CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


2 participantes

    D. magnifica, a mais nova Drosera brasileira

    rdrgobra
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 740
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 51
    Localização : Mogi das Cruzes - Brasil

    D. magnifica, a mais nova Drosera brasileira Empty D. magnifica, a mais nova Drosera brasileira

    Mensagem por rdrgobra Sex Jul 24, 2015 8:09 pm

    É com prazer que anuncio a todos que mais uma PC brasileira acaba de ser oficialmente descrita, trata-se da D. magnifica, espécie endêmica do Pico do Padre Ângelo (MG) numa altitude de aproximadamente 1500 m.

    Fotografada pelo orquidófilo Reginaldo Vasconcelos, que disponibilizou sua foto no Facebook, ela chamou a atenção dos botânicos Fernando Rivadavia e Paulo Minatel que imediatamente perceberam algo de especial nesta planta, tanto é que ao analisá-la em seu habitat a mesma recebeu provisoriamente a alcunha de D. sp. 'Diva', sinal de que sabiam tratar-se de uma nova espécie.

    Ela esta entre as 3 maiores Drosera de que se tem noticia (as outras são a sul africana D. regia e a australiana D. gigantea). Bom sem mais delongas seguem algumas fotos dela:

    D. magnifica, a mais nova Drosera brasileira 19977101532_c3c77366a5_n     D. magnifica, a mais nova Drosera brasileira 19958578506_80a0038d54_n     D. magnifica, a mais nova Drosera brasileira 19363838383_48effd8800_n

    Quem quiser se inteirar um pouco mais acerca deste assunto eu sugiro que leiam o artigo que o amigo Francois Mey disponibilizou em seu blog:

    Drosera magnifica, a new species from Brazil

    Abs,

    Rodrigo F. Costa

    Crédito das fotos - Carlos Rohrbacher


    Última edição por rdrgobra em Sáb Jul 25, 2015 4:08 pm, editado 2 vez(es)
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    D. magnifica, a mais nova Drosera brasileira Empty Re: D. magnifica, a mais nova Drosera brasileira

    Mensagem por werds Sáb Jul 25, 2015 5:10 am

    Atenção .. estás num fórum português , se dizes nacional o pessoal pode pensar que é de cá, mas não é uma espécie do Brasil.
    rdrgobra
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 740
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 51
    Localização : Mogi das Cruzes - Brasil

    D. magnifica, a mais nova Drosera brasileira Empty Re: D. magnifica, a mais nova Drosera brasileira

    Mensagem por rdrgobra Sáb Jul 25, 2015 5:54 am

    Obrigado por avisar Werds, na pressa de passar adiante a informação eu esqueci de modificar o titulo do tópico bem como o texto em si. Mas é aí, o que achou desta espécie recém descoberta?

    Abs,

    Rodrigo F. Costa


    Última edição por rdrgobra em Dom Jul 26, 2015 10:00 am, editado 1 vez(es)
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    D. magnifica, a mais nova Drosera brasileira Empty Re: D. magnifica, a mais nova Drosera brasileira

    Mensagem por werds Sáb Jul 25, 2015 3:06 pm

    Acho fascinante que se tenha encontrado uma espécie com esta dimensão que pode muito provavelmente ser a maior drosera até agora descoberta, o que signifca para mim que ainda há por esse mundo fora muito por descobrir Wink
    rdrgobra
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 740
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 51
    Localização : Mogi das Cruzes - Brasil

    D. magnifica, a mais nova Drosera brasileira Empty Re: D. magnifica, a mais nova Drosera brasileira

    Mensagem por rdrgobra Dom Jul 26, 2015 10:35 am

    Hehehe, eu sabia que você ia gostar. Para deleite dos membros desta comunidade eu trago mais algumas fotos desta curiosa Drosera:

    D. magnifica, a mais nova Drosera brasileira 19408637813_3eeb51cf4e_n

    Reparem só na largura destas armadilhas, agora entendem o porque dela ter recebido o nome de magnifica Shocked .

    D. magnifica, a mais nova Drosera brasileira 19408636953_3500f047ac_n     D. magnifica, a mais nova Drosera brasileira 20034888791_498685a514_n

    Mais algumas imagens; a esquerda temos uma folha se desenrolando de forma similar a uma D. adelae. A direita temos sua curiosa inflorescência em formato de candelabro.

    Curiosamente os botânicos que a estudaram disseram que ela produz muitas mudas a partir de suas raízes, porém as suas sementes tem uma taxa de fertilidade baixa mesmo que a planta produza milhares delas.

    O porque isto ocorre é algo que merece ser estudado com mais afinco futuramente...

    Abs,

    Rodrigo F. Costa

    Crédito das fotos - Carlos Rorhbacher

    Conteúdo patrocinado


    D. magnifica, a mais nova Drosera brasileira Empty Re: D. magnifica, a mais nova Drosera brasileira

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 11:37 am