CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


3 participantes

    Sarracenia Purpurea estará morta?

    avatar
    Rafao95
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 03/06/2014

    Sarracenia Purpurea estará morta? Empty Sarracenia Purpurea estará morta?

    Mensagem por Rafao95 Ter Jun 03, 2014 4:38 am

    Boas pessoal. Antes de mais sou novo no forum, pelo que não sei bem se devo fazer algo antes de escrever um topico.

    O meu problema é o seguinte. No ano passado, pouco antes do Verão, adquiri uma Sarracenia Purpurea. Só que durante o verão as folhas começaram a queimar aos poucos. Com o inicio do Inverno, ela só tinha uma folha verde, a crescer lentamente. Disseram-me que era normal, pois ela estava a entrar em hibernação. Até aqui tudo bem. Só que em Maio, começou a crescer-lhe mais uma ou outra folha (estava a sair de hibernação). Só que o meu coelho, viu a planta e comeu-lhe as folhas. Agora, ficou apenas a raiz. Passaram 2 semanas e nada de folhas novas. Comecei a ficar preocupado. Peguei num garrafão e recortei para fazer uma estufa. (Dou-lhe sempre agua destilada, ou da chuva quando chove). Só que ao fim de 3 dias, quando tirei o garrafão, vi que o musgo todo ficou amarelo, seco, e a raiz com um cheiro horrivel. Estará morta? Ajudem-me, por favor! Estou desesperado!  No No

    Como ela está agora:
    Sarracenia Purpurea estará morta? 15exsi0
    Sarracenia Purpurea estará morta? T9y6w8
    rdrgobra
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 740
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 51
    Localização : Mogi das Cruzes - Brasil

    Sarracenia Purpurea estará morta? Empty Re: Sarracenia Purpurea estará morta?

    Mensagem por rdrgobra Ter Jun 03, 2014 12:20 pm

    Sinto ser portador de más notícias Rafael, mas infelizmente a sua planta morreu. Os motivos são vários,  por exemplo, o substrato não aparenta ser propício para cultivar este tipo de planta e justamente quando ela saia da dormência (este é o termo correto), a mesma teve suas folhas comidas pleo seu coelho.

    Bom, apenas para fins de desencargo de consciência desenterre o rizoma da planta e veja se alguma parte dele ainda se encontra integro, pois aí poderá tentar cloná-la ao separar esta parte e plantá-la no "solo" correto. Caso esteja totalmente preto, esqueça do que falei e desfaçasse dele imediatamente.

    Abs,

    Rodrigo F. Costa
    avatar
    Rafao95
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 03/06/2014

    Sarracenia Purpurea estará morta? Empty Re: Sarracenia Purpurea estará morta?

    Mensagem por Rafao95 Ter Jun 03, 2014 1:43 pm

    Parece que vou ter de lhe fazer um funeral... Foi a minha primeira planta, mas pronto. Tal como se diz, só se aprende com os erros...
    Quanto ao substrato, como posso adquirir/fazer um? Pouco percebo de plantas, pelo que agradecia respostas simples. E onde é que poderei arranjar sementes? é boa ideia plantar já uma, ou adquirir uma outra para me ir habituando a tratar delas? Obrigado!!
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    Sarracenia Purpurea estará morta? Empty Re: Sarracenia Purpurea estará morta?

    Mensagem por werds Ter Jun 03, 2014 1:45 pm

    Aparenta estar morta realmente, para além dos factores que disseste , existem outros que podem ter levado á morte da planta, como por exemplo a quantidade de sol , a frequência da rega ou até mesmo alguma doença
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    Sarracenia Purpurea estará morta? Empty Re: Sarracenia Purpurea estará morta?

    Mensagem por werds Ter Jun 03, 2014 1:52 pm

    Primeiro que tudo se ainda estás no inicio convem informares-te das condições e os cuidados a ter com a generalidade das plantas , por exemplo o solo deve ser constituído genericamente por turfa loira sem fertilizantes + perlite.

    De momento , infelizmente , não tenho tempo para vender plantas , mas posso te indicar este site onde podes adquirir plantas e o substrato adequado : http://www.ezotiknature.com/ , entra em contacto com ele e pergunta-lhe o que tem em stock Wink
    Se não, podes tentar ir ao Jardiland, já que vives na Maia, e compras o que necessitares, de turfa que eu saiba que lá têm e que é indicada , é uma chamada siro turfa 100 , se não houver na minha opinião não compres de outra porque é complicado ser adequada
    avatar
    Rafao95
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 03/06/2014

    Sarracenia Purpurea estará morta? Empty Re: Sarracenia Purpurea estará morta?

    Mensagem por Rafao95 Ter Jun 03, 2014 2:00 pm

    Pessoal, agradeço imenso pelas vossas respostas!! Vou dar uma espreitadela pelo Jardiland um dia destes...

    Quanto ao rizoma, este vídeo explica bem como posso tentar fazer para ver se ela recupera? (caso o rizoma não esteja preto) Procurar no youtube por: Tutorial di incisione del rizoma di sarracenia
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    Sarracenia Purpurea estará morta? Empty Re: Sarracenia Purpurea estará morta?

    Mensagem por werds Ter Jun 03, 2014 2:08 pm

    Se estiver completamente castanho de podre não vale a pena fazeres isso Smile
    avatar
    Rafao95
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 03/06/2014

    Sarracenia Purpurea estará morta? Empty Re: Sarracenia Purpurea estará morta?

    Mensagem por Rafao95 Qua Jun 04, 2014 11:09 am

    Boas, pessoal. Acabei por tirar o rizoma do solo e cortá-lo. Infelizmente estava tudo preto/castanho. Penso que não há nada a fazer. No entanto, houve duas coisas que me chamaram a atenção. Encontrei, no fundo do solo, uma bolinha pequenina como se vê na ultima imagem. Por outro lado, havia vários pedaços pretos que se partiam facilmente. O que serão os pedaços e a bolinha?

    Sarracenia Purpurea estará morta? 2nltulw

    Sarracenia Purpurea estará morta? 2rxcidh

    Sarracenia Purpurea estará morta? 2uhxu6d

    Sarracenia Purpurea estará morta? 2ujqx69

    Sarracenia Purpurea estará morta? 2uqlutv

    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    Sarracenia Purpurea estará morta? Empty Re: Sarracenia Purpurea estará morta?

    Mensagem por werds Qua Jun 04, 2014 12:42 pm

    É adubo , é por estas e por outras que aconselhamos sempre a trocar de substrato após a compra de uma planta Wink
    rdrgobra
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 740
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 51
    Localização : Mogi das Cruzes - Brasil

    Sarracenia Purpurea estará morta? Empty Re: Sarracenia Purpurea estará morta?

    Mensagem por rdrgobra Qua Jun 04, 2014 5:26 pm

    Concordo com o Werds, ou seja, isto daí é adubo e arrisco-me a dizer que se trata de Osmocote, um fertilizante granulado de liberação lenta. Aí esta o culpado por você ter perdido a sua planta.

    Abs,

    Rodrigo F. Costa

    Conteúdo patrocinado


    Sarracenia Purpurea estará morta? Empty Re: Sarracenia Purpurea estará morta?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 16, 2024 8:22 pm