CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


3 participantes

    Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos)

    avatar
    Nuno346
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 10/02/2014

    Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos) Empty Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos)

    Mensagem por Nuno346 Seg Fev 10, 2014 12:05 pm

    Boas tardes pessoal.Este fim de semana adquiri uma Dionea e uma Serracenia(não sei qual espécie). Tenho pesquisado aqui pelo forúm mas visto que gostava que acompanhassem os primeiros tempos delas.

    1º Posso por as duas no mesmo terrário ? Estou a pensar em comprar no Leroy Merlin acrílico e fazer uma estufa.
    2º Principais coisas a ter. Ventilação, humidade, Luz, e ... frio ? Falta me algo ?
    3º Qual o melhor solo para elas ? Já li em alguns tópicos que aconselhavam turfa sem fertilizantes, e perlite ? Mas li também vermiculite, musgo, entre outros..
    4º Neste momento tenho estas duas meninas, tenciono adquirir mais, conforme o tempo/conhecimento pois não quero que morram ou que passem mal, por isso tenciono ter um terrário grandinho para poder ter lá algumas. Quais as especies que se dão bem, no mesmo tipo de clima ?
    5º As fotos são de ontem(9/fev), da mesma maneira que as comprei, tenciono muda -las para o tal terrário, mas li que não é aconselhado nesta altura. Deixo as aqui até fim de dormência ou posso muda -las assim que tiver o terrário pronto ?






    Obrigado Wink


    Última edição por Nuno346 em Ter Fev 11, 2014 10:49 am, editado 1 vez(es)
    avatar
    Nuno346
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 10/02/2014

    Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos) Empty Re: Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos)

    Mensagem por Nuno346 Seg Fev 10, 2014 12:15 pm

    Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos) Iy71
    Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos) O4md
    Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos) Ff9h
    Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos) H4n3
    Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos) M6s5


    Última edição por Nuno346 em Seg Fev 10, 2014 1:31 pm, editado 1 vez(es)
    Prevaricador
    Prevaricador
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 317
    Data de inscrição : 25/04/2011
    Localização : Gondomar

    Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos) Empty Re: Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos)

    Mensagem por Prevaricador Seg Fev 10, 2014 12:32 pm

    Boas Nuno!!

    Onde resides?

    Pergunto isto, porque a não ser que residas em um local muito frio ou com muito pouco sol, essas plantas que adquiriste não precisam de ser colocadas num terrário, elas dão-se bem cá fora ao ar livre!!

    Posto isto a segunda pergunta que colocas não é necessária resposta.

    Todos os tipos de solos que referiste são todos eles viáveis para essas plantas, obviamente que o musgo não pode ser um musgo qualquer, mas sim esfagno.

    Outros são turfa loira sem fert, com perlite (50:50 mix comum/standard) mas a perlite pode ser substituida por vermeculite, ou ate mesmo areia.

    Agora como não sei se realmente as vais colocar no exterior ou não, não te poderei responder muito melhor as outras questões.

    Abraço!
    avatar
    Nuno346
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 10/02/2014

    Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos) Empty Re: Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos)

    Mensagem por Nuno346 Seg Fev 10, 2014 2:12 pm

    Desde já obrigado pela resposta !

    Eu moro em Lisboa, Oeiras. A verdade é que não tenho varanda e sol da parte da manhã tenho no quarto e tarde na sala, não tenho como as ter lá fora porque o parapeito não é ideal porque corrre risco de cair. Tenho as no aquario  neste momento com prato por baixo do vaso e água fresca rente ao prato apenas para a temperatura ser um pouco mais baixa que a ambiente. Faço bem?
    Prevaricador
    Prevaricador
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 317
    Data de inscrição : 25/04/2011
    Localização : Gondomar

    Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos) Empty Re: Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos)

    Mensagem por Prevaricador Ter Fev 11, 2014 1:31 am

    Olá Nuno!! Pelas fotos não da para ver bem, mas a partida a tua sarra é um híbrido!

    Podes experimentar colocar as plantas na sala, a beira da janela, fica-te sempre mais barato e torna o acto de regar etc mais fácil, assim deste modo, guardas o terrário para espécies mais delicadas/sensíveis ou espécies que requeiram um ambiente diferente e controlado (nepenthes, heliamphoras etc.).

    Como normalmente a luz da tarde é tecnicamente mais forte a melhor opção será mesmo as colocares lá!

    Outra opção que já vi muitos cultivadores fazerem é no caso de a luz não ser suficiente na janela (ou se pretenderes providenciares mais luz para melhor coloração/ saúde das plantas) é simplesmente colocares uma lâmpada para providenciares luz extra por cima das plantas que estão na janela, mas a partida não devera ser necessário, pois cultivo as minhas quase exclusivamente com sol matinal que prova ser suficiente para elas (se é suficiente para cactos é também para elas lol).

    É uma questão de experimentares Smile

    Quanto a água sim fazes bem em colocar agua no prato, mas lembra-te que tem que ser destilada/chuva/ por osmose inversa, nunca da torneira Smile.

    Abraço
    avatar
    Nuno346
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 10/02/2014

    Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos) Empty Re: Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos)

    Mensagem por Nuno346 Ter Fev 11, 2014 6:22 am

    Ponho aqui mais fotos como estão hoje. Parece me que a boca que está a crescer da dionea, está a ter melhorias, já abriu um bocado mais e os sensores estão a ficar branquinhos. As outras bocas estão ligeira mente mais abertas. Quanto a Serracenia, cada dia parece me que as pontas ficam mais roxas. Com isto será que ela está mesmo em período de dormência ?

    O tal aquário que falei enquanto não lhe dou melhor uso para outra espécie, fica assim para estas. Tenho a Covete lá em baixo sobre a água apenas durante alguns minutos até a água ficar fresca apenas para estar a temperatura um bocado mais baixa que o normal faço bem ? ou não é necessário ? Isto porque á noite, por norma é acesa a lareira, e então fica mais quente principalmente a sala. Então ponho as no meu quarto.


    Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos) Gkkd
    Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos) 5q5l
    Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos) 4bgf
    Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos) Vw75
    Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos) Cz0i
    Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos) Lji0
    Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos) 2ddx
    Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos) Wb49
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos) Empty Re: Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos)

    Mensagem por werds Ter Fev 11, 2014 6:43 am

    Olá, primeira coisa é Sarracenia e não Serracenia Razz, segundo aconselho-te urgentemente a retirar essa covete de gelo !!! estás a por em risco a saúde das plantas, isso não faz diminuir a temperatura em redor mas sim nas raízes, se a agua tiver gelada por um longo período de tempo comprometes a vida das plantas. Uma coisa muito importante também é o fornecimento de uma boa circulação do ar para prevenir o aparecimentos de bolor e fungos, como dizes não ter possibilidade de manter as plantas no exterior aconselho-te a arranjar uma ventoinha de computador ligada 24h todos os dias..convém trabalhar a 5V.. não queres que as plantas pensem estar num furacão lol, portanto de maneira que faça uma ligeira brisa...
    O solo também não deve ser o indicado, troca para um composto por turfa sem fertilizantes+perlite(1:1)

    Essa Sarracenia que ai tens a primeira vista parece ser uma Sarracenia farhamii(leucophylla x rubra)
    avatar
    Nuno346
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 10/02/2014

    Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos) Empty Re: Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos)

    Mensagem por Nuno346 Ter Fev 11, 2014 10:48 am

    Boas werds!!

    Obrigado pela vossa ajuda. Antes de mais vou editar o título.
    Covete já não volto a colocar!
    Em relação ao ar o aquário está sempre aberto por cima, mas ainda assim é melhor a tal ventoinha. Onde vocês ligam a ventoinha à alimentação? Já tive uma engenhoca que ligava 4 a uma fonte de pc pasta arrefecer o portatil, fazem o mesmo ou têm algo mais viável?
    Água destilada sempre. . Mas com que frequência? Mantenho sempre água no prato? Posso borrifalas de vez em quando?
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos) Empty Re: Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos)

    Mensagem por werds Ter Fev 11, 2014 12:54 pm

    Se é para manteres as plantas no terrário sim deixa aberto e adiciona a ventoinha , normalmente a circulação do ar dentro de casas nunca é boa , eu tenho uma ventoinha num terrário, e foi feita uma ligação ao um carregador de um telemóvel , aqui podes até comprar a ventoinha e o alimentador caso tenhas dificuldade em arranjar: http://carnivoras.org/ocart/index.php?route=product/product&path=65&product_id=194

    Em relação á agua , ainda estamos no inverno e as plantas supostamente deviam estar em dormência e por isso pouca água.. regar 1x por semana, 2cm de água+/- , na primavera e no verão é que tens de aumentar a frequência para quase todos os dias.. ou seja ter sempre água no prato.

    Borrifar somente plantas carnívoras por exemplo:Nepenthes,Heliamphoras,Cephalotus,Brocchinias... nunca dionaeas e sarracénias uma vez que não necessitam de grande humidade relativa envolvente...

    Conteúdo patrocinado


    Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos) Empty Re: Sarracenia e Dionea Ajuda (fotos)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom maio 19, 2024 3:00 pm