CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


5 participantes

    As minhas nepenthes rebecca Soper

    Ridermovel
    Ridermovel
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 08/03/2010
    Idade : 52
    Localização : Coimbra

    As minhas nepenthes rebecca Soper Empty As minhas nepenthes rebecca Soper

    Mensagem por Ridermovel Sáb Mar 13, 2010 3:46 am

    Bom dia a todos,
    Aqui vão umas fotos das minhas plantinhas

    As minhas nepenthes rebecca Soper Hpim0740.th


    As minhas nepenthes rebecca Soper Hpim0741.th

    Neste momento estou só a colocar estas fotos, com o sentido de obter ajuda ao mesmo tempo que mostro uma das minhas nepenthes, pois estou um pouco preocupado com ela, ou seja quando as adquiri vinham 2 plantas no mesmo vaso, eu tirei-as do vaso em que vinham aproveitei e separei, esta era aquela que tinha as armadilhas maiores, que parecia + forte, conclusão dá-me ideia que está a ficar murcha será dos meus olhos ou está mesmo, a outra está bem.
    O que acham que pode estar a correr mal
    Logo já coloco + umas imagens Laughing
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    As minhas nepenthes rebecca Soper Empty Re: As minhas nepenthes rebecca Soper

    Mensagem por Ricardo Miranda Sáb Mar 13, 2010 4:02 am

    Bom dia Júlio,

    Primeira pergunta: Que substrato usaste para os vasos da Nepenthes?
    Ridermovel
    Ridermovel
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 08/03/2010
    Idade : 52
    Localização : Coimbra

    As minhas nepenthes rebecca Soper Empty Re: As minhas nepenthes rebecca Soper

    Mensagem por Ridermovel Sáb Mar 13, 2010 4:41 am

    Substrato para orquídeas, estou à espera que me enviem trufa loira + perlite, aqui em coimbra procurei em todo o lado e não encontrei, de qualquer forma este substrato para orquídeas é composto por trufa loira + perlite + casca de pinheiro. O que me fez trocar do vaso onde vinham foi porque o outro pareceu-me terra comum para plantas.
    De qualquer forma a outra está bem, por enquanto.
    Obrigado pela rápida resposta Ricardo Miranda
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    As minhas nepenthes rebecca Soper Empty Re: As minhas nepenthes rebecca Soper

    Mensagem por Rúben Sequeira Sáb Mar 13, 2010 4:45 am

    Uma observação normalmente o substracto das orquídeas vem sempre adubado..e adubagem para as carnívoras é impensável..dúvido que usem turfa loira para elas..e eu já comprei esse substracto e apesar de vir com perlite e casca de pinheiro..aquela composto não é turfa loira..basta olhares para o pH..

    Eu acho que enquanto não tens turfa loira..mais vale arranjares outra solução tipo musgo ou assim..acho..
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    As minhas nepenthes rebecca Soper Empty Re: As minhas nepenthes rebecca Soper

    Mensagem por Cédric Pereira Sáb Mar 13, 2010 5:06 am

    Epa essa turfa loira pas orquideas deve der como o Ruben ta a dizer... Tens de usar turfa loira que nao contenha nutrientes, nem minerais e mt menos adubos e fertelizantes... E com ph acido...
    Ridermovel
    Ridermovel
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 08/03/2010
    Idade : 52
    Localização : Coimbra

    As minhas nepenthes rebecca Soper Empty Re: As minhas nepenthes rebecca Soper

    Mensagem por Ridermovel Sáb Mar 13, 2010 5:07 am

    ok, à tarde vou fazer + uma tentativa para arranjar turfa loira nos hortos por aqui à volta de coimbra, e caso não consiga vou tirar aquele substrato e colocar musgo como estás a aconselhar. obrigado
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    As minhas nepenthes rebecca Soper Empty Re: As minhas nepenthes rebecca Soper

    Mensagem por Rúben Sequeira Sáb Mar 13, 2010 5:53 am

    Yah na minha opinião..se ela se encontra nesse substracto e está com esse aspecto..e se tens Musgo disponível mais vale a mudar para aí provisóriamente..coloca-a em Sol indirecto ou entao põe ela apanhar Sol até ao 12h e depois põe-na à sombra..e borrifa-a vais ver que ela melhora Razz

    Boa Sorte! Wink
    Ridermovel
    Ridermovel
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 08/03/2010
    Idade : 52
    Localização : Coimbra

    As minhas nepenthes rebecca Soper Empty Re: As minhas nepenthes rebecca Soper

    Mensagem por Ridermovel Sáb Mar 13, 2010 11:40 am

    Boa tarde, já agora só mais uma dúvida tenho que juntar perlite no musgo tal como faria na trufa loira ou não? A minha trufa loira já vêm na terça feira pois já consegui uma pessoa que pediu.
    Obrigado a todos pela vossa ajuda
    Sérgio Amorim
    Sérgio Amorim
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Sarracenia psittacina
    Mensagens : 843
    Data de inscrição : 09/11/2009
    Idade : 38
    Localização : São Martinho do Bispo, Coimbra, Portugal

    As minhas nepenthes rebecca Soper Empty Re: As minhas nepenthes rebecca Soper

    Mensagem por Sérgio Amorim Sáb Mar 13, 2010 11:46 am

    Se quiseres é só encontrar-mo-nos que eu arranjo-te toda a turfa que precisares. E perlite também se precisares.
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    As minhas nepenthes rebecca Soper Empty Re: As minhas nepenthes rebecca Soper

    Mensagem por Rúben Sequeira Sáb Mar 13, 2010 11:52 am

    Não é preciso juntares perlite ao musgo, basta pores o musgo..

    Perlite apenas serve para arejar mais o solo e evitar o excesso de água..e porquê? Porque a turfa loira com o tempo pode-se compactar impedindo que as raízes da planta e a própria planta em si respirem, levando em alguns casos á morte.. O musgo é geralmente muito fofinho e não se compacta..aliás muitos criadores surgerem o uso do musgo em quase todas os substractos de plantas carnívoras, pois mantém também uma boa humidade e neste caso, é óptimo para a tua Nepenthes Very Happy

    Boa sorte e dá bom uso ao musgo Wink
    Ridermovel
    Ridermovel
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 08/03/2010
    Idade : 52
    Localização : Coimbra

    As minhas nepenthes rebecca Soper Empty Re: As minhas nepenthes rebecca Soper

    Mensagem por Ridermovel Sáb Mar 13, 2010 1:11 pm

    Boa noite Sérgio, vi que moras muito próximo de mim, se puderes vender-me um pouco de turfa loira agradecia, era uma questão de marcares uma hora e um dia que eu ia ter contigo onde te der jeito. Eu encontrei perlite numa pequena loja em coimbra, a única que tinha e uma das únicas que sabia o que era, nem floristas nem hortos, nada. Agora pergunto-me como é que alguém vende algo e não percebe minimamente daquilo que está a vender.
    Mais uma vez muito obrigado a todos pela vossa GRANDE ajuda.
    Abraços
    Júlio Santos
    avatar
    Convidad
    Convidado


    As minhas nepenthes rebecca Soper Empty Re: As minhas nepenthes rebecca Soper

    Mensagem por Convidad Sáb Mar 13, 2010 1:33 pm

    Como eu te intendo. ja durante 2 dias k andei aki pelas caldas da rainha a procura dessa ninja loira que ninguém sabe o k é e o mais engraçado é p enorme numero de ppl k ficou a olhar para mim a pedir akilo k ate parecia que estava a perguntar se vendiam ogivas nucleares. E não ainda não achei kem me vendesse essa loira desaparecida Razz
    Ridermovel
    Ridermovel
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 08/03/2010
    Idade : 52
    Localização : Coimbra

    As minhas nepenthes rebecca Soper Empty Re: As minhas nepenthes rebecca Soper

    Mensagem por Ridermovel Ter Mar 16, 2010 5:04 am

    Bom dia, então é assim, graças ao Sérgio Amorim, tenho finalmente a bendita trufa loira, sem ele acho que iria ser quase impossivel pelo menos por agora. Vamos lá ver como as minhas plantinhas vão reagir.
    Sérgio Amorim
    Sérgio Amorim
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Sarracenia psittacina
    Mensagens : 843
    Data de inscrição : 09/11/2009
    Idade : 38
    Localização : São Martinho do Bispo, Coimbra, Portugal

    As minhas nepenthes rebecca Soper Empty Re: As minhas nepenthes rebecca Soper

    Mensagem por Sérgio Amorim Qui Mar 18, 2010 2:43 am

    Vamos lá veres essas fotografias depois de a mudares. Very Happy

    E caso precises de mais já sabes. Wink

    Conteúdo patrocinado


    As minhas nepenthes rebecca Soper Empty Re: As minhas nepenthes rebecca Soper

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 12:46 am