CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


4 participantes

    Acho que a minha dioneia esta em apuros

    avatar
    Jose Luis Pizzatto Junior
    Novo Membro
    Novo Membro


    Espécie favorita : Dionaea muscipula
    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 02/07/2014
    Idade : 31
    Localização : Tangara da Serra - Mato Grosso

    Acho que a minha dioneia esta em apuros Empty Acho que a minha dioneia esta em apuros

    Mensagem por Jose Luis Pizzatto Junior Qua Jul 02, 2014 12:21 pm

    Boa tarde, sou novo aqui no forum e com o cultivo dessas belezinhas, adquiri uma dioneia cerca de 1 semana atras e a mesma estava em ótimas condições. Andei lendo alguns tópicos na internet relacionado a substrato, alimentação e água, no qual mandavam que trocassem ela para um substrato menos rico em nutrientes. Fiz como mandado e mudei a Morgana (sim, eu dei um nome pra ela) para um vaso com casca de pinos em volta, fibra de coco como miolo e musgo na superfície, deixava ela no sol por cerca de 4 horas por dia e aguava todo dia ela com água destilada. Porem, de ontem para hoje ela me apareceu completamente fraca e abatida, esta quase completamente murcha e suas armadilhas não estão mais em formato de boca, e sim com os dentinhos para fora. Estou com medo dela não conseguir se recuperar e eu não conseguir salvar ela. Desde já agradeço, atenciosamente.
    rdrgobra
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 740
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 51
    Localização : Mogi das Cruzes - Brasil

    Acho que a minha dioneia esta em apuros Empty Re: Acho que a minha dioneia esta em apuros

    Mensagem por rdrgobra Qui Jul 03, 2014 9:43 am

    Meu amigo, não se cultiva Dionaea em cascas de pinus ou subprodutos feitos a partir da casca de coco. Que eu saiba apenas as Nepenthes podem ser cultivadas em tais substratos e, desde que os mesmos sejam devidamente esterilizados para diminuir a quantidade de tanino que eles liberam.

    Para o tipo de PC que possui use musgo Sphagnum (seco e desidratado) + areia de filtro de piscina (ou de rio) para compor o solo ideal para ela. A turfa no Brasil é inviável, pelo simples fato de no nosso país a mesma vir adubada, portanto você deve descartar seu uso.

    Para rega use água da chuva, destilada ou de osmove reversa. Nunca use água de torneira pelo simples fato dela conter cloro e outros minerais que a médio/longo prazo irão intoxicar sua planta levando-a a morte.

    Feito o replante para o substrato correto, coloque um pratinho com água embaixo do vaso e deixe ela no Sol por no mínimo 8 horas ao dia.

    A propósito, esta planta entra em dormência no Inverno e, como mora numa região do Brasil aonde o mesmo inexiste eu aconselho-te a pô-la para dormir. Mas como faço isso? Simples, basta se ater ao que esta escrito no tópico cujo link disponibilizo logo abaixo:

    como fazer dormencia induzida em dionaeas passo-a-passo

    Obs.: Fotos de sua planta seriam muito bem vindas e, dito isto, peço que providencie ao menos uma o quanto antes  para que possamos avaliar como ela se encontra Wink .

    Abs,

    Rodrigo F. Costa
    avatar
    anaoliveiraa
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 27/10/2015

    Acho que a minha dioneia esta em apuros Empty Re: Acho que a minha dioneia esta em apuros

    Mensagem por anaoliveiraa Ter Out 27, 2015 3:56 am

    eu tenho uma dioneia a cerca de um mês e da semana passada pra cá, ela perdeu as armadilhas que ficaram pretas e as folhas tambem. como é minha primeira experencia com planta carnivora, gostaria de saber se tive perda total dela
    rdrgobra
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 740
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 51
    Localização : Mogi das Cruzes - Brasil

    Acho que a minha dioneia esta em apuros Empty Re: Acho que a minha dioneia esta em apuros

    Mensagem por rdrgobra Ter Out 27, 2015 6:59 pm

    Se o rizoma da planta estiver íntegro (branco) então ainda há chances (remotas, diga-se de passagem) dela lançar novas armadilhas.

    Providencie uma foto de sua Dionaea para que possamos avaliar melhor o caso dela Wink .

    Abs,

    Rodrigo F. Costa


    Última edição por rdrgobra em Dom Nov 22, 2015 5:18 am, editado 1 vez(es)
    Carl0os
    Carl0os
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Sarracenias
    Mensagens : 688
    Data de inscrição : 01/03/2010
    Idade : 37
    Localização : Pinhal Novo

    Acho que a minha dioneia esta em apuros Empty Re: Acho que a minha dioneia esta em apuros

    Mensagem por Carl0os Qua Out 28, 2015 4:09 pm

    Boas,

    Como rdrgobra disse, se o rizoma da planta estiver branco possa ser que ela viva.

    O meu conselho é para cortares as partes pretas e deixares a planta mais ou menos como a imagem que vou colocar a baixo ( é assim que se prepara as dioneias para dormencia )

    [img]Acho que a minha dioneia esta em apuros 2lms006[/img]

    Sorte com a dioneia.

    Os melhores Cumprimentos
    Carlos Gonçalves
    rdrgobra
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 740
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 51
    Localização : Mogi das Cruzes - Brasil

    Acho que a minha dioneia esta em apuros Empty Re: Acho que a minha dioneia esta em apuros

    Mensagem por rdrgobra Qui Out 29, 2015 7:02 pm

    Lembrando apenas que a indução de dormência só é necessária para aqueles que residem no Brasil ou quaisquer países aonde o Inverno seja ameno Wink .

    Abs,

    Rodrigo F. Costa
    Carl0os
    Carl0os
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Sarracenias
    Mensagens : 688
    Data de inscrição : 01/03/2010
    Idade : 37
    Localização : Pinhal Novo

    Acho que a minha dioneia esta em apuros Empty Re: Acho que a minha dioneia esta em apuros

    Mensagem por Carl0os Sex Out 30, 2015 5:13 pm

    Boas,

    Sim e com razão, mas convêm perceber se a planta encontra-se em dormência ou não, já tive casos de plantas que ficaram bem em terrario o ano inteiro e outros em estufa que entraram em dormência, nesse caso mal começam a ficar negras, convêm prepara-las para tal como na imagem, pelos vistos é o caso dessa planta.

    Já tive plantas também que só perderam as armadilhas e as "folhas" ficaram verdes, nesse caso também não corto as "folhas", pois não prejudica a planta. Mas caso fique toda negra ai sim existe risco para a planta.

    Cumprimentos
    Carlos Gonçalves

    Conteúdo patrocinado


    Acho que a minha dioneia esta em apuros Empty Re: Acho que a minha dioneia esta em apuros

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 7:03 am