CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+2
Carlos Rohrbacher
D!n!s
6 participantes

    Apodreceram

    D!n!s
    D!n!s
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Drosera capensis & Nephentes
    Mensagens : 312
    Data de inscrição : 27/11/2009
    Idade : 32
    Localização : Leiria / Almada

    Apodreceram Empty Apodreceram

    Mensagem por D!n!s Qua Jan 20, 2010 9:12 am

    Boa tarde,
    apos ter usado Turfa normal + sphagnum durante cerca de dois anos e meio, e ter adquirido turfa loira para substituir por este meu erro, heis que elas se apressam e tive de trocar de forma urrgente parte do substrato. Aqui ficam as algumas fotos
    Apodreceram SDC11458

    Apodreceram SDC11459

    Apodreceram SDC11461

    Apodreceram SDC11462

    Não é muito visivel pelas fotos, na Dionea, nem na capensis alba, mas ambas tinham começado a ganhar bolor, não me pareceu o normal secar na dionea. Ficam as fotos. De dois vasos que tinha com D. aliciae, ambos apodreceram "de uma dia para o outro", apenas consegui salvar umas folhas da maior delas, acho que não ficaram infectadas, estão a secar nas é de forma normal... espero que pegem e ganhem raizes. O procedimento a tomar foi lavar as raizes com muito cuidado com agua destilada e posteriormente colocar turfa loira, a correcta.

    Este meu erro, devia ter sido corregido no ínicio, mas também desconhecia onde poderia adquirir e depois as plantas foram crescendo e eu não me preocupei muito. Na altura julgo não haver nenhum sitio em que as pessoas participassem activamente, e os que havia, as PCs eram apendices ao resto dos foruns.

    Neste momento só tenho uns vasos com pinguiculas com parte do "veneno" e um grande de Dioneas, estou de olho nelas, ao minimo sinal troco. Em relação a estas estava à espera que a primavera chega-se para que corrigi-se o erro, tal como tinha previsto.

    Comentários serão muito bem vindos.

    P.S: E pensar que duraram dois anos assim... cheirolhes a terra nvoa e não quiseram esperar... Rolling Eyes
    Carlos Rohrbacher
    Carlos Rohrbacher
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Drosera ascendens, Drosera graomogolensis, Drosera tomentosa var. tomentosa
    Mensagens : 196
    Data de inscrição : 23/11/2009
    Idade : 45
    Localização : Brasil

    Apodreceram Empty Re: Apodreceram

    Mensagem por Carlos Rohrbacher Qua Jan 20, 2010 10:20 am

    Turfa + sphagnum produz fungos?
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    Apodreceram Empty Re: Apodreceram

    Mensagem por Hugo Rodrigues Qua Jan 20, 2010 10:41 am

    em locais com fraca ventilação/ circulação de ar torna se um ambiente bastante propicio ao aparecimento de fungos..
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Apodreceram Empty Re: Apodreceram

    Mensagem por Ricardo Miranda Qua Jan 20, 2010 1:37 pm

    também concordo com o Gelly, parece um local que não é ventilado e sem iluminação, excelente para criar fungos... e pronto, planta morta...
    D!n!s
    D!n!s
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Drosera capensis & Nephentes
    Mensagens : 312
    Data de inscrição : 27/11/2009
    Idade : 32
    Localização : Leiria / Almada

    Apodreceram Empty Re: Apodreceram

    Mensagem por D!n!s Qua Jan 20, 2010 3:55 pm

    Estão a falar do local da Dionea? É que esta planta tá à um dia lá.... para ver se apanha mais luz, o objectivo não é ela ficar lá.
    Ou mesmo do espaço em si... podem ver mais fotos na galeria, ao ver todas as fotos dâ para ter noção do espaço que é, têm bastante sol, quando o há. Podem ter razão é em relação à "fraca ventilação", porque este inverno aquele local ficou bastante humido, o chão ficou alguns dias ensopado e claro que para secar tivemos de abrir as janelas, um pouco. As plantas que ganharam fungos, não tiveram qualquer dentro dos cubos Smile
    Acham então que a culpa não é tanto do substrato mas da ventilação, é que se assim for, o problema não está resolvido :S ?
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Apodreceram Empty Re: Apodreceram

    Mensagem por Diamantino Qua Jan 20, 2010 11:49 pm

    chipw36 escreveu:Estão a falar do local da Dionea? É que esta planta tá à um dia lá.... para ver se apanha mais luz, o objectivo não é ela ficar lá.
    Ou mesmo do espaço em si... podem ver mais fotos na galeria, ao ver todas as fotos dâ para ter noção do espaço que é, têm bastante sol, quando o há. Podem ter razão é em relação à "fraca ventilação", porque este inverno aquele local ficou bastante humido, o chão ficou alguns dias ensopado e claro que para secar tivemos de abrir as janelas, um pouco. As plantas que ganharam fungos, não tiveram qualquer dentro dos cubos Smile
    Acham então que a culpa não é tanto do substrato mas da ventilação, é que se assim for, o problema não está resolvido :S ?

    na minha opinião foi a forte humidade em conjunto com a fraca ventilação.
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    Apodreceram Empty Re: Apodreceram

    Mensagem por Cédric Pereira Qui Jan 21, 2010 5:40 am

    Concordo com a opiniao sobre a humidade e fraca ventilação...
    Carlos Rohrbacher
    Carlos Rohrbacher
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Drosera ascendens, Drosera graomogolensis, Drosera tomentosa var. tomentosa
    Mensagens : 196
    Data de inscrição : 23/11/2009
    Idade : 45
    Localização : Brasil

    Apodreceram Empty Re: Apodreceram

    Mensagem por Carlos Rohrbacher Qui Jan 21, 2010 5:43 am

    Sugestão: Colocar as plantas na janela sem os tais cubos (caso fiquem sem furos para ventilar), dentro de sacos plásticos abertos, para que o vento não resseque demais a planta e o substrato.
    D!n!s
    D!n!s
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Drosera capensis & Nephentes
    Mensagens : 312
    Data de inscrição : 27/11/2009
    Idade : 32
    Localização : Leiria / Almada

    Apodreceram Empty Re: Apodreceram

    Mensagem por D!n!s Qui Jan 21, 2010 5:57 am

    Estas que apodreceram não estavam no cubo, e a janela tem vidro... aconcelha que ponha do lado de fora?

    Conteúdo patrocinado


    Apodreceram Empty Re: Apodreceram

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 02, 2024 6:44 am