CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+13
cp_produtos
Aquiles
Letras
Ricardo Miranda
Rúben Sequeira
carlos m.
Michael Benedito
Nelson Gaspar
Cédric Pereira
TS.
Carl0os
CAMAL3AO
Bruno Malheiro
17 participantes

    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato

    Bruno Malheiro
    Bruno Malheiro
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 308
    Data de inscrição : 28/02/2010
    Localização : Póvoa de Santa Iria

    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato Empty Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato

    Mensagem por Bruno Malheiro Sáb maio 08, 2010 5:25 pm

    Desde que dividi a minha sarracenia que tenho mantido 5 vasos um prato de floreira, o problema é que tenho de encher o prato a cada 2/3 dias com cerca de 1/2 litro, muita agua desperdiçada na evaporação pelo prato. Por essa razão lembrei-me de um sistema para impedir a evaporação da agua por esse meio, mas alguem já teve a mesma ideia Rolling Eyes link. Apesar de não ter sido feito com o mesmo objectivo o principio é o mesmo, tapar a superficie exposta ao ar do prato.

    Materiais utilizados:

    • Dois pratos do mesmo diametro
    • Cola quente ou silicone
    • super cola


    Ferramentas:

    • X-acto
    • Lixa ou lima
    • marcador


    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato P080510_21160001
    Os pratos.
    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato P080510_21170001
    O vaso encima do prato antes de o marcar. como não tinha outro vaso igual vazio tive de usar este mas não aconselho a fazerem o mesmo.
    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato P080510_23170001
    O prato já cortado. Quando estava a cortar o prato, lembrei-me que podia , em vez do prato ,ter utilizado uma chapa de plastico de cor na parte de cima.
    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato P080510_23290001
    Pratos já colados. antes de se utilizar a cola quente deve-se por duas gotas de super cola para manter os pratos no sitio.
    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato P080510_23290002
    Pormenor dos pratos colados.
    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato P080510_23290003
    O vaso com a Sarracenia .

    Este ainda é um prototipo, tenho em mente aumentar a escala com um ou dois pratos de floreira para acondicionar varios vasos e tenho de ver se arranjo uma forma de poder acomodar vasos de diversos diametros sem ter de estar constantemente a fazer modificações .

    Agradeço a vossa cooperação para melhorar este apetrecho. Smile

    Cumprimentos Bruno
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato Empty Re: Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato

    Mensagem por CAMAL3AO Sáb maio 08, 2010 5:37 pm

    Bruno excelente ideia e em muito boa altura, com o verão ai a porta Smile

    O topico está muito bem construido e elucidativo, e a ideia é mesmo de aproveitar, pois o gasto de agua no verao é duplo, é akela k as plantas gastam, e as ke o sol evapora Wink

    Parabéns pelo topico Smile

    Cumprimentos

    Luís Martins
    Carl0os
    Carl0os
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Sarracenias
    Mensagens : 688
    Data de inscrição : 01/03/2010
    Idade : 37
    Localização : Pinhal Novo

    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato Empty Re: Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato

    Mensagem por Carl0os Sáb maio 08, 2010 5:44 pm

    Muito boa ideia, e excelente topico como ja disse o camaleao.

    Obrigado por partilhares

    Cumprimentos Carlos
    TS.
    TS.
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 396
    Data de inscrição : 05/04/2010
    Idade : 29
    Localização : Alcochete

    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato Empty Re: Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato

    Mensagem por TS. Dom maio 09, 2010 1:49 am

    Boa ideia! Idea
    Realmente a água destilada não é barata e é a única que as nossas carnivoras gostam
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato Empty Re: Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato

    Mensagem por Cédric Pereira Dom maio 09, 2010 3:09 am

    Ta mt fixe e a ideia é mt boa... Eu tb penso mt nesse problema da evaporação mas nunca tomei nenhuma medida para isso... Parece que vai ser desta vez... Se nos ultimos dias de calor ja tinha de repor agua quase todos os dias nem quero imaginar no verao...
    Nelson Gaspar
    Nelson Gaspar
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : nepenthes
    Mensagens : 251
    Data de inscrição : 03/04/2010
    Idade : 41
    Localização : Tomar

    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato Empty Re: Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato

    Mensagem por Nelson Gaspar Dom maio 09, 2010 3:48 am

    Eu estava a pensar por apenas pelicula aderente entre o prato e os vasos.
    Mas esta ideia é um pouco melhor, embora mais elaborada...
    Nas que estão a germinar e que não estão a perder água pelo vaso, vê-se que o nível da água está constantemente a descer devido à evaporação do prato.
    Realmente fazer alguma coisa ao nível de evitar esse desperdicio, deve-se ter em conta.
    Michael Benedito
    Michael Benedito
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Nepenthes dubia
    Mensagens : 750
    Data de inscrição : 05/11/2009
    Idade : 37
    Localização : Funchal

    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato Empty Re: Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato

    Mensagem por Michael Benedito Dom maio 09, 2010 4:34 am

    Tomem cuidado com a falta de arejamento que esse método implica... Fora isso é uma excelente ideia Wink
    avatar
    carlos m.
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 38
    Data de inscrição : 27/04/2010
    Localização : barcelos

    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato Empty Re: Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato

    Mensagem por carlos m. Dom maio 09, 2010 6:31 am

    Boa ideia, porque com os dias a aquecer a água desaparece rápido.
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato Empty Re: Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato

    Mensagem por Rúben Sequeira Dom maio 09, 2010 6:55 am

    Yah este método é bom..embora o método de aplicar seja um pouco trabalhoso e não muito prático na minha opinião..mas de facto poupa muita água, principalmente agora que os dias estão a ficar muito quentes..

    Outra coisa, o que o Michael disse realmente tem que se ter atenção..o arejamento é muito importante e água estagnada com este calor, não é muito bom..tomem atenção a isso..de resto que vir que tem condições para práticar este método..então boa sorte Wink
    Bruno Malheiro
    Bruno Malheiro
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 308
    Data de inscrição : 28/02/2010
    Localização : Póvoa de Santa Iria

    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato Empty Re: Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato

    Mensagem por Bruno Malheiro Dom maio 09, 2010 11:10 am

    Obrigado a todos pelos comentarios , pelo apoio a ideia e por me terem lembro do arejamento que me tinha esquecido Embarassed
    Tenho de resolver essa questão, será que se fizer um furo do tamanho de uma agulha, no prato de cima ,resolve esse problema? Em relação a chapa de plastico que mencionei ,esqueçam , lembrei-me hoje que ha´alguns anos atras estive a ver os preços e não compensa ,não me lembro exactamente qual o preço mas é muito caro.Um prato de floreira 50x19 foi 1.25€, 2.50€ por dois, fica mais em conta.
    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato P090510_18520001
    A minha ideia é esta, aumentar a escala para poder ter varios vasos.
    Não sei Ruben se estavas a referir a altura de se regar? Talvez desse para arranjar forma de se regar de forma mais pratica scratch
    Tenho de ver se resolvo a questão do arejamento, da rega e se se arranjo forma de poder por vasos de diametros diferentes sempre que precisar sem ter de a cortar ou a colar nada Neutral

    Cumprimentos Bruno
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato Empty Re: Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato

    Mensagem por Rúben Sequeira Dom maio 09, 2010 11:13 am

    Exacto, para quem já tem muitas plantas para cuidar..e consequentemente, muitos vasos com que se "entreter" acaba por não ser muito prática a rega.. Mas de certo, que acharás uma solução para esse problema..mas mais importante agora é o arejamento..

    Boa sorte Wink
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato Empty Re: Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato

    Mensagem por CAMAL3AO Dom maio 09, 2010 11:22 am

    Se fizeres uns furos no prato de cima resolve-te a situação Wink
    Até podem ser maiores k uma agulha, para o ar entrar à vontade.

    A questão é importante, e não kerendo por em causa o poder das aguas estagnadas, ao ritmo a k a agua nesse recipiente é reciclada, o factor arejamento quase que nem faz mossa Wink mas se o tiver melhor ainda Wink
    Bruno Malheiro
    Bruno Malheiro
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 308
    Data de inscrição : 28/02/2010
    Localização : Póvoa de Santa Iria

    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato Empty Re: Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato

    Mensagem por Bruno Malheiro Dom maio 09, 2010 1:39 pm

    Depois de ter lido as vossas mensagens estive a pensar na questão do arejamento e ,não sei se se pode comparar ,mas os bogs só têm um furo para drenar o excesso de agua ,pouco ar circula por esse furo e normalmente os bogs são grandes . Um furo ou dois de 1mm ( um furo com o tamanho de uma agulha é mesmo muito pequeno ) deve chegar? Um furo muito maior não deve resultar ,não só irá evaporar muito agua como existe a hipotese de os mosqueitos entrarem . E se o substrato for bem estruturado ,1:1 de trufa e perlite , não deve haver problemas com o arejamento ou há confused
    Ruben , quem tem muitas plantas deve de ter um filtro de osmose , por isso não se tem de preocupar com o custo da agua destilada Wink
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato Empty Re: Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato

    Mensagem por Rúben Sequeira Dom maio 09, 2010 1:49 pm

    Sabes os filtros de osmose inversa, não são própriamente baratos Very Happy mas oki, boa lógica.. Wink
    Bruno Malheiro
    Bruno Malheiro
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 308
    Data de inscrição : 28/02/2010
    Localização : Póvoa de Santa Iria

    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato Empty Re: Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato

    Mensagem por Bruno Malheiro Dom maio 09, 2010 2:21 pm

    Pois tens razão ,não são propriamente baratos , mas existem alguns modelos com o preço em conta ,o CP tem, tinha no site dele um modelo com 4 etapas a 65€, não é muito caro Rolling Eyes ,digo eu...
    Carl0os
    Carl0os
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Sarracenias
    Mensagens : 688
    Data de inscrição : 01/03/2010
    Idade : 37
    Localização : Pinhal Novo

    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato Empty Re: Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato

    Mensagem por Carl0os Dom maio 09, 2010 3:25 pm

    Eu comprei o meu de 4 estagios (190lts/dia) por 45€ e acho que foi caro.
    Mas dá para nao ter que me preocupar com a agua destilada rabbit

    Mas acho uma ideia excelente para quem tem que usar agua destilada, pois acabam por poupar alguma coisa Razz

    Cumprimentos Carlos
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato Empty Re: Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato

    Mensagem por CAMAL3AO Dom maio 09, 2010 4:29 pm

    E onde compras-te isso CarlOos??
    Carl0os
    Carl0os
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Sarracenias
    Mensagens : 688
    Data de inscrição : 01/03/2010
    Idade : 37
    Localização : Pinhal Novo

    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato Empty Re: Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato

    Mensagem por Carl0os Dom maio 09, 2010 4:35 pm

    Aquartist...so amigo do dono, consegui uns descontos em varios materias.

    Porque?

    Cumprimentos Carlos
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato Empty Re: Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato

    Mensagem por CAMAL3AO Dom maio 09, 2010 4:41 pm

    Carl0os escreveu:Aquartist...so amigo do dono, consegui uns descontos em varios materias.

    Porque?

    Cumprimentos Carlos

    Porque também ja pensei em adquirir um para mim Smile
    Neste momento devo ter uns 100L tamlvez de agua da chuva armazenada, talvez menos nao sei, e vou ver komo me safo neste verao kom akilo.

    Por teu intremedio konsegues-me arranjar um a esse preço?
    Carl0os
    Carl0os
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Sarracenias
    Mensagens : 688
    Data de inscrição : 01/03/2010
    Idade : 37
    Localização : Pinhal Novo

    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato Empty Re: Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato

    Mensagem por Carl0os Dom maio 09, 2010 4:52 pm

    100lt é bastante para mim dava para uns 3 ou 4 meses Razz

    Posso tentar na boa, quanto comprei o meu foi em conjunto de varios artigos, mas acho que ainda consigo alguns descontos bons...depois se estiveres mesmo interessado falamos melhor Razz que eu arranjo isso nem que se mante vir da alemanha Wink

    Cumps Carlos
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato Empty Re: Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato

    Mensagem por CAMAL3AO Dom maio 09, 2010 5:13 pm

    Épha obrigadão Carl0os Wink depois falo melhor kntg então Wink

    Abraço
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato Empty Re: Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato

    Mensagem por Ricardo Miranda Seg maio 10, 2010 5:52 am

    Excelente ideia! No tipo do verão para as plantas que estarão no exterior fará toda a diferença!
    Não acho que seja necessário furar pois perde a função que se quis dar inicialmente, evitar a evaporação da água. Basta estar atendo e de tempos em tempos lavar quando começar a aparecer aquele tom verde. No entanto, no verão com os dias de calor, a água vai subir por capilaridade pelo solo do vaso e evaporar, não dar tempo para a água ganhar esse lodo Wink
    Bruno Malheiro
    Bruno Malheiro
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 308
    Data de inscrição : 28/02/2010
    Localização : Póvoa de Santa Iria

    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato Empty Re: Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato

    Mensagem por Bruno Malheiro Seg maio 10, 2010 2:51 pm

    Nesse caso então é menos uma problema a resolver Smile
    Mas vou ver se consigo melhorar o apetrecho Rolling Eyes

    Cumprimentos Bruno
    Letras
    Letras
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 29
    Data de inscrição : 29/03/2010
    Localização : LX

    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato Empty Re: Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato

    Mensagem por Letras Seg maio 10, 2010 2:58 pm

    vai ser em breve adquirido um filtro desses cá para casa, no verão é sempre a carregar água destilada, no inverno o desumificador e a chuva é suficiente.
    Aquiles
    Aquiles
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 150
    Data de inscrição : 10/04/2010
    Idade : 33
    Localização : Moita

    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato Empty Re: Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato

    Mensagem por Aquiles Ter maio 11, 2010 7:06 am

    ALOO .
    Aproveito e divulgo o meu método para ter agua sem gastar dinheiro em agua destilada engarrafada .
    Adquiri uns barris relativamente pequenos em que os encho com agua de um poço .
    Para alem de não gastar dinheiro em agua destilada tenho agua que dura para cerca de 2 semanas por cada barril que aqui tenho .
    Qualquer pessoa que possa adquirir agua do poço é um método muito eficaz .Certamente que ninguém se importa se tirarem uns barris de agua de um poço qualquer .

    Conteúdo patrocinado


    Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato Empty Re: Apetrecho para evitar a evaporação da agua do prato

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb maio 11, 2024 1:24 am