CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+2
cp_produtos
TiagoM
6 participantes

    A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula

    avatar
    TiagoM
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 16
    Data de inscrição : 10/08/2010

    A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula Empty A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula

    Mensagem por TiagoM Ter Ago 10, 2010 1:55 pm

    Muito boa noite,

    Como o topico indica, adquiri uma planta Drosera a qual tem o prazer de ser a minha primeira! cheers
    Tenciono coloca-la à janela do quarto ou mesmo no exterior da varanda onde conservo outros tipos de plantas que nao pertencem as carnivoras. No entando, algumas duvidas me surgiram. A minha planta tem algumas armadilhas pretas, é normal? O que fazer? Tem outras armadilhas parecendo a ficar murchas, normal? O que fazer? O tal caule que vai dar flor já está visivel na planta, exibindo uns 4cm. Ja li que a devo cortar para poupar energia, no entando nao sei como cortar. Com uma tesoura de cozinha, um golpe claro sem mastigar? E qual o sitio onde cortar?

    Imaginando eu que quero manter a planta apenas a apanhar luz artificial, o que devo comprar? Que tipo de candeeiro, etc, tendo em conta que nao a quero num terrario ou estufa de interior.

    Para ja sao as minhas perguntas, ainda que muitas!

    Cumprimentos e aguardo resposta!


    Última edição por TiagoM em Sex Ago 13, 2010 6:17 am, editado 1 vez(es)
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula Empty Re: A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula

    Mensagem por cp_produtos Ter Ago 10, 2010 2:27 pm

    respondendo ás questões:

    armadilhas pretas: perfeitamente normal, as folhas mais velhas vão morrendo, quando estiverem totalmente castanhas ou pretas devem ser cortadas.

    caule floral: As droseras não têm grandes problemas com a floração, mas se não quiseres sementes podes cortar, nesse caso é so usar uma tesoura e cortar rente á planta

    luz artificial: para luz artificial sem terrário ou sem estufa interior, basta arranjares algum suporte para a lampada, se for apenas uma planta podes usar um candeeiro de secretária com uma lampada economica das que dão luz branca, as de luz amarelada não são tão boas. Se tiveres muitas plantas já podes usar um suporte para lampadas fluorescentes e já podes pensar em lampadas especificas para plantas como as GROLUX.

    .
    avatar
    TiagoM
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 16
    Data de inscrição : 10/08/2010

    A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula Empty Re: A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula

    Mensagem por TiagoM Ter Ago 10, 2010 4:22 pm

    Uma luz de secretaria chegará? Pensei que fosse preciso mais tongue


    A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula Energy-saving_lamp_Lampadas_Economicas_lampada_luz

    Estamos a falar destas lampadas, correcto? Que potência devo utilizar? A planta irá passar bem sem luz natural? As pretas tambem sao sempre cortadas o mais junto à base da planta possivel? A unica experiencia que tenho com plantas são as plantas aquáticas que mantenho no meu aquario e o sistema de poda é quase sempre este, o mais justo à base possivel.
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula Empty Re: A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula

    Mensagem por Cédric Pereira Qua Ago 11, 2010 2:28 am

    Sim o mais justo à base possivel... Tens de colocar aqui uma foto po pessoal ver a tua plantinha Very Happy
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula Empty Re: A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula

    Mensagem por cp_produtos Qua Ago 11, 2010 3:23 am

    Estamos a falar destas lampadas, correcto? Que potência devo utilizar?

    sim podes usar uma lampada dessas, deves colocá-la bem perto da planta, potencias de lampadas economicas de 15W ou 20W, são suficientes para uma planta.

    .
    avatar
    TiagoM
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 16
    Data de inscrição : 10/08/2010

    A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula Empty Re: A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula

    Mensagem por TiagoM Qua Ago 11, 2010 4:01 am

    Muito obrigado pela ajuda! Já agora, quanto tempo deverei ter a plantita à luz artificial?

    Sim, vou colocar aqui uma foto dela! Ainda está pequenita, conta com 5 armadilhas boas e 2 pretas (devo estar quase a cortar). Apos ter visto as vossas coleções aqui no forum, sinto-me um verdadeiro iniciante todo contente por ter a minha primeira planta Razz Aproveito para vos dar os parabens, em geral, pelas vossas verdadeiras belezas!

    Tiago
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula Empty Re: A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula

    Mensagem por cp_produtos Qua Ago 11, 2010 4:17 am

    12 horas no inverno 16 horas no verão, podes ir variando ao longo dos meses.

    .
    avatar
    TiagoM
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 16
    Data de inscrição : 10/08/2010

    A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula Empty Re: A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula

    Mensagem por TiagoM Qua Ago 11, 2010 5:44 am

    Obrigado.

    Quanto à rega, estou a manter o prato por baixo do vaso sempre com agua destilada. Deverei borrifar a planta por cima, com agua destilada? Reparei que a terra ao de cima esta seca (ja estava assim na loja), nao sei ate que ponto a regavam. É normal?
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula Empty Re: A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula

    Mensagem por Cédric Pereira Qua Ago 11, 2010 6:33 am

    As droseras nao gostam muito de serem borrifadas. Não é preciso usares o borrifador.

    Se tens entre 1,5 a 2 cm de agua num prato por baixo do vaso e a superficie nao esta seca, se calhar o solo nao é o mais correcto... Para o solo deverás utilizar turfa loira, acida, sem minerais, nutrientes e fertelizantes, misturada na proporção de 1:1 com perlite. Dá-lhe uma rega por cima e dps ve se passado uns dias o solo, à superficie seca na mesma... Mas o importante penso que é manter as raizes sempre humidas...



    avatar
    TiagoM
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 16
    Data de inscrição : 10/08/2010

    A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula Empty Re: A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula

    Mensagem por TiagoM Qua Ago 11, 2010 6:43 am

    Na estuda-loja onde comprei disseram que a terra que vinha com a planta já era essa perlite e turfa (porque eu tambem ia com ideias de comprar) e disseram para nao mudar de vaso pois normalmente na muda morrem. O vaso tem cerca de 5cm de diametro. Vou dar uma rega por cima...
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula Empty Re: A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula

    Mensagem por cp_produtos Qua Ago 11, 2010 7:24 am

    uma das regas importantes nas carnivoras é, não interessa nada o que eles dizem nas lojas, 99,99999999% não sabe do que está a falar.

    a turfa quando seca é um bocado dificil de molhar outra vez, pode ser isso que está a acontecer, mas isso resolves fácil, mete o vaso num recipiente mais ou menos do tamanho do vaso e enche com água destilada até o solo ficar submerso, deixa ficar assim umas horas ou de um dia para o outro e vais ver que depois disto o solo já se mantem humido no sistema normal da rega pelo prato.

    .
    avatar
    TiagoM
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 16
    Data de inscrição : 10/08/2010

    A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula Empty Re: A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula

    Mensagem por TiagoM Qua Ago 11, 2010 7:29 am

    Estás a dizer para comolcar a planta sumbersa em agua destilada?
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula Empty Re: A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula

    Mensagem por cp_produtos Qua Ago 11, 2010 7:32 am

    exacto, para garantires que a turfa realmente volta a ficar humedecida, porque a turfa seca á chata de voltar a molhar.

    .
    avatar
    TiagoM
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 16
    Data de inscrição : 10/08/2010

    A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula Empty Re: A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula

    Mensagem por TiagoM Qua Ago 11, 2010 9:28 am

    Okok, vou fazer isso entao. Nao vou a vou afogar, correcto?
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula Empty Re: A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula

    Mensagem por cp_produtos Qua Ago 11, 2010 10:02 am

    não te preocupes , as droseras sabem nadar iou Smile

    .
    andrescul
    andrescul
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 30
    Data de inscrição : 06/08/2010
    Idade : 42
    Localização : Porto, Portugal

    A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula Empty Re: A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula

    Mensagem por andrescul Qua Ago 11, 2010 10:04 am

    Oias Tiago!

    Eu penso que o cp diz é para fazeres qq coisa deste género:

    A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula Nlagxl

    Acho que é para encheres o recipiente de fora até à altura do solo, mas não é para "afogares" a parte aérea da planta. Penso eu..

    Abraço, e vai contando como está a drosera =)
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula Empty Re: A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula

    Mensagem por cp_produtos Qua Ago 11, 2010 10:07 am

    exacto, mas eu acho que ele tinha percebido Very Happy

    .
    avatar
    TiagoM
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 16
    Data de inscrição : 10/08/2010

    A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula Empty Re: A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula

    Mensagem por TiagoM Qua Ago 11, 2010 11:32 am

    Mas como esta na imagem, a agua nao toca directamente na superficie do vaso com terra.
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula Empty Re: A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula

    Mensagem por cp_produtos Qua Ago 11, 2010 3:14 pm

    não tinha reparado nesse detalhe no desenho, mas coloca água de forma que a superficie fique submersa.

    .
    avatar
    TiagoM
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 16
    Data de inscrição : 10/08/2010

    A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula Empty Re: A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula

    Mensagem por TiagoM Qua Ago 11, 2010 3:42 pm

    Ok! vou fazer isso Very Happy
    avatar
    TiagoM
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 16
    Data de inscrição : 10/08/2010

    A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula Empty Re: A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula

    Mensagem por TiagoM Qui Ago 12, 2010 4:09 pm

    Bem, reparei (quando ia a fazer este metodo) que o solo tinha ficado molhado apenas tento o prato com agua durante 2 dias e como tal já nao apliquei a técnica da submersão! Very Happy Peço desculpa por ainda nao ter tirado fotos mas a preguiça anda a falar mais alto eheh.

    Surgiu-me uma nova pergunta, que tem a ver com a minha planta ainda que um pouco indirectamente (mas nao queria abrir novo topico). Tenho a possibilidade de arranjar uma estufa para a minha varanda (uma nao muito grande, apenas com prateleiras), isto será benéfico? Alguém me poderá explicar como posso utilizar uma estufa de maneira a criar um ambiente que seja o mais adequado possivel que de certo nao é na minha janela - penso.

    Obrigado e boa botânica Very Happy
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula Empty Re: A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula

    Mensagem por cp_produtos Qui Ago 12, 2010 4:58 pm

    qual é a especie ?

    .
    avatar
    TiagoM
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 16
    Data de inscrição : 10/08/2010

    A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula Empty Re: A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula

    Mensagem por TiagoM Qui Ago 12, 2010 5:34 pm

    Tenho agora uma Drosera muscipula, mas quero outras espécies!
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula Empty Re: A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula

    Mensagem por cp_produtos Sex Ago 13, 2010 1:16 am

    Drosera muscipula

    Isto não existe.
    Droseras são aquelas que têm pelos com gotas, estás a ver quais são ?
    E com muscipula no nome é a dionea muscipula, a que tem as bocas que fecham, é uma desta que tens ?

    .
    João Oliveira
    João Oliveira
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Todas xD
    Mensagens : 1116
    Data de inscrição : 03/02/2010
    Idade : 28
    Localização : Leiria

    A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula Empty Re: A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula

    Mensagem por João Oliveira Sex Ago 13, 2010 2:07 am

    loooooool "drosera muscipula" xD

    Conteúdo patrocinado


    A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula Empty Re: A minha primeira tentativa - Dionaea Muscipula

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter maio 07, 2024 4:48 am