhas anotações - Northon Bruno Empty As minhas anotações - Northon Bruno

    Mensagem por Northon Bruno Qua Nov 04, 2009 1:31 pm

    FOTOS DA MINHA ESTUFA... ainda pretendo melhorar...

    [url=As minhas anotações - Northon Bruno B0ey9]

    As minhas anotações - Northon Bruno AZxi0

    As minhas anotações - Northon Bruno A_hGJ

    As minhas anotações - Northon Bruno A__Ai


    Última edição por RicardoM em Qua Nov 04, 2009 1:52 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : moderação)
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    As minhas anotações - Northon Bruno Empty Re: As minhas anotações - Northon Bruno

    Mensagem por Ricardo Miranda Qua Nov 04, 2009 1:56 pm

    Muito doida a sua estufa/terrário!
    Não precisava de usar a abertura no vaso da Dionaea porque está a usar prato no vaso.
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    As minhas anotações - Northon Bruno Empty Re: As minhas anotações - Northon Bruno

    Mensagem por Diamantino Qua Nov 04, 2009 2:22 pm

    RicardoM escreveu:Muito doida a sua estufa/terrário!
    Não precisava de usar a abertura no vaso da Dionaea porque está a usar prato no vaso.

    é verdade a abertura normalmente usas-se quando não há prato ou quando é bandeja.
    Northon Bruno
    Northon Bruno
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Drosera
    Mensagens : 297
    Data de inscrição : 26/10/2009
    Idade : 39
    Localização : Belo Horizonte

    As minhas anotações - Northon Bruno Empty Re: As minhas anotações - Northon Bruno

    Mensagem por Northon Bruno Qua Nov 04, 2009 3:26 pm

    RicardoM escreveu:Muito doida a sua estufa/terrário!
    Não precisava de usar a abertura no vaso da Dionaea porque está a usar prato no vaso.


    Ah eu resolvi colocar assim pq pensei que fazendo isso eu evito de molhar as folhas, quando rego eu molho um pouco o substrato e completo o tanque do prato de agua... evitando que mofe alguma coisa e apodreça o vaso...

    mas agora eu consegui um armario maior vou fazer um estufa altamante preparada pois tem um cara que está me enviando sementes de Drosera spatulatta ai eu pretendo fazer uma sementeira a parte com uma luz mais forte e direcionada diretamente para a sementes e manter esta parte mais quente e deixando a luz sempre ligada...
    e a parte das plantas já garndinhas vou comprar uma lampada bastão de 40w para dar uma claridade...

    quando fizer isso eu mostro para a galera do forum...
    ReasonX
    ReasonX
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 229
    Data de inscrição : 07/03/2009
    Idade : 46
    Localização : Porto

    As minhas anotações - Northon Bruno Empty Re: As minhas anotações - Northon Bruno

    Mensagem por ReasonX Qui Nov 05, 2009 1:45 pm

    ja que conseguiste um armario maior podes fazer algo melhor....nao é esse esteja mau mas, mais espaço é sinonimo de poder ter melhores condiçoes.

    a começar pela luminosidade, vais precisar de mais que isso que tens ai.
    penso que 12h/16h diarias serao suficientes para faze-las crescer.

    a ventilaçao tambem é importante.
    é mais eficaz um sistema continuo de ventilaçao, do que, abrir ou ventilar a area/terrario periodicamente. as plantas vao crescer mais fortes.
    migas3õ
    migas3õ
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 56
    Data de inscrição : 22/10/2009
    Idade : 40
    Localização : Beja

    As minhas anotações - Northon Bruno Empty Re: As minhas anotações - Northon Bruno

    Mensagem por migas3õ Qui Nov 12, 2009 5:18 am

    granda Northon Bruno Smile
    se ñ é impressão minha parece-me que está ai uma carnivora que fumada faz rir Razz clown
    tens algumas sementes dessa especie??
    abraço!
    Northon Bruno
    Northon Bruno
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Drosera
    Mensagens : 297
    Data de inscrição : 26/10/2009
    Idade : 39
    Localização : Belo Horizonte

    As minhas anotações - Northon Bruno Empty Re: As minhas anotações - Northon Bruno

    Mensagem por Northon Bruno Qui Nov 12, 2009 6:38 am

    ei migas3õ
    eu cortei elas da minha estufa... pois ia me dar problemas ai resolvi parar com isso... melhorei a estufa coloquei foi mais duas mudas de Drosera spatulata e testei elas em dois substratos diferentes... para fazer o teste enquanto não chega o musgo sphagnum para fazer o substrato correto...
    Eu custei a achar para vender esse sphagnum e até hoje não encontrei lugar nenhum em BH que venda a turfa acida...

    ta ai as fotos

    As minhas anotações - Northon Bruno N5wYJ

    As minhas anotações - Northon Bruno N5BY0

    As minhas anotações - Northon Bruno N5Es9


    espero que o substrato e o sphagnum chege logo, pois comprei ele no carnivora shopping e é no Rio de Janeiro...
    migas3õ
    migas3õ
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 56
    Data de inscrição : 22/10/2009
    Idade : 40
    Localização : Beja

    As minhas anotações - Northon Bruno Empty Re: As minhas anotações - Northon Bruno

    Mensagem por migas3õ Qui Nov 12, 2009 9:13 am

    lol! manda para cá as meninas que eu queimo-as Smile
    abraço!
    Northon Bruno
    Northon Bruno
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Drosera
    Mensagens : 297
    Data de inscrição : 26/10/2009
    Idade : 39
    Localização : Belo Horizonte

    As minhas anotações - Northon Bruno Empty estufa indoor PRONTA

    Mensagem por Northon Bruno Seg Nov 16, 2009 2:17 pm

    Essas são as fotos do armario antes da transformação


    As minhas anotações - Northon Bruno 1hgpYJ

    As minhas anotações - Northon Bruno 1hguY0



    AGora as fotos da estufa indoor preparada...




    As minhas anotações - Northon Bruno 1zXdBi

    As minhas anotações - Northon Bruno 1zXg5r

    As minhas anotações - Northon Bruno 1zXiAA

    As minhas anotações - Northon Bruno 1zXl4J

    As minhas anotações - Northon Bruno 1zXnzS


    Deixei uma divisória entre as plantas já adultas onde nesta parte possui um timer e um cooler, mas eu estou com um problema... esta parte está esqwuentando d+ e não sei o q fazer para manter a umidade e a temperatura pois a umidade fica entre 37 a 45% eu acredito que seja pouco... quero aumentar a umidade para uns 80% mas não sei como fazer sem ter que molhar o armario todo... e a temperatura fica entre 27 e 30º que acredito ser muito e quero mater entre os 26º...

    Acredito que se aumentar a umidade a temperatura diminuirá... mas como fazer isso???

    ah e na sementeira a temperatura fica lá em cima entre 28 e 32º acho o ideal para que as sementes germinem e a lâmpada fica ligada 24 hs... E já tem 6 especies germinando lá Very Happy Very Happy Very Happy

    QUERO VER A CONTA DE LUZ Shocked Shocked Shocked

    MINHA MÃE VAI ME MATAR Sad Sad Sad


    Última edição por Northon Bruno em Seg Nov 16, 2009 2:49 pm, editado 1 vez(es)
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    As minhas anotações - Northon Bruno Empty Re: As minhas anotações - Northon Bruno

    Mensagem por Ricardo Miranda Seg Nov 16, 2009 2:27 pm

    Para aumentar a humidade tens vedar todas as zonas onde a humidade possa sair, ou seja, torna-la hermética.


    (ps: não cries tópicos novos com o mesmo assunto, continua aqui a falar sobre o teu tema)
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    As minhas anotações - Northon Bruno Empty Re: As minhas anotações - Northon Bruno

    Mensagem por Hugo Rodrigues Seg Nov 16, 2009 3:25 pm

    Belo aproveitamento de um velho armario Very Happy isso é ke é reciclar..ta mt jeitosa Wink

    experimenta ter um tabuleiro ou uma caixa com uma altura consideravel de agua la dentro, a evaporação criara humidade, em ultimo caso poderas por uma bomba de ar dakelas do akuarios, ke fazem bolhinhas..essas bolhinhas ao rebentarem na superficie da agua evaporam + facilmente, criando assim mais humidade..e tb torna la mais hermetica, klaro Wink
    ReasonX
    ReasonX
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 229
    Data de inscrição : 07/03/2009
    Idade : 46
    Localização : Porto

    As minhas anotações - Northon Bruno Empty Re: As minhas anotações - Northon Bruno

    Mensagem por ReasonX Seg Nov 16, 2009 3:53 pm

    reparei que tens uma ventoinha, mas nao vi nenhum buraco no armario para que o ar possa circular, tens o armario fechado durante o dia?

    talvez seja esse o problema que esta a fazer a temperatura subir.
    Northon Bruno
    Northon Bruno
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Drosera
    Mensagens : 297
    Data de inscrição : 26/10/2009
    Idade : 39
    Localização : Belo Horizonte

    As minhas anotações - Northon Bruno Empty Re: As minhas anotações - Northon Bruno

    Mensagem por Northon Bruno Seg Nov 16, 2009 4:04 pm

    estou pretendendo colocar mais 2 cooler onde 1 vai tirar o ar da estufa e os outros dois vão ventilar dentro da estufa... assim acredito resolver o problema da temperatura... ai vou poder deixar o armário semre fechado...
    e quanto a umidade vou fazer o que o Gelly falou...

    assim acredito resolver todos os problemas da estufa... quando fizer mostro a vc e digo se obtive um bom resultado Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
    ReasonX
    ReasonX
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 229
    Data de inscrição : 07/03/2009
    Idade : 46
    Localização : Porto

    As minhas anotações - Northon Bruno Empty Re: As minhas anotações - Northon Bruno

    Mensagem por ReasonX Seg Nov 16, 2009 4:19 pm

    pelo tamanho que o terrario tem, 2 ventoinhas de 8cm devem chegar, uma para extrair e outra para introduzir novo ar.
    quanto á humidade tenta fazer como disse o Gelly.

    depois posta ca os resultados! Wink
    Northon Bruno
    Northon Bruno
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Drosera
    Mensagens : 297
    Data de inscrição : 26/10/2009
    Idade : 39
    Localização : Belo Horizonte

    As minhas anotações - Northon Bruno Empty Estufa depois de 1001 mudanças...

    Mensagem por Northon Bruno Qui Dez 17, 2009 4:05 pm

    Ai está a imagem da minha estufa... depois de tanta mudança os fios ficaram todos bagunçados, ta parecendo os do computador daqui de casa Very Happy

    Eu coloquei 5 lâmpadas na estufa, 4 de 48w, e uma de 15w bem em cima da Dionaea, depois que eu fiz isso ela começou a nascer novas folhas um pouquinho mais vemelhas que antes... acredito que aconteceu pq estava faltando luz e agora não está mais...

    MAS como nada pode ser certinho, a estufa começou a ficar muito quente, mais que a temperatura ambiente, isso porcausa de tanta iluminação, pois as lâmpadas esquentam, ai tive que começar a deixar as portas abertas, CONSEQUENTEMENTE a umidade caiu... Sad

    Agora estou em uma luta contra a temperatura, PENSEI em colocar um umidificador de ar e manter as portas abertas, ou então a mais interesante de todas que é arrumar um motor de geladeira, colocara a parte que esfria na estufa, ligar um termostato que marca temperatura exata e desliga a refrigeração a uma temperatura de mais ou menos 25º ou 26º...


    O que vcs acham???



    As minhas anotações - Northon Bruno MVNBS

    As minhas anotações - Northon Bruno MVV5i

    As minhas anotações - Northon Bruno AVAj0

    As minhas anotações - Northon Bruno MWj1J
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    As minhas anotações - Northon Bruno Empty Re: As minhas anotações - Northon Bruno

    Mensagem por Hugo Rodrigues Qui Dez 17, 2009 4:11 pm

    ajudava + se postasses fotos um kadinho maiores Smile ja experimentas te meter umas ventoinhas de pc??alem de ajudar na circulação de ar sempre baixa um pc a temperatura..kuanto ao metodo do motor de geladeira, ja vi ke é bastante usado como forma de controlo de temperatura em estufas e terrarios ke akecem bastante..com um termostado bem controlado, axo ke é uma forma bastante eficiente de controlar a temperatura..
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    As minhas anotações - Northon Bruno Empty Re: As minhas anotações - Northon Bruno

    Mensagem por cp_produtos Qui Dez 17, 2009 4:38 pm

    O problema do teu armário/terrário é muito simples e fácil de resolver, o erro é as lampadas estarem lá dentro, nos terrários as lampadas devem ficar do lado de fora separadas por um vidro ou acrilico transparente, desta forma apenas a luz entra e o calor fica do lado de fora, no teu caso talvez fazer uns cortes na parte do tecto do armario colocares um vidro e as lampadas no lado de cima, vais ver que deixas de ter problemas de falta de humidade porque o armario fica fechado e deixa de haver sobreaquecimento porque as lampadas ficam do lado de fora.

    .
    Northon Bruno
    Northon Bruno
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Drosera
    Mensagens : 297
    Data de inscrição : 26/10/2009
    Idade : 39
    Localização : Belo Horizonte

    As minhas anotações - Northon Bruno Empty Re: As minhas anotações - Northon Bruno

    Mensagem por Northon Bruno Qui Dez 17, 2009 5:27 pm

    POXA, parabens pela ideia, realmamente não preciso de mais nada... só separar as lâmpadas...
    Não tinha pensado assim... Vou pensar em uma forma de fazer isso amanhã...

    Muito obrigado pela ideia Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    As minhas anotações - Northon Bruno Empty Re: As minhas anotações - Northon Bruno

    Mensagem por cp_produtos Sex Dez 18, 2009 3:21 am

    A ideia não é nada de especial, já fiz foi muitos terrários Smile

    A ventilação continua a ser necessária, mas apenas no interior, deves colocar uma ventoinha de pc lá dentro para o ar se manter em movimento dentro do armário, isto ajuda a uniformizar a temperatura e evita a formação de fungos.


    .
    Northon Bruno
    Northon Bruno
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Drosera
    Mensagens : 297
    Data de inscrição : 26/10/2009
    Idade : 39
    Localização : Belo Horizonte

    As minhas anotações - Northon Bruno Empty Re: As minhas anotações - Northon Bruno

    Mensagem por Northon Bruno Qua Jan 13, 2010 3:23 am

    Ai estão algumas fotos daqui de casa... eu adoro esta planta com flores rosas, a musaenda, mas já tentei de todas as formas reproduzir ela, ela não tem sementes, já tentei por estaquia, agora estou tentando usar umas pequenas mudinhas que nascem no tronco dela...

    Tem fotos da estufa agora com lâmpadas grolux... e as pequenas Droseras capensis que cresceu muito bem aqui em casa, agora as outras Droseras (burmanii, intermedia,spatulata, e uma "?") só nasceram duas ew ainda estão bem pequenas...

    Eu adoro é minha sementeira tudo que eu coloco ai no algodão nasce, inclusive coloquei sementes da Tacca, epero que germine. E a melhor ideia que eu tive foi quando vi esta embalagem de chocolate e resolvi fazer uma sementeira que ficou muito boa pois ali fica bem umido mas eu fiz 4 buracos no canto para ventilar, eu acho que ficou muito bom....

    E olhem o melhor é a telinha que eu colquei na estufa, pq os agentes da zoonozes vieram aqui em casa e encontraram algumas larvas ai eu adotei as telas para os mosquitos não entrarem e também tenho que trocar as aguas dos pratos de 3 em tres dias liampando-os bem com uma bucha com sabão...

    Tambem estou tentando plantar um Melocactus que está bem pequeno e algumas mudas de pitanga e acerola e limão para fazer bonsai...


    As minhas anotações - Northon Bruno 1UQz10

    As minhas anotações - Northon Bruno 1UQBw9

    As minhas anotações - Northon Bruno 1UQI_A

    As minhas anotações - Northon Bruno 1UQQu0

    As minhas anotações - Northon Bruno 1UQXYr

    As minhas anotações - Northon Bruno 1UR1XJ

    As minhas anotações - Northon Bruno 1UR4rS

    As minhas anotações - Northon Bruno 1UR9r9

    Agora para a estufa ficar 100% falta eu fazer a caixa de luz para diminuir a temperatura do interior
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    As minhas anotações - Northon Bruno Empty Re: As minhas anotações - Northon Bruno

    Mensagem por Hugo Rodrigues Qua Jan 13, 2010 4:08 am

    O jardim ta mt giro, tens ai plantas mt giras Very Happy e tb gostei da sementeira, ta organizadinha Wink n desistas das sementes, elas + cedo ou + tarde eventualmente acabarão por nascer..
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    As minhas anotações - Northon Bruno Empty Re: As minhas anotações - Northon Bruno

    Mensagem por Diamantino Sáb Jan 16, 2010 7:27 am

    isso é verdade, à sementes que demoram muito mais a germinar.
    Northon Bruno
    Northon Bruno
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Drosera
    Mensagens : 297
    Data de inscrição : 26/10/2009
    Idade : 39
    Localização : Belo Horizonte

    As minhas anotações - Northon Bruno Empty Re: As minhas anotações - Northon Bruno

    Mensagem por Northon Bruno Qua Fev 10, 2010 7:54 am

    Oi pessoal, eu acho que estou com problemas, na preparação do solo eu coloquei uma camada inferior com musgo e fibra de coco em pó, e por cima cerca de 1,5cm de musco seco, agora estou achando que o musgo está apodrecendo pois está ficando bem preto e com muitos mosquitinhos parecendo com aqueles que ficam em frutas podres, e outro dia eu fuçando no substtrato encontrei algumas larvas pequenas e brancas dentro dele e com um rastro parecendo de lesma, não sei que inseto possa ser esse...

    Pensei em retirar as plantas que já nasceram e misturar mais fibra de coco na parte superior e depois replantar as que já estão crescendo...


    As minhas anotações - Northon Bruno K9HRJ

    As minhas anotações - Northon Bruno K9MR0

    As minhas anotações - Northon Bruno K9Ukr

    As minhas anotações - Northon Bruno K9ZjJ

    As minhas anotações - Northon Bruno Ka3j0

    As minhas anotações - Northon Bruno Ka8ii

    As minhas anotações - Northon Bruno KaaNr


    E aqui ta minha Dionaea e meu Melocactus, notem que eu coloquei recentemente uma camada de musgo por cima... pelo meu ver acho que vai apodrecer tb, até arependi de ter feito isso...

    As minhas anotações - Northon Bruno IQLC0
    Michael Benedito
    Michael Benedito
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Nepenthes dubia
    Mensagens : 750
    Data de inscrição : 05/11/2009
    Idade : 37
    Localização : Funchal

    As minhas anotações - Northon Bruno Empty Re: As minhas anotações - Northon Bruno

    Mensagem por Michael Benedito Qua Fev 10, 2010 12:05 pm

    Essas moscas devem ser Drosophila ou então pertencem à superfamília Sciaroidea (conhecidas vulgarmente por moscas-pretas/fungus gnats).

    Tenta deixar a superfície secar entre regas e aumenta o arejamento para evitar que os insectos adultos desovem na superfície.

    E esse musgo de cobertura... retirava-o.
    Northon Bruno
    Northon Bruno
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Drosera
    Mensagens : 297
    Data de inscrição : 26/10/2009
    Idade : 39
    Localização : Belo Horizonte

    As minhas anotações - Northon Bruno Empty Re: As minhas anotações - Northon Bruno

    Mensagem por Northon Bruno Qua Abr 07, 2010 12:32 pm

    vou postar para vcs a minha estufa atualmente totalmente atualizada... e algumas plantas que estão do lado de fora...


    sementes de Urucum germinadas
    As minhas anotações - Northon Bruno 22dk0
    a queridinha de todos com haste floral
    As minhas anotações - Northon Bruno 22pNJ
    As minhas anotações - Northon Bruno 22HfJ
    D indica "pale pink flower" cresceu muito mais do que a capensis
    As minhas anotações - Northon Bruno 22Rei
    As minhas anotações - Northon Bruno 232I0
    As minhas anotações - Northon Bruno 23faJ
    As minhas anotações - Northon Bruno 23mF9
    algumas plantas que mantenho em cima da geladeira... pretendo fazer bonsai com elas
    As minhas anotações - Northon Bruno 23wDJ
    As minhas anotações - Northon Bruno 23z7S
    As minhas anotações - Northon Bruno 23E79
    As minhas anotações - Northon Bruno 23GCi
    As minhas anotações - Northon Bruno 23O5J
    As minhas anotações - Northon Bruno 23QAS
    As minhas anotações - Northon Bruno 23VA9
    abacate germinando
    As minhas anotações - Northon Bruno 23Y4i
    SERÁ QUE È SPHAGNUM????? me parece que sim né
    As minhas anotações - Northon Bruno 23_zr
    sementeira de outro tipo de plantas com varias espécies
    As minhas anotações - Northon Bruno 2472S
    As minhas anotações - Northon Bruno 24h1r
    Esse aqui é o meu querido tomateiro... pretendo deixar ele deste tamaninho será que vai resistir???
    As minhas anotações - Northon Bruno 24r00

    Conteúdo patrocinado


    As minhas anotações - Northon Bruno Empty Re: As minhas anotações - Northon Bruno

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom maio 19, 2024 10:58 pm