CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


2 participantes

    Cabos Cafefactores para aquecimento?

    Deetrap
    Deetrap
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 38
    Data de inscrição : 29/04/2012
    Localização : Costa da Caparica

    Cabos Cafefactores para aquecimento? Empty Cabos Cafefactores para aquecimento?

    Mensagem por Deetrap Sex Out 25, 2013 4:38 am

    Boa tarde amigos e amigas,

    De momento não me é possível gastar mais de 50€ numa lâmpada para meter no meu terrário de maneira a poder dar um melhor inverno para as minhas Nepenthes (Moro a uns 800 metros do mar e as noites ficam muito frias mesmo por casa), mas queria fazer qualquer coisa para manter a temperatura no terrário onde as vou meter mais agradável. Enquanto estou em casa posso as mover para perto do aquecedor, mas quando estou ausente elas ficam aos deus dará, e já me correu mal a brincadeira anteriormente..

    Pensei então numa coisa mais barata, aqueles cabos cafefactores para répteis, como solução provisória até poder num futuro próximo adquirir uma lâmpada de jeito.

    O terrário onde as vou meter é destes de 50x50x50: http://u.jimdo.com/www61/o/sade9a4592c4e4fc9/img/i49e6cddf35a95db8/1380831630/std/image.jpg


    Agora, precisava era da vossa ajuda a perceber:

    1- Este tipo de cabos, é mau para as plantas em algum sentido?
    2- O Cabo que tenho em vista dá-me 3 opções de potência: 15W, 25W, e 50W. Sabem me dizer qual seria o mais adequado?


    Muitissimo obrigada,
    Deborah
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    Cabos Cafefactores para aquecimento? Empty Re: Cabos Cafefactores para aquecimento?

    Mensagem por werds Sex Out 25, 2013 6:20 am

    Primeiro que tudo...que temperaturas é que atingem no Inverno na tua casa... não deve ser assim tão fria senão andava tudo de gorros e cachecois no inverno xD.. essa ideia de por o terrário perto de um aquecedor não é uma boa ideia na minha opinião... e em relaçao a esse cabo de aquecimento..isso é daqueles que ficam colocados na baso do terrário, ou seja as plantas receberiam aquecimento de baixo?
    Deetrap
    Deetrap
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 38
    Data de inscrição : 29/04/2012
    Localização : Costa da Caparica

    Cabos Cafefactores para aquecimento? Empty Re: Cabos Cafefactores para aquecimento?

    Mensagem por Deetrap Dom Out 27, 2013 3:15 pm

    Olá Werds,

    No inverno passado ainda não tinha a estação meteorológica para poder controlar as temperaturas, mas sei que morro gelada em casa sempre que saio da divisão que tem o aquecedor eheh. Vou estar atenta agora.
    Quando disse mover as plantas para perto do aquecedor, referia-me mais a meter na divisão onde está o aquecedor, fica mais agradável, mas se não estou em casa ficam geladas como o resto da casa, e queria ver do tal cabo porque assim ligava-o durante a noite e quando não estiver por casa.
    E sim, não sou muito entendida destes cabos mas parece-me ser dos de meter por baixo do solo dos bichinhos.

    Obrigada.
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    Cabos Cafefactores para aquecimento? Empty Re: Cabos Cafefactores para aquecimento?

    Mensagem por werds Seg Out 28, 2013 7:07 am

    Ah ok, não me parece muito boa ideia esses cabos se for baixo...lá se iam as raizes e depois a planta..

    A questão é mais que nepenthes sao? Sabes? Assim já te dava uma resposta mais concreta..
    Deetrap
    Deetrap
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 38
    Data de inscrição : 29/04/2012
    Localização : Costa da Caparica

    Cabos Cafefactores para aquecimento? Empty Re: Cabos Cafefactores para aquecimento?

    Mensagem por Deetrap Seg Out 28, 2013 8:51 am

    Que pena, é que não estava a contar gastar muito dinheiro.. E procurava uma solução mais barata que luzes.

    Tenho Nepenthes Rebecca Soper, Nepenthes Burbidgeae x Edwardsiana, Nepenthes Rafflesiana Red Squad, e umas que julgo serem Nepenthes Alata..
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    Cabos Cafefactores para aquecimento? Empty Re: Cabos Cafefactores para aquecimento?

    Mensagem por werds Seg Out 28, 2013 10:52 am

    Pois luzes é que devem ser metidas num terrário... já agora não sei que lâmpadas dizes que custam 50 euros lol.. grolux,floraglo...anda tudo de volta pelos 16/18 euros cada lâmpada.
    O indicado seria meteres 3 lâmpadas por exemplo uma da grolux, uma daylight e uma outra que pode ser também daylight ou de umas que existem para aquários de peixes que são as aqua-glo..
    Digo-te já que a iluminação faz sempre subir a temperatura no terrário..
    Que medidas tem o terrário?

    Em relação ás plantas arranjaste ai uma coisa complicada para as por todas no mesmo terrário xD, Nepenthes rebecca soper e nepenthes ventrata(não deve ser alata, se compraste-a numa superfície comercial isso é má identificação) tratam-se da mesma maneira, são hibridos entre espécies diferentes e por tanto mais fáceis de cuidar podem-se tratar como nepenthes intermedia ou seja , dia: 24-29ºC/noite:13-18ºC , a Nepenthes Burbidgeae x Edwardsiana terá que ser tratada como uma nepenthes highland ou seja Dia:21-27ºC/Noite:10-16ºC, e a nepenthes rafflesiana como é lowland Dia:27-32ºC/Noite:18-21ºC

    Em relação á minha experiência... nepenthes rebecca soper e ventrata nunca tive muitos problemas.. na primavera assim que as temperaturas sobem mais um pouco principalmente a mínima vão para a rua e lá ficam até quando começar a fazer mais frio( neste momento ainda estão no exterior), assim que as meto no interior na cozinha diminuem o ritmo(normal nas nepenthes) e deixam de produzir muitas armadilhas e ficam um bocado mais para lá do que cá xD , mas pronto não tenho outro sítio melhor onde as ter, em relação a nepenthes lowland.. tenho 2 recentemente adquiridas e já estão em casa, na cozinha.. até agora nada de mal a apontar pois devem gostar das temperaturas(que são sempre mais ou menos estáveis ao longo do dia e humidade relativamente alta(por volta dos 70-85%)


    Conclusão se quiseres arriscar a por as nepenthes no terrário tudo bem, precisas é de iluminação porque elas também precisam de fazer fotossíntese , essa manta de aquecimento não sou de acordo pois o aquecimento está a ser recebido de baixo o que calculo que afecte as raízes das plantas.. Se quiseres experimentar a por as plantas numa divisão da casa onde vejas ser mais quente tudo bem, vais verificando as temperaturas atingidas e a humidade, borrifas as folhas essa conversa toda XD.

    P.S: Desculpa se esrevi demais, se tiveres alguma dúvida não hesites em perguntar;)
    Deetrap
    Deetrap
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 38
    Data de inscrição : 29/04/2012
    Localização : Costa da Caparica

    Cabos Cafefactores para aquecimento? Empty Re: Cabos Cafefactores para aquecimento?

    Mensagem por Deetrap Seg Out 28, 2013 1:12 pm

    Desculpa Werds, esqueci-me de mencionar que tenho animais (gatos e cães, super curiosos), de maneira que as ia meter num terrário tanto por não ficar tão frio, como para sua proteção para poderem estar numa divisão mais quente da casa.

    O terrário tem 50x50x50, e ia só meter as Nepenthes mais sensíveis ao frio, porque tenho umas que já sei que resistem bem ao frio mesmo penduradas perto da janela.

    Não dizia que uma lâmpada custa 50€, mas tudo o que inclui ter a lâmpada, acho que costumam ter transformadores e refletores e assim e julgo tê-los visto à venda em separado, ou num pack um pouco caro, mas posso sempre estar redondamente enganada já que a realidade é que percebo zero disso da iluminação.
    Se me quiseres encaminhar um link de uma dessas lâmpadas de 16/18 euros para eu ver, ou me disseres que aspectos tenho que ter em conta na procura de uma lâmpada, agradeço. São tantas que me perco e receio comprar a que faz exatamente o oposto.

    Não te preocupes se escreveres de mais, leio o que for preciso para perceber o que fazer eheh.

    Se vires que me consegues ajudar com a iluminação agradeço, que também não sei se dá para meter o cabo calefactor preso na parte de cima do terrário, sem prejudicar as raízes e aquecendo o terrário na mesma.
    O terrário costuma ficar à janela para aproveitar todos os raios de sol do inverno que as possam aquecer durante o dia, a única coisa que me preocupa é o gelo em que a casa fica nos dias mais frios do inverno à noite.


    Obrigada,
    Deborah

    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    Cabos Cafefactores para aquecimento? Empty Re: Cabos Cafefactores para aquecimento?

    Mensagem por werds Seg Out 28, 2013 2:05 pm

    Vou-te mandar uma mp com a resposta á iluminação Wink
    Deetrap
    Deetrap
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 38
    Data de inscrição : 29/04/2012
    Localização : Costa da Caparica

    Cabos Cafefactores para aquecimento? Empty Re: Cabos Cafefactores para aquecimento?

    Mensagem por Deetrap Seg Out 28, 2013 2:08 pm

    Ok, fico-te muito agradecida! Smile
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    Cabos Cafefactores para aquecimento? Empty Re: Cabos Cafefactores para aquecimento?

    Mensagem por werds Seg Out 28, 2013 2:12 pm

    Enviado Wink

    Conteúdo patrocinado


    Cabos Cafefactores para aquecimento? Empty Re: Cabos Cafefactores para aquecimento?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom maio 19, 2024 5:26 am