CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+12
Diamantino
Northon Bruno
Ricardo Miranda
Nélio
Hugo Rodrigues
João Oliveira
Rúben Sequeira
Daniel Candeias
Cédric Pereira
CAMAL3AO
cp_produtos
rf33
16 participantes

    A minha colecção

    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    A minha colecção - Página 2 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por cp_produtos Qua Set 15, 2010 2:09 am

    A minha mensagem foi com uma intenção usar o humor para não me chatear muito com isto, porque a minha opinião sobre este assunto iria dar pano para mangas e chamar a atenção para um facto que preferia não ver abordado aqui no forum publicamente, mas como insistem e insistem e insistem em cutucar e não me deixam em paz, vou dizer mais qualquer coisa agora mais a sério.

    Ainda bem que não fui ao encontro no norte, porque no momento que alguém retirasse uma planta do chão eu teria de ter abandonado o passeio.
    Não concordo com esse acto, e em situação alguma se deve fazer isso e muito menos defender essa acção, é uma questão de principio, e se voçês não conseguem ver que isso é um MAU EXEMPLO nem as implicações que este tipo de acções têm nem vale a pena conversar.

    nota: se quiserem discutir isto acho que é preferivel que seja em privado por pm ou email.

    .

    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    A minha colecção - Página 2 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por Daniel Candeias Qua Set 15, 2010 3:06 am

    esse trevo não será um oxalis, Rafa?
    avatar
    Convidad
    Convidado


    A minha colecção - Página 2 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por Convidad Qua Set 15, 2010 3:38 am

    Rafa cuida bem dessa ping pois lembrate da responsabilidade que tens... essa planta representa o material genetico das pings de valongo e quando elas se estinguirem tens ai uma descendencia directa para se poder povoar de novo a zona.

    Sei que foi alguem que ja referiu isto por isso deve estar correcto SmileSmile
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    A minha colecção - Página 2 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por cp_produtos Qua Set 15, 2010 3:41 am

    Eu referi isso, mas falei de sementes, NUNCA de plantas.

    .
    avatar
    Convidad
    Convidado


    A minha colecção - Página 2 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por Convidad Qua Set 15, 2010 4:28 am

    Isso é uma questao de ideais cp

    assim como ate hoje respeitei os teus, acho que deves respeitar tb.

    Tudo o k sabemos e fazemso na vida deve ser adaptado a situação em questao. Nao estando la tu acho k nao deves criticar, ninguem andou a recolher plantas a maluca nem sementes. Tudo o que foi recolhido foi sobre o olhar e aprovação de pessoas que dominam a materia.

    Mas como sei que defendes apenas a documentação da extinção lenta das especies intendo o teu ponto de vista.

    Agora o meu e o de outras pessoas que la estavam o que vimos foi uma planta a morrer num habitat destruido. Agora podiamos deixar ela morrer assim como todas as outras que existiam naquela zona ja tinham morrido ou tentar salvar aquela. O rafa nem queria a planta, ela foi dada a mim que por vez dei a ele para cuidar.

    Todos acharam que vais valia tentar salvar uma planta morribunda do que apenas tirar fotos e depois vir para aqui disser k aquela população desapareceu. Já ali nakele momento tentou se fazer algo pela spbrevivencia de uma simples planta ja que nao podemos fazer nada na perservação do seu habitat.
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    A minha colecção - Página 2 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por cp_produtos Qua Set 15, 2010 4:47 am

    Mas como sei que defendes apenas a documentação da extinção lenta das especies intendo o teu ponto de vista.

    "apenas" , de onde tiraste essa ideia do "apenas".

    eu já criei ai um topico com as regras que existem:

    https://plantascarnivoras.forumeiros.com/plantas-carnivoras-na-natureza-f30/codigo-de-conduta-e-boas-praticas-dos-visitantes-nas-areas-protegidas-t1279.htm

    não me venham atacar, não fui eu que as inventei.

    Para mim neste tipo de assuntos não pode haver areas cinzentas, em que cada um decide por si o que fazer perante uma situação, existem regras e deviam ser cumpridas por todos, principalmente por quem defende as plantas que penso seja o caso de todos aqui no forum, NUNCA se pode cair no argumento que de "nós" somos os "bons" e que existem "outros" que destroem a natureza, porque esses "outros" pensam exactamente o mesmo quando recolhem alguma coisa da natureza.
    Nem sei como é possivel estar a haver este tipo de discussão, pensei que isto seria óbvio para todos.
    As pessoas que gostam de plantas devem dar o exemplo de conduta e condenar veementemente a recolha de plantas da natureza.
    O argumento de que a planta ia morrer não serve de desculpa para nada porque nesse caso tudo o que é raro e está em extinção e em perigo devia ser recolhido ?? é isso ??
    Então é este tipo de acções que defendem ???
    Nesse caso a população de intermedias que está aqui num outro topico deve ser para ai um metro quadrado de plantas, se alguém passar por lá e espirrar com mais força mata-as todas, o que deviamos fazer ?? por essa logica ir lá com a enxada e recolher as plantas todas, elas estão em perigo e esse perigo é bem real para a população toda , é isso que defendem ??

    Nunca devia estar escrito num forum que é boa ideia recolher plantas da natureza, mas voçês insistem em discutir isto aqui...

    .
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    A minha colecção - Página 2 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por Ricardo Miranda Qua Set 15, 2010 4:56 am

    Afinal escreveste um texto enorme a dizer que não existia um segundo sentido naquela pergunta de 4 palavras e agora já confirmas que existia um assunto por detrás... isto mostra o mesmo de sempre.


    Agora o teu cinismo de apontar o dedo no dia 13 a quem ressuscitou uma planta num habitat totalmente destruído, quanto esteve no dia 11 em Leira a recolher sementes de Drosophyllum para o seu bolso, isto sim diz muito dos ideais da tua pessoa.

    Quanto ao outro tópico que criaste sobre o código de conduta, antes de o fazer, devias primeiro procurar entende-lo, não basta escrever frases ocas.
    Como já tinha dito, é por estas e por outras que não mereces a minha confiança


    avatar
    Convidad
    Convidado


    A minha colecção - Página 2 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por Convidad Qua Set 15, 2010 6:19 am

    A parte do apenas cp eu tirei das minhas concluçoes da tua conversa no encontro. tu nao fazes isso ? nao tiras as tuas proprias conclusoes soubre o k os outros dissem ou apenas segues o k alguem escreve e k achas tb certo?

    relax na conversa pois eu nao te estou a atacar, nem agora nem nunca me vistes a escrever uma resposta neste forum a atacar alguem, nao perco tempo com essas coisas

    nao podem existir areas cinzentas? cruzes homem em k planeta é k tu vives? ou vives a tua vida em estufa como as tuas plantas? a vida real e muito diferente de regras e seguir regras.

    mais uma vez afirmo onde quer que eu esteja e ache k o que estou a fazer é correcto irei faze-lo. claro k ao contrario de muita pessoas o que eu acho correcto passa pela construção de uma opniao criada com base no que eu penso e no que as pessoas a minha volta mais experientes no assunto pensam tb.

    acho melhor entao onde quer k eu va num encontro tu nao ires se te vais sentir mal com algo k eu possa ou nao fazer as pobres plantinhas.

    ja agora explicame uma coisa nesse teu post de boas maneira na natureza. nao sei se ja lestes aqui mas eu ja li e diz na frase onde nao se deve apanhar plantas tb nao se deve tirar amostras geologicas. eu nao intendo nada do assunto mas como se chama akele copo de terra que retirastes da zona onde estavam as plantas? amostra geologica talvez? ou apenas pedaço de terra para ser estudado.

    isto cp nao é um atake nem tu és uma vitima de uma cabala, estamos aqui a descutir opnioes e ideais. apenas espero conseguir demostrar um pouco da area cinzenta que disses nao existir.
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    A minha colecção - Página 2 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por rf33 Qua Set 15, 2010 7:34 am

    óh paulo, vamos lá ver. eu fiz questão e te explicar que NÃO estávamos perante uma população pequena de plantas, estávamos perante 3/4 espéciMES (peso que saibas o que quer dizer espécime, que é diferente de espécie) de P. lusitanica secos! Porque aquela parede tinha ficado sem água alguma.

    sabes qual é o teu problema? é seres limitado! gosta tanto de viver enclausurado nas regras que te foram ensinadas, que depois, quando vês alguém fora dessas regras, pensas que essa pessoa está a errar. u ainda gostava de ter uma conversa pessoalmente contigo, em que ao invés de me falares de política, corrupção e afins entraves aos projectos de conservação, me mostrasses o quão gostas da natureza! é que isso ainda não percebi! não me atacaste directamente, mas sinto-me muito mais ofendido por ousares acusar-me de fazer algo contra a natureza. porque GARANTO-TE que o que eu faço ocasionalmente tem sempre em conta os riscos ecológicos dessa acção.

    deixa-te de dogmas, disponibiliza-te para aprenderes mais um bocado e depois fala. até lá, enquanto te quiseres restringir a meia dúzia de paradigmas idiotas, sem fundamento e completamente extremistas, fá-lo, mas para ti. deixa isso fora do fórum. quando escreveste aquele comentário fiquei desiludido, estava à espera de um comentário às plantas, e tu mandas a indirecta da pinguicula de valongo. conceituado cultivador como só tu, não me digas que achavas mesmo que aquela planta tinha nascido de semente, tendo em conta o periodo de dormencia, o tempo de germinação e a taxa de crescimento desta espécie...

    estes teus comentários estão a deixar uma imagem de ti completamente denegrida, porque não é a fingires-te muito amigo da natureza só porque respeitas meia duzia de regras escritas num paper que alguém te vai ver como tal!

    enfim, já me repeti n vezes... e sabes porquê? porque para os disparates que dizes, nem há resposta, e eu, feito parvo, ainda venho tentar justificar-me do que faço ou deixo de fazer a alguém que de bem nada faz...
    Carl0os
    Carl0os
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Sarracenias
    Mensagens : 688
    Data de inscrição : 01/03/2010
    Idade : 37
    Localização : Pinhal Novo

    A minha colecção - Página 2 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por Carl0os Qua Set 15, 2010 11:54 am

    Isto realmente...Cp deixa-te disso...mostra mas e a tua colleçao a malta como o rafa vez, coisas positivas...alguma coisa que anime, ja chega de criticas e coisas sem serem positivas...o forum assim deixa de ter a incensia que tinha...e normalmente a origem e sempre a mesma.

    Rafa adoro a tua colleçao, todo bem tratado tudo arrumado 5* cheers

    Essa nephentes alata foi aquela pequena? Adoro mesmo a S. ‘Scarlet Belle’ e das Sarras de topo para mim.

    Abraços Carlos
    Michael Benedito
    Michael Benedito
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Nepenthes dubia
    Mensagens : 750
    Data de inscrição : 05/11/2009
    Idade : 37
    Localização : Funchal

    A minha colecção - Página 2 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por Michael Benedito Qua Set 15, 2010 12:50 pm

    EPÁ desculpem eu nem me dei ao luxo de ler tudo até ao fim pk ja n tenho paciencia pa isso mas que fique BEM CLARO uma coisa... Paulo... O IDEAL É..... que as plantas fiquem em paz e sem qualquer tipo de intervenção humana!! Elas viveram MILHÕES DE ANOS naquelas condições e as estrategias evolutivas que empregam tornam-nas em autênticas campeãs pois não se extinguiram até hoje!! MAS (pois, tem k sempre haver um mas, n é?) como NÓS HUMANOS interviémos no seu habitat desviando cursos de água e alterando as condições em que vivem, acabámos por COMPROMETER a sua sobrevivência!!!
    COMO TAL (e espero que saibas ler bem) É DA NOSSA INTEIRA RESPONSABILIDADE tentar apaziguar e tentar reverter todos os danos causados. UNS DESTROEM, OUTROS TENTAM CONSTRUIR. Infelizmente esses últimos são a minoria...

    APENAS em circunstancias de preservação "pristina" (digamos assim) é que concordo com as regras que expuseste. Aí sim não se deve alterar nem mexer em nada... Mas como o mundo nao é perfeito, e como prefiro ter uma visão pragmática deste, é mais que justificável a acção que foi tomada.
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    A minha colecção - Página 2 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por Rúben Sequeira Qua Set 15, 2010 12:53 pm

    Bem..no fim de contas palavras para quê? Nem vale a pena comentar, quando já está tudo dito Very Happy

    Agora realmente concordo com o CarlOos, já não chega deste tipo de confusões?
    avatar
    Convidad
    Convidado


    A minha colecção - Página 2 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por Convidad Qua Set 15, 2010 1:40 pm



    Última edição por Carla Sofia em Sex Abr 01, 2011 5:31 am, editado 1 vez(es)
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    A minha colecção - Página 2 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por rf33 Qua Set 15, 2010 2:58 pm

    Boa noite,

    Bem, reflecti sobre este tópico ao longo do dia, porque acho que nunca outrora fiquei tão chateado com algo meramente virtual.

    Assim sendo, quero desde já pedir desculpa à comunidade pelas arrogantes palavras que empreguei, escrevi de cabeça quente e fiz "acusações" e críticas daquelas que mais critico nesta índole de tópico...

    Quanto ao tema, não me pronuncio mais; já foram ditas barbaridades que cheguem, e não tenho sequer que me justificar. Quem tiver duvidas, que me mande PM.

    Este tópico é da galeria. Paulo, continuo curioso relativamente à tua apreciação do meu cultivo (ou da actualização do mesmo...) Wink
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    A minha colecção - Página 2 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por cp_produtos Qua Set 15, 2010 4:40 pm

    acho que ainda tenho de escrever cá qualquer coisa sobre a discussão, mas na boa é só para esclarecer umas coisas.

    Agora o teu cinismo de apontar o dedo no dia 13 a quem ressuscitou uma planta num habitat totalmente destruído, quanto esteve no dia 11 em Leira a recolher sementes de Drosophyllum para o seu bolso

    dito assim parece que estive atraz de um pinheiro escondido a meter sementes no bolso Very Happy , trouxe algumas sementes tal como outras pessoas, duvido que meia duzia de sementes a cada um das milhares que lá haviam e que foram espalhadas pelo chão dificilmente são uma mossa para a população, por isso que fique bem claro que não andei escondido atraz dos pinheiros ou dos arbustos a meter sementes ao bolso Razz


    nao sei se ja lestes aqui mas eu ja li e diz na frase onde nao se deve apanhar plantas tb nao se deve tirar amostras geologicas. eu nao intendo nada do assunto mas como se chama akele copo de terra que retirastes da zona onde estavam as plantas? amostra geologica talvez? ou apenas pedaço de terra para ser estudado.

    tens razão mea culpa, trouxe duas colheradas de areia lá do chão, aquele local nunca mais vai ser o mesmo para quem lá passar lol!

    Estes dois apartes foi só para brincar um pouco para desanuviar o ambiente Very Happy

    Agora mais a sério, espero que em proximas discussões se consiga fazer a discussão das ideias e não das pessoas, ataques pessoais são desnecessários e não ajudam a esclarecer nada.
    Quanto aos que a discussão faz confusão, um forum é mesmo isto, é o encontro de ideias, que nem sempre estão exactamente na mesma direcção, embora neste caso até se calhar estavam se a abordagem á discussão fosse ligeiramente diferente, esta discussão arrastou-se demais.

    Sobre as regras e o respeito por elas, dois pontos:
    o primeiro é que num local publico como é o forum devemos todos, por uma questão didactica defender com todas as forças as regras e leis que existem.
    o segundo é que o grande problema das regras e das leis é exactamente quando todos concordamos que as regras e as leis são boas quando respeitadas pelos outros e no nosso caso individual nós é que sabemos quando as devemos ou não seguir, isso acontece em muitas areas da vida, mas pensando no tema que nos é mais chegado aqui no forum que é a preservação da natureza é exactamente isso que impede que a natureza seja protegida e que existam tantas destruições, é porque quando a regra e a lei é direccionada para um individuo ele decide que as suas acções não têm impacto nenhum, se alguem diz , não pode cortar essas arvores, ele responde o terreno é meu corto porque quero, em que é que 10 arvores vão fazer mossa no planeta ? e assim chegamos aquela conversa das juntas e das camaras e do governo e coisas assim, as leis e as regras são "esquecidas" a belo prazer dos directamente interessados.

    Agora sobre vivermos no mundo real, eu sei que não podemos seguir as regras todas, sempre, e que ha excepções, mas, e agora devem ler nas entrelinhas o que vou dizer, é como quando se educa uma criança, diz-se sempre "mentir é feio", ou seja os principios devem ser sempre defendidos.


    Quanto á tua coleção Rafael, estão com muito bom aspecto as plantas espero que tudo corra bem com elas, atenção com a água nos droso porque é por esse tamanho que eles começam a ser esquesitos com a rega.
    E agora tens uma grande responsabilidade com a ping, se depois de tanto latim gasto aqui ela morrer tens de levar uns carolos na proxima vez que nos encontrarmos Very Happy

    .
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    A minha colecção - Página 2 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por Diamantino Qua Set 15, 2010 11:58 pm

    Bem, Rafael desculpa a estar a sair do tema do tópico, mas como já muita gente deu a opinião, eu tb vou dar aqui a minha.
    Se fosse à 2 anos atrás, talvez condenaria o acto do Rafa, mas com o passar do tempo cheguei a conclusão que o que foi feito acho que foi o melhor, isto porque, sei que existe regras, mas também sei que essas mesmas regras aplicam-se de acordo com as situações. É o mesmo com as leis do país existem duas ou mais para uma mesma acção e muitas dão para contornar, as leis existem para termos uma noção de regras que são impostas pela sociedade.
    Nesta situação acho que a planta sem sombra de dúvidas iria morrer, então mais valia retira-la do seu habitat natural para tentar recupera-la. Este mesmo processo pode ser visto como uma reabilitação, não existe animais selvagens que são encontrados feridos na Natureza e que são recolhidos para se reabilitarem? Ou então deixariam morrer?
    Neste caso a planta não foi retirado do um habitat estável, mas sim de um destruído, por isso as regras normais não se aplicam (isto na minha opinião)
    Agora também temos que agir de forma a sermos ouvidos, na minha opinião também temos que manter o habitats inalterados, por isso neste tópico, acho que deveríamos fazer uma petição, para pedir à Câmara Municipal de Valongo ter cuidado ao fazer as limpezas e não desviar os cursos de água de forma a não prejudicar as PC.
    Espero que haja nesse tópico mais opiniões e propostas, porque acho que seria um principio para começarmos agir.
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    A minha colecção - Página 2 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por Daniel Candeias Qui Set 16, 2010 3:39 am

    AMEN !
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    A minha colecção - Página 2 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por rf33 Qui Set 16, 2010 4:59 am

    Paulo, eu concordo com tudo o que tu dizes. Por cada um achar que pode contornar uma regra porque ah e tal, até sabe o que está a fazer, é que o mundo está como está. Mas também já te expliquei que NÃO retirei a planta para o meu cultivo, para a minha COLECÇÃO, quando ma deram p as mãos, eu até disse (e lembro-me bem) "epá, tenho sementes de lusitanica no frigorifico a estratificar, não preciso Smile", e trouxe no sentido de a tentar salvar (como já te expliquei, aquilo ja nem tinha vegetação comum, ervas, nem nada, APENAS 3/4 espécimes de lusitanica que estavam secos, enrugados e a perderem a cor verde...

    Quanto à pinguicula e a responsabilidade que tenho dela, tenho a dizer-vos que hoje abriu a primeira folha nova! cheers Vinha no centro apical, ainda um pontito, já cresceu e hoje abriu... A diferença é notória, esta folha ver verdíssima, e vigorosa, ao contrário das restantes folhas Smile

    (Só um aparte "na boa", ninguém te criticou por levares as sementes, até porque houve mais gente a fazê-lo e NÃO tem mal nenhum. criticaram-te por, sabendo que este tipo de recolhas, dadas as circunstâncias, não têm impacte, teres criticado a minha recolha da planta Razz)

    Diamantino, por mim leva-se para a frente, a petição! Very Happy
    Mas agradeço que desenvolvas esse projecto no tópico do projecto de preservação, senão este tópico da galeria ainda foge mais ao tema... Smile
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    A minha colecção - Página 2 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por Hugo Rodrigues Ter Set 21, 2010 3:25 am

    Eu apenas acho uma coisa, que neste caso talvez o melhor ate tenha sido retirar a planta, e assim nestas condições ela terá de facto + oportunidades de sobreviver, e kem sabe multiplicar se, em casa de um cultivador experiente, só não concordo com o facto de o divulgar num forum publico, em ke kk pessoa o possa ler..penso ke existem certos assuntos ke deveriam ser resguardados do publico em geral e debatidos numa zona privada do forum, apenas para membros restritos..

    alguem menos experiente, ou até mesmo um leigo no crescimento e manutenção de pcs, ao ler ke alguem recolheu uma planta da natureza, fosse sob ke condições fosse, é um passo para pensar ke é na boa, se eles levam eu tb posso..

    por isso reflitam bem no ke se se deve ou não tornar publico..
    Nélio
    Nélio
    Especialista em Sarracenia
    Especialista em Sarracenia


    Espécie favorita : Sarracenia leucophylla
    Mensagens : 932
    Data de inscrição : 08/08/2009
    Idade : 56
    Localização : Funchal

    A minha colecção - Página 2 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por Nélio Ter Set 21, 2010 2:23 pm

    Parabéns pela colecção!
    CRESCEU EM QUANTIDADE E QUALIDADE.
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    A minha colecção - Página 2 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por rf33 Qua Dez 22, 2010 12:34 pm

    Hey pessoal Smile


    Venho mostrar-vos as fotos das minhas plantinhas em pleno inverno! Smile

    Algumas estão melhores que nunca ( Shocked ), outras em dormência, como esperado, e algumas mais exigentes estão com um aspecto terrível, o que me está a deixar assustado! Rolling Eyes

    Começo, então, pelas Nepenthes! Very Happy

    A N. mikei, que é a que está melhor. Dá ascídeas periodicamente, cada vez maiores, e lindíssimas!

    A minha colecção - Página 2 Mikcs

    A minha colecção - Página 2 Mik2

    A minha colecção - Página 2 Mik3h

    A N. alata (pequena para saber se será ventrata, mas como não é de "gardencenter", ainda tenho esperança Razz), que tem 3 armadilhas. Smile

    A minha colecção - Página 2 Alat

    A minha colecção - Página 2 Alat2

    A N. ventrata, prenda de natal da minha irmã, identificada como alata, vinda de uma florista, mas lindíssima, enorme e saudável Wink

    A minha colecção - Página 2 Vente

    A minha colecção - Página 2 Vent2t

    A N. x Miranda, que comprei há uns dias, encontrei-a num Hipermercado super maltratada. Como podem ver, tem as ascídeas "à metade" (tirei-lhes a parte seca), mas está enorme! =D

    A minha colecção - Página 2 Mirae

    A N. x hookeriana é uma das que penso que vá morrer! O frio está a levar-mas, trouxe-a para casa, a ver se a consigo manter! Por essa razão não tenho foto, ocupei-me mais a "dar-lhe miminhos" Razz

    A Nepenthes 'Rebeca Sopper', depois de um acidente! Estava a tentar separar as três plantas do vaso, e parti uma delas; resultado: fiz estacas! xD Deste modo a que está na foto está sem ascídeas, Rolling Eyes

    A minha colecção - Página 2 Rebeca

    Agora seguem umas fotos das Sarracenias, que estão no geral em dormência!

    Sarracenia purpurea

    A minha colecção - Página 2 Purp

    A minha colecção - Página 2 Purpu

    A minha colecção - Página 2 Purpurea

    A Sarracenia psittacina, que está mesmo a "adormecer".

    A minha colecção - Página 2 Psitaj

    A Sarracenia minor, que também está "sequinha" Smile

    A minha colecção - Página 2 Minor

    A Sarracenia 'Scarlet Belle', que, embora não tenha ficado "feia", parou o crescimento quase na totalidade!

    A minha colecção - Página 2 Scarl

    A minha colecção - Página 2 Scarletd

    E a única que está impecável - a minha preferida Cool -, já que é parente da sr. Leucophylla, que adora crescer no fim do verão, a Sarracenia x farhamii.

    A minha colecção - Página 2 Farha3

    A minha colecção - Página 2 Farha

    A minha colecção - Página 2 Farha2

    De seguida, as "Orvalhinhas" (Drosera spp.) Razz

    As D. capensis e as D. capensis 'alba', que crescem todo o ano! Smile

    A minha colecção - Página 2 Capnb

    A minha colecção - Página 2 Cap2n

    A minha colecção - Página 2 Cap3d

    A minha colecção - Página 2 Capalba

    A minha colecção - Página 2 Capalba2

    As D. dielsiana meias secas! Razz

    A minha colecção - Página 2 Diels

    A minha colecção - Página 2 Diels2

    As D. nidiformis, que estão agora no seu melhor! Smile

    A minha colecção - Página 2 Nidif

    A minha colecção - Página 2 Nidif2

    A D. paradoxa, que como também odeia o frio, está a definhar! Espero safá-la, tendo em conta que é a minha preferida Rolling Eyes

    A minha colecção - Página 2 Paradox

    A D. spatulata

    A minha colecção - Página 2 Spatut

    A D. adelae, que o Paulo me ofereceu há pouco tempo ainda em muda - muito obrigado, desde já Wink -, com folhas redondas, que sem ter o exemplo da mãe, já aprendeu a alongar as folhas - há quem fale em hereditariedade, mas eu não acredito nessas modernices scratch ! Razz

    A minha colecção - Página 2 Adelae

    A minha colecção - Página 2 Adelae2

    A D. madagascariensis, outra daquelas que têm 200% da minha atenção, que chegou seca, e está toda a brotar (8/9 resistiram, brotando um novo ponto de crescimento! Very Happy)

    A minha colecção - Página 2 Madag2

    A minha colecção - Página 2 Madag3

    A D. peltata - outra oferta do meu amigo Paulo Smile -, que igualmente, teve de criar um novo ponto de crescimento, já que chegou com o ápice queimado! :S

    A minha colecção - Página 2 Peltz

    A minha colecção - Página 2 Pelt2

    E a D. microscapa, que julgo estar morta, que nem fotografei. Limitei-me a retirar as gemas que consegui apanhar do solo, para organizar um vasinho novo e tentar perpetuar a espécie! Rolling Eyes

    As Dionaea muscipula, que depois do sol de verão - em que estavam verdinhas - decidiram virar vermelhas no sol fraco de inverno! (YEEEEES! drunken ) Very Happy Very Happy Very Happy

    A minha colecção - Página 2 Dioz

    A minha colecção - Página 2 Dio2

    A minha colecção - Página 2 Dio3

    A minha colecção - Página 2 Dio4

    O Drosophyllum lusitanicum, que parece estar a definhar também, e que já mudei de ambiente! Smile

    A minha colecção - Página 2 Hpim4746k

    As Pinguicula sp., que finalmente consigo cultivar de forma razoável Smile

    A Pinguicula lusitanica 'Valongo', que chegou super mal (como se pode ver nos primeiros posts), e que agora está linda! Smile

    A minha colecção - Página 2 Lusia

    A Pinguicula gracillis x agnata, que sempre pareceu "zombie" e finalmente está vivinha e de boa saúde =) (e respectivos filhotes, que solta lateralmente regularmente)

    A minha colecção - Página 2 Pingh

    A minha colecção - Página 2 Pingh2

    A Pinguicula gigantea, que de gigante nada tem! Smile

    A minha colecção - Página 2 Gigq

    Por fim, a Utricularia, que está em flor há meses, e ainda tem muitas flores por brotar, que são dificílimas de fotografar, consegui estas 4 fotos em cerca de 60 tentativas! Embarassed

    Utricularia lateriflora

    A minha colecção - Página 2 Utri

    A minha colecção - Página 2 Utri2

    A minha colecção - Página 2 Utri3

    A minha colecção - Página 2 Utri4

    Um seed de Sarracenia sp., que não sei a identificação, pq foi da mistura de sementes estragadas que fiz xD

    A minha colecção - Página 2 Seedsarra

    Agora quero comentários, criticas, sugestões, etc etc =)

    Aproveito este post para desejar bom natal a todos os membros da CPPC, e fica desde já desejado também um bom ano novo!

    Grande abraço! Wink
    Claudioatb
    Claudioatb
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 13
    Data de inscrição : 13/04/2010
    Idade : 35
    Localização : Viseu

    A minha colecção - Página 2 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por Claudioatb Qua Dez 22, 2010 2:41 pm

    Boa!
    Grande colecção Rafa!
    Ainda não consegui, mas brevemente espero contribuir para aumentar ainda mais a tua wishlist! =D
    Bom Natal!
    xD
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    A minha colecção - Página 2 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por rf33 Qua Dez 22, 2010 2:47 pm

    Eish, óh claudio, ainda bem que me falaste por aqui, porque já não falamos há bué tempo! Shocked
    Claudioatb
    Claudioatb
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 13
    Data de inscrição : 13/04/2010
    Idade : 35
    Localização : Viseu

    A minha colecção - Página 2 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por Claudioatb Qua Dez 22, 2010 2:50 pm

    Sabes como é!
    Tenho andado ocupado =P
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    A minha colecção - Página 2 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por Daniel Candeias Qua Dez 22, 2010 9:17 pm

    Fantástico Rafa, deliciei-me imenso. Claro que é suposto grande porção delas estarem "farfalhudas", mas em compensação, a N. Mikei tem um tom completamente abstracto, a x'farhnammi' está Elegantíssima, e na minha opinião, a cereja no topo do bolo, é a P. lusitanica 'Valongo', quer pela vigorosidade, quer pela recuperação precisa que tiveste com elas.

    Mas algo me diz que falta aí a "JÓIA" Wink, e algo me diz também que não vai ser por muito tempo... é que sabes, acho que o Pai Natal, também cultiva umas espécies Australianas... Wink


    Destaque: vai para o comprimento das folhas de "Alba" e quantidade de mucilagem nelas criada ; dioneas ; flôr da utricularia.


    Abraços

    Conteúdo patrocinado


    A minha colecção - Página 2 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua maio 01, 2024 10:07 pm