CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


2 participantes

    Uma grande confusão taxonômica

    rdrgobra
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 740
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 51
    Localização : Mogi das Cruzes - Brasil

    Uma grande confusão taxonômica Empty Uma grande confusão taxonômica

    Mensagem por rdrgobra Qui Jul 12, 2012 6:20 pm

    Há algum tempo atrás postei um tópico, no fórum brasileiro PCBR, pedindo ajuda para saber a diferença entre D. natalensis e a D. dielsiana, pois ambas são muito parecidas. Prontamente o Carlos Rohrbacher me enviou uma lista de sites onde poderia tirar minhas dúvidas a respeito, mas antes que eu chegasse a uma conclusão final um outro forista postou uma dúvida referente a idenficação de uma Drosera que havia nascido em seu cultivo.

    Imediatamente identifiquei a planta como sendo uma D. spatulata, porém diante de comentários de peso contestando minha identificação, achei por bem calar-me.

    Finalmente o biólogo/pesquisador Paulo Minatel conseguiu identificar a planta; era uma spatulata, pra ser mais exato uma D. spatulata var. lovellae (não sabia que spatulatas possuiam variedades) e, o mesmo foi mais além e deu ma aula na identificação não só desta Drosera, mas tambem da natalensis e dielsiana.

    Segundo ele ...é provável que a verdadeira D. dielsiana não chegou a ser introduzida em cultivo. As principais diferenças entre as duas são a forma das sementes, que em D. natalensis são elipsoides a fusiformes como nas fotos abaixo:

    Foto 1 - Semente de D. natalensis

    Uma grande confusão taxonômica Grainednatalensisdebber

    Foto 2 -Semente de D. dielsiana

    Uma grande confusão taxonômica Graineddielsiana

    ...enquanto que D. dielsiana tem sementes ovoides, como as de D. burmannii nesta foto:

    Foto 3 - Sementes de D. burmannii

    Uma grande confusão taxonômica Sam_dr_bur

    ...E a forma dos estigmas, que em D. natalensis são bífidos, como nestas fotos de D. dielsiana mal-identificadas:

    Foto 4

    Uma grande confusão taxonômica Dielsiana-fleur

    ...enquanto que em D. dielsiana eles seriam espatulados, mais ou menos como nesta flor de D. brevifolia:

    Foto 5

    Uma grande confusão taxonômica 2718518508_ff225a4e73_o

    Para complementar as informações do Paulo, encontrei na web uma ilustração que mostra mais alguns detalhes úteis na correta identificação de lagumas espécies de Droseras:

    Foto 6

    Uma grande confusão taxonômica 0075

    Legenda - 1) D. acaulis, 2) D. trinervia, seed, X 20. 3) D. burkeana, seed, X 20. 4) D. collinsiae, seed, X 20. 5) D. dielsiana, seed, X 15. 6) D. natalensis, seed, X 10. 7) D. aliciae, seed, X 10. Cool D. cuneifolia, seed, X 10. 9) D. pauciflora, showing petal with basal blotch. 10) D. alba, showing a, rosulate, spathulate leaf and b, linear upper leaf. 11) D. cistiflora, showing a, rosulate leaf, b, cauline leaf, c, petal with basal blotch. 12) D. hilaris, seed, X 10. 13) D. ramentacea, seed, X 20. 14) D. capensis, seed X 10. 15) D. glabripes, seed, X 6. 16) D. madagascariensis, seed, X 20 17) D. regia, seed (immature), X 10. 18) D. indica, seed, X10.

    Como podem ver além do detalhe das sementes e das flores, há uma diferença sútil nas "espátulas" de ambas as espécies (desenho 5 - D. dielsiana e desenho 6 - D. natalensis), visto que a espátula da última e ligeiramante maior que a da primeira.


    Conclusão, não sei se em Portugal tal confusão existe, mas praticamente todos os cultivdores de carnívoras brasileiros tem em seu cultivo ou D. natalensis ou D. spatulata var. lovellae, erroneamente identificadas como D. dielsiana, visto que segundo as observações do Paulo, até prova em contrário a D. dielsiana inexiste em cultivo em meu país.

    Abs,

    Rodrigo F. Costa

    Fontes:

    http://www.omnisterra.com/botany/cp/pictures/drosera/0075.htm#fig28

    Os demais dados citados neste tópico foram obtidos graças a preciosa ajuda do forista Paulo Minatel do PCBR.
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Uma grande confusão taxonômica Empty Re: Uma grande confusão taxonômica

    Mensagem por Daniel Candeias Qui Jul 19, 2012 10:02 am

    interessante.

      Data/hora atual: Seg maio 13, 2024 3:04 am