CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+12
Diamantino
Northon Bruno
Ricardo Miranda
Nélio
Hugo Rodrigues
João Oliveira
Rúben Sequeira
Daniel Candeias
Cédric Pereira
CAMAL3AO
cp_produtos
rf33
16 participantes

    A minha colecção

    avatar
    MPorto
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : tantas... mas gosto do cheiro do Drosophyllum pela manhã
    Mensagens : 51
    Data de inscrição : 17/08/2010
    Idade : 43
    Localização : Lisboa

    A minha colecção - Página 3 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por MPorto Qui Dez 23, 2010 3:20 am

    Bonitas! Mas o Drosophyllum parece desesperado à procura de mais luz! Não sei porque não o pões na rua, afinal de contas ele conhece o nosso clima há milhares de anos!
    Não subestimes a importância da luz indirecta. Mesmo que estejam numa janela virada a sul, há pelo menos metade da luz indirecta que perdes, em relação ao que terias se estivesse em céu aberto. Só tens de te pôr em cima dele, olhar e ver qual a % de céu que consegues ver no lugar dele, isso é crucial.
    Eu também poria as Sarracenia na rua; foi onde consegui as plantas mais robustas, à torreira do sol estival e ao frio invernal!

    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    A minha colecção - Página 3 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por Cédric Pereira Qui Dez 23, 2010 1:29 pm

    Colecção brutal... Tens ai orvalhinhas lool muito fixes e que me fazem inveja eheheh Very Happy

    Continuação de bom cultivo...

    Abraços...
    Claudioatb
    Claudioatb
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 13
    Data de inscrição : 13/04/2010
    Idade : 35
    Localização : Viseu

    A minha colecção - Página 3 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por Claudioatb Qui Dez 23, 2010 1:36 pm

    Tenho de ver se publico aqui a minha colecção tb! Aliás, a minha mini-colecção =P
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    A minha colecção - Página 3 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por rf33 Qui Dez 23, 2010 3:49 pm

    Obrigado a todos!

    MPorto, obrigado pelas dicas. Eu só não tenho as plantas todas na rua com um medo: o vento. Receio que se partam... De qualquer forma, as plantas estão numa estufa, na rua... O Droso meti numa janela com luz indirecta... Achas que meta na rua? Com estes dias ventosos e chuvosos? É que eles conhecem o clima, rasteitinho e numa zona protegida pelos eucaliptos, e afins.. Ao descoberto numa varanda a história é outra... Rolling Eyes Very Happy
    avatar
    MPorto
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : tantas... mas gosto do cheiro do Drosophyllum pela manhã
    Mensagens : 51
    Data de inscrição : 17/08/2010
    Idade : 43
    Localização : Lisboa

    A minha colecção - Página 3 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por MPorto Qui Dez 23, 2010 4:24 pm

    Olá Rafael!
    Sim, nesse aspecto tens razão, o vento é um bom inimigo das PC, especialmente nos dias de Verão, pois desseca-as mais rápido do que elas conseguem absorver - isto aplica-se às dos pântanos. As Sarracenia gostam de estar na rua à torreira do sol, mas desde que não haja muito vento, num sítio abrigado.

    Mas os Drosophyllum estão perfeitamente adaptados ao vento. Os Drosophyllum mais brutais e saudáveis que conheço estão em sítios totalmente abertos, ventosos, sem qualquer protecção de árvores ou arbustos. A ver se coloco umas fotos.
    Se calhar ainda só os viste nos eucaliptais, esses de facto ficam um bocado fraquinhos devido à falta de sol. Quando os vires na natureza em pleno céu aberto, à torreira do sol e à mercê da ventania, vais ver como eles estão robustos! Os sítios em que eles crescem melhor são aceiros e corta-fogos, ficam mesmo brutais, sem competição e com todo o sol para eles!
    Eu sugeria que os movesses - não repentinamente, mas pouco a pouco - para a rua; e é aproveitar agora que o tempo está húmido e o choque não é tão grande. Assim quando chegar a primavera e o verão, já estão aclimatizados à rua. Ou então germina outros directamente na rua, ainda é o melhor, se não quiseres arriscar a mudança.
    As plantas mediterrânicas precisam do stress para exprimirem em pleno todo o seu potencial. Não temas em causar-lhes stress. Se cultivas Drosophyllum com todos os mimos e mordomias, ficam "florzinhas de estufa", bonitos mas fracotes. Se os deixares ao relento, tornam-se homens valentes! Há muitas plantas que precisam de stress para ficarem robustas, pois evoluiram com ele!

    Porém, é preciso é ter cuidado com outro tipo de perigos que há lá fora - pássaros mal intencionados, gatos sem cuidado... isso é que é pior!!

    Já agora, acho que devias usar para os Drosophyllum o tipo de solo em que eles crescem na natureza. Da próxima vez que visitares uma população, traz um pouco de solo lá de perto deles! Parece uma argila horrível, mas é isso que eles gostam... desde que uses um vaso de barro, grande; nada de vasos pequenos nem de plástico! O tipo de solo correcto é especialmente importante se os meteres na rua. Se os metes na rua ao sol com um solo desses altamente porosos, o solo desidrata em três tempos e os gajos morrem! Por isso é importante um solo argiloso como na natureza e um vaso espaçoso, para reter a água mais tempo.
    Bom, força nisso!
    Carl0os
    Carl0os
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Sarracenias
    Mensagens : 688
    Data de inscrição : 01/03/2010
    Idade : 37
    Localização : Pinhal Novo

    A minha colecção - Página 3 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por Carl0os Qui Dez 23, 2010 5:01 pm

    Boas

    So 2 frases ehehh...a tua colecção esta altamente Razz Essa nephentes mekie esta linda e as plantas todas com óptimo aspecto mesmo, 5*

    Segunda frase: Sarracenia 'Scarlet Belle' I love you sempre linda mesmo de inverno mantém umas cores excelentes...de momento ate não ter uma ehehh, e a minha sarracenia de eleição Razz

    Cumprimentos Carlos
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    A minha colecção - Página 3 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por Ricardo Miranda Sáb Dez 25, 2010 1:07 pm

    Muito bem Rafael, estão bonitas!
    Acho que seria bom para as Sarracenias adultas passarem o inverno fora de casa, depois na primavera podes voltar a deixa-las dentro de casa para ajudar a "acordar".

    MPorto, adoro ver fotos de plantas no seu habitat, fico à espera dessa publicação Wink
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    A minha colecção - Página 3 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por rf33 Sáb Dez 25, 2010 1:31 pm

    Miguel, vou tentar fazer isso, então Wink

    Carlos e Ricardo, muito obrigado! Smile
    avatar
    MPorto
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : tantas... mas gosto do cheiro do Drosophyllum pela manhã
    Mensagens : 51
    Data de inscrição : 17/08/2010
    Idade : 43
    Localização : Lisboa

    A minha colecção - Página 3 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por MPorto Ter Dez 28, 2010 6:22 am

    Boas! Coloquei as fotos dos tais Drosophyllum noutro tópico. Agora, Rafael, o que é que achas de cultivar o DL no parapeito da janela, dentro de casa? É um "bocadinho" diferente daquele habitat que se vê nas fotos hein? Razz

    (sou apologista de tentar recriar ao máximo o habitat original das plantas no cultivo e acho que só assim elas exprimem todo o seu potencial; mas sei que nem todos pensam assim..!)
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    A minha colecção - Página 3 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por cp_produtos Ter Dez 28, 2010 7:34 am

    (sou apologista de tentar recriar ao máximo o habitat original das plantas no cultivo e acho que só assim elas exprimem todo o seu potencial; mas sei que nem todos pensam assim..!)

    O problema na minha opinião é que muitas vezes toda a gente quer ter todas as plantas, e como não podem ter todas as condições necessárias para cada uma delas a coisa não corre bem muitas das vezes, exemplos muito comuns disso são neps ao frio do inverno ou plantas que precisam de dormencia sempre dentro de casa ao quentinho entre outras coisas deste genero.
    Primeiro deve-se ver as condições que se tem a possibilidade de proporcionar e depois as plantas que se dão bem nessas condições, dessa forma até o seu cultivo fica mais facilitado, dão muito menos trabalho para além de ficarem muito mais bonitas.

    .
    avatar
    MPorto
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : tantas... mas gosto do cheiro do Drosophyllum pela manhã
    Mensagens : 51
    Data de inscrição : 17/08/2010
    Idade : 43
    Localização : Lisboa

    A minha colecção - Página 3 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por MPorto Ter Dez 28, 2010 7:36 am

    Estou plenamente de acordo!
    Custa-me um bocado ver Sarracenias, dioneias, droseras pigmeias e tuberosas dentro de casa... e ainda me custa mais ver DL dentro de casa!
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    A minha colecção - Página 3 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por rf33 Ter Dez 28, 2010 7:44 am

    Eu concordo com a ideia de recriar o habitat, mas precisamente por ter receio de eles não gostarem de habitats desbravados e expostos é que não o meti nessas condições... Wink
    avatar
    MPorto
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : tantas... mas gosto do cheiro do Drosophyllum pela manhã
    Mensagens : 51
    Data de inscrição : 17/08/2010
    Idade : 43
    Localização : Lisboa

    A minha colecção - Página 3 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por MPorto Ter Dez 28, 2010 7:49 am

    Bom, acho que a imagem do habitat fala por si no que respeita ao DL gostar de habitats desbravados e expostos! Very Happy

    Mas atenção, recriar o habitat das plantas implica cultivá-las em vasos suficientemente grandes para que tenham o efeito tamponizante que o solo tem. Vasos pequenos é mesmo só para germinar ou, no caso do DL, nem isso... se colocas um vaso pequeno num sítio exposto, passa-se um dia de verão e adeus plantas... além disso o tipo de solo usado, como já disse, tem de ser mais bem pensado, não pode ser altamente poroso de forma a que seque num instante.
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    A minha colecção - Página 3 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por rf33 Ter Dez 28, 2010 3:50 pm

    É algo que terei em conta assim que começar a transplantar - se e quando o fizer Smile

    Obrigado , Rafael

    Conteúdo patrocinado


    A minha colecção - Página 3 Empty Re: A minha colecção

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 02, 2024 5:18 am