CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


5 participantes

    Qual a melhor terra e componentes para a minha Drosera Aliciae?

    Marta I.
    Marta I.
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Todas as Nepenthes,Darlingtonia e Cephalotus
    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 29/11/2010
    Idade : 37
    Localização : Algarve Faro

    Qual a melhor terra e componentes para a minha Drosera Aliciae? Empty Qual a melhor terra e componentes para a minha Drosera Aliciae?

    Mensagem por Marta I. Dom Dez 05, 2010 2:02 pm

    Boa noite Familia!! Laughing mais uma duvida.... heheheheheheh Digam-me la qual é a melhor terra e componentes pa minha menina, e talvez uma pergunta muito estupida mas aki vai, casca de pinho é casca de pinheiro???? Razz
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    Qual a melhor terra e componentes para a minha Drosera Aliciae? Empty Re: Qual a melhor terra e componentes para a minha Drosera Aliciae?

    Mensagem por rf33 Dom Dez 05, 2010 2:31 pm

    Olha, quanto à segunda pergunta, da casca de pinho/pinheiro, penso que sim, sejam o mesmo! Mas não tenho a certeza..

    Quanto ao substrato, eu uso o mesmo em tudo o que é carnívoro (com muito raras excepções) e resulta muito bem: turfa e perlite, 1:1 (em partes iguais). Depois, com o tempo, hás de perceber o funcionamento da coisa, mas basicamente é assim:

    O substrato p as carnívoras tem de ser ácido, bom retentor de água, sem nutrientes e bem arejado. Para reter água, ou se usa turfa loira (sem fertilizantes), ou esfagno, sendo que ambos são ácidos e pobres em nutrientes. Para o arejar, acrescenta-se outros materiais... Perlite, Vermiculite, Areia de rio, etc..

    As proporções vais fazendo experiências.. por exemplo, as Pinguiculas gostam de substratos bem arejados, pelo que podes meter mais material para arejar e menos turfa... Aquele que te indiquei é o mais "geral", Smile

    Espero ter ajudado Smile
    Marta I.
    Marta I.
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Todas as Nepenthes,Darlingtonia e Cephalotus
    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 29/11/2010
    Idade : 37
    Localização : Algarve Faro

    Qual a melhor terra e componentes para a minha Drosera Aliciae? Empty Re: Qual a melhor terra e componentes para a minha Drosera Aliciae?

    Mensagem por Marta I. Dom Dez 05, 2010 2:46 pm

    Very Happy Obrigado Rafa!! posso usar casca de pinho em vez de esfagno ou turfa loira? ñ percebo muito bem qual a utilidade k se da a c. de pinho, se se mete envolta da turfa e perlite ou se se mete ao de cima... Estou confusa! lol! Esfagno ñ consigo encontrar aki no Algarve... Crying or Very sad
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    Qual a melhor terra e componentes para a minha Drosera Aliciae? Empty Re: Qual a melhor terra e componentes para a minha Drosera Aliciae?

    Mensagem por rf33 Dom Dez 05, 2010 3:30 pm

    A casca de pinho mistura-se no substrato, mas há uma questão: como é matéria orgânica por decompor, a sua decomposição pode contaminar o solo com nutrientes, o que é mau. Por esse motivo, não ta recomendo. A turfa é simples de arranjar e bem útil para quase todas as espécies! Very Happy
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Qual a melhor terra e componentes para a minha Drosera Aliciae? Empty Re: Qual a melhor terra e componentes para a minha Drosera Aliciae?

    Mensagem por cp_produtos Dom Dez 05, 2010 3:32 pm

    podes considerar como mistura base uma mistura de turfa + perlite.

    .
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Qual a melhor terra e componentes para a minha Drosera Aliciae? Empty Re: Qual a melhor terra e componentes para a minha Drosera Aliciae?

    Mensagem por Diamantino Qua Dez 08, 2010 6:41 am

    A melhor é turfa+perlite na por-poção 1:1 mas se só colocares só turfa não é muito grave
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Qual a melhor terra e componentes para a minha Drosera Aliciae? Empty Re: Qual a melhor terra e componentes para a minha Drosera Aliciae?

    Mensagem por Daniel Candeias Qua Dez 08, 2010 12:11 pm

    eu uso turf+perlite e turfa+vermiculite, em vasos diferentes. parece-me a mim, que elas gostam mais dos actuais vasos com vermiculite. (apesar de misturar SEMPRE um poico de perlite)

    Conteúdo patrocinado


    Qual a melhor terra e componentes para a minha Drosera Aliciae? Empty Re: Qual a melhor terra e componentes para a minha Drosera Aliciae?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 5:29 am