CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+5
Diamantino
Ricardo Miranda
CAMAL3AO
joniclicks
t7
9 participantes

    Apresentação

    t7
    t7
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 18/03/2011
    Localização : Oeiras

    Apresentação  Empty Apresentação

    Mensagem por t7 Sex Mar 18, 2011 3:12 am

    Hello!

    Junto-me ao forum pois fui contemplada com duas Dionaeas recentemente! Quero mantê-las felizes e por isso espero que me ajudem no seu trato!

    Infelizmente não tenho fotos, mas assim que tiver, disponibilizo. Ambas estão com caule! Pensei que fosse bom para elas, é sempre bonito ver uma planta florir, mas pelo que tenho lido, enfraquece a planta podendo levar à sua exaustão.

    Dúvida:
    Numa: existem 2 caules

    Na outra: existe 1 caule

    Corto os da que tem 2, corto só o da que se tem um, ou corto os 3 caules???Ou nenhum...??

    A água que tenho usado é da chuva, mas não me vai dar para muito mais tempo. Água da nascente penso que também dê, certo? E se, por acaso, puser água da torneira a repousar durante uma semana ou 2, também dá??


    Ainda mais uma coisa...uma observação. Uma das Dionaeas tem as armadilhas verdes e a outra tem-nas rosadas forte. A que tem as armadilhas de cor verde já apanhou várias moscas (é também a que tem 2 caules); a outra, ainda nenhuma mosca foi atraída para as armadilhas...é normal???

    Obrigada pela atenção e os melhores cumprimentos...carnívoros!! Surprised
    joniclicks
    joniclicks
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 306
    Data de inscrição : 02/02/2011
    Idade : 45
    Localização : braga ,vila verde

    Apresentação  Empty Re: Apresentação

    Mensagem por joniclicks Sex Mar 18, 2011 4:17 am

    boas e sê benvinda ao forum.

    posso-t dar umas ideias mas tbm ando nisto á pouco tempo.a meu ver como elas ainda se estao a adaptar ao novo ambiente e como nao sabes como elas foram tratadas ate hoje e q tipo de substrato usam eu cortava os caules.mas se os caules tiverem ja mt desenvolvidos nao os cortes ,penso q ja nao ha nada afazer pois a planta ja gastou mt energia a desenvolve-los e os cortar agora ja nao resolve nada.para minimizar o male cortava so um dos caules na planta q tem 2.

    em relaçao á agua da chuva convem nao colectar a agua das primeiras chuvas devido ás particulAS suspensas no ar q sao arrastadas pelas primeiras chuvas.agua de nascente depende mt da nascente.o melhor é comprar agua destilada ou utilizar agua da chuva ou entao nas ultimas das hipoteses arranjar um sistema osmose q nos tempos q correm sao mt baratos.esquece a agua da torneira em repouso NAO SERVE.

    sim é normal elas la se safam.coloca-as ao sol com o pratinho com agua para elas ganharem cor.elas gostam nao te preocupes.
    espero nao ter dito alguma asneira por isso nao hesitem em me corrigir.
    boa sorte com as tuas carnivoras e sempre q puder tamos aqui para ajudar.

    cumps joni
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Apresentação  Empty Re: Apresentação

    Mensagem por CAMAL3AO Sex Mar 18, 2011 5:38 am

    Olá T7 sê bem vinda ao forum e a esta comunidade Smile

    Agua: Não arrisques agua da nascente nem da torneira, 5L de agua destilada sao entre 80/90 centimos e para apenas 2 plantas k tens chega perfeitamente, sem gastar muito dinheiro. Se usares da chuva, provavelmente irás recolhe-la de algum telhado ou telheiro a escorrer, ai tem cuidado com as primeiras chuvas que enkuanto o telhado n estiver limpo a agua vem suja.

    Caules:Se estiverem desenvolvidos, com uma altura considerável deixa estar, essas plantas que vêm das estufas normalmente são adultas e não é a primeira vez que dao flor, o perigo só reside se ela estiver debilitada de alguma forma, o que nao deve ser o caso. Lembra-te que no seu habitat ninguem la vai cortar os caules e eleas ainda lá andam Wink

    Se uma tem mais moscas e outra não isso nada tem a ver com a sua coloração, a coloração tem a ver com o tempo de exposição solar, aos ppoucos começa a colocar as tuas dionaeas ao sol, umas horas hj, mais amanha e assim sucessivamente para se adaptarem e nao sentirem o efeito brusco de mudança de ambiente ( estufa Vs Tua casa).

    Com isto acabo convidando-te a leres este TOPICO sobre as Dionaeas, pode ser que tires mais duvidas.

    Cumprimentos

    Luís Martins
    t7
    t7
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 18/03/2011
    Localização : Oeiras

    Apresentação  Empty Re: Apresentação

    Mensagem por t7 Sex Mar 18, 2011 8:05 am

    Olá outra vez!!!

    Obrigada aos dois pelos in-puts!!

    Estive a ver fotografias e os caules não estavam assim tão grandes por isso cortei-os. Prefiro que elas se adaptem primeiro ao ambiente.

    Sobre a água, acabei de vir do supermercado com a água destilada. Não é nada cara custou menos de um euro os 5L e fico satisfeita porque é uma coisa a menos com que me preciso de preocupar Smile

    Luís, estive a ler o artigo, está realmente muito bom. Vou dar mais uma vista de olhos pelos artigos e tópicos aqui do fórum para ver se aprendo mais alguma coisa! study

    Aos dois, espero que tenham um óptimo fds e aproveitem este sol fantástico!

    Cumprimentos carnívoros Laughing
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Apresentação  Empty Re: Apresentação

    Mensagem por Ricardo Miranda Sex Mar 18, 2011 3:15 pm

    Bem vinda a esta comunidade. Sem nada a acrescentar ao que já foi dito Wink
    Como te chamas mesmo e onde é o local onde surge mais uma cultivadora?
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Apresentação  Empty Re: Apresentação

    Mensagem por Diamantino Dom Mar 20, 2011 11:08 am

    Olá sê bem-vinda Very Happy
    João Oliveira
    João Oliveira
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Todas xD
    Mensagens : 1116
    Data de inscrição : 03/02/2010
    Idade : 28
    Localização : Leiria

    Apresentação  Empty Re: Apresentação

    Mensagem por João Oliveira Dom Mar 20, 2011 11:31 am

    Bem-vinda!!!
    Alberto Rodriguez
    Alberto Rodriguez
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 256
    Data de inscrição : 03/04/2010
    Idade : 51
    Localização : Funchal

    Apresentação  Empty Re: Apresentação

    Mensagem por Alberto Rodriguez Dom Mar 20, 2011 1:32 pm

    Bem vinda t7, de onde quer que sejas.

    As Dionaeas são normalmente as mais desejadas no entanto não são as mais faceis de cultivar, são exigentes com a água e gostam de muito sol. Se algo correr mal não desanimes, muitas das droseras e sarracenias são bem mais facil. No ano passado deixei uma aste de Dionaea dar sementes, assim que estavam maduras deitei logo na terra e nasceram quase 100%, nem foi preciso ir ao frigorifico, o frio do inverno foi o suficiente, se as tuas estiverem fortes podes deixar uma aste para dar sementes e em breve teras muitas plantas. Atenção a água e sol.
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Apresentação  Empty Re: Apresentação

    Mensagem por CAMAL3AO Dom Mar 20, 2011 5:45 pm

    Alberto Rodriguez escreveu:Bem vinda t7, de onde quer que sejas.

    As Dionaeas são normalmente as mais desejadas no entanto não são as mais faceis de cultivar, são exigentes com a água e gostam de muito sol. Se algo correr mal não desanimes, muitas das droseras e sarracenias são bem mais facil. No ano passado deixei uma aste de Dionaea dar sementes, assim que estavam maduras deitei logo na terra e nasceram quase 100%, nem foi preciso ir ao frigorifico, o frio do inverno foi o suficiente, se as tuas estiverem fortes podes deixar uma aste para dar sementes e em breve teras muitas plantas. Atenção a água e sol.

    Olá Alberto Smile

    Eu discordo contigo, a par das sarracenias e das droseras (sua grande maioria) as dionaeas são bastante fáceis de cultivar pelo menos para nós (Portugueses) que até temos um bom clima para elas Smile

    Pk dizes isso?

    Cumps
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    Apresentação  Empty Re: Apresentação

    Mensagem por Rúben Sequeira Dom Mar 20, 2011 6:32 pm

    Bem vinda à CPPC! cheers

    Boa sorte para as tuas Dionaeas Muscípulas e que ganhes o gosto e aumentes aos poucos a tua colecção carnívora! Razz


    Abraço... [Very Happy] ...carnívoro! Wink
    Alberto Rodriguez
    Alberto Rodriguez
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 256
    Data de inscrição : 03/04/2010
    Idade : 51
    Localização : Funchal

    Apresentação  Empty Re: Apresentação

    Mensagem por Alberto Rodriguez Seg Mar 21, 2011 1:34 am

    t7,

    Na minha opinião as dionnaeas são mais exigentes que as outras porque já perdi 2 e foi devido a água, as restantas carnivoras são regadas com água directamente da torneiras e nunca reclamaram.
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Apresentação  Empty Re: Apresentação

    Mensagem por Daniel Candeias Seg Mar 21, 2011 5:14 am

    bem vinda
    t7
    t7
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 18/03/2011
    Localização : Oeiras

    Apresentação  Empty Re: Apresentação

    Mensagem por t7 Seg Mar 21, 2011 5:28 am

    Bom dia!!

    Obrigada a todos pelo caloroso acolhimento!

    Sim, espero que as plantinhas gostem do meu trato pois será a minha intenção aumentar o número, criando um pequeno espaço de carnívoras (ao exterior) aqui numa das varandas cá de casa!

    A minha mãe achou tanta piada ao meu entusiasmo por estas excêntricas que me surpreendeu com mais duas durante o fds, creio que uma pinguicula e outra sarracenia pelas fotos que tenho visto!

    Água destila para todas...certo? E Muito sol!

    Cumprimentos carnívoros,

    Teresa de Oeiras
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Apresentação  Empty Re: Apresentação

    Mensagem por CAMAL3AO Seg Mar 21, 2011 7:38 am

    Yhap agua e sol é o k elas kerem Wink

    Tem so atenção que as Pinguiculas gostam de um pouco de sombra também, e as outras coloca ao sol de forma gradual, n lhes dês ja um banho de 5 ou 6 h k podem ressentir-se disso pk vieram da estufa Smile

    Cumps

    Luís Martins

    Conteúdo patrocinado


    Apresentação  Empty Re: Apresentação

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 02, 2024 6:14 pm