CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


5 participantes

    Germinação e desenvolvimento de DROSERA

    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    Germinação e desenvolvimento de DROSERA Empty Germinação e desenvolvimento de DROSERA

    Mensagem por rf33 Ter Out 06, 2009 2:19 pm

    Boas,

    No seguimento do tópico SEMENTEIRA estou a criar o tópico da sua germinação (Fotos de Drosera capensis 'alba', as outras estavam ligeiramente mais pequenas e dificeis de fotografar, porém, com o mesmo grau de desenvolvimento e taxa de germinação, à excepção de Drosera dielsiana e Drosera 'surpresa' =) Ricardo, ainda tens de me dizer qual é!!).

    Passados aproximadamente 15 dias da semeadura, e uns 10 do método 'in aqua', todas as sementes germinaram, o que nos premite ver que o método 'in aqua' foi mais rápido. Ainda assim, tendo germinado no mesmo dia, ambos os processos podem ser considerados iguais em termos de produtividade, já que ao germinarem ao mesmo tempo vemos que aqui houve um factor extremamente condicionante.

    Inicialmente, não passavam de duas folhas (erectas e finas, nada que se parecesse com as armadilhas de uma Drosera spp.), como é visivel na foto seguinte:

    Germinação e desenvolvimento de DROSERA Hpim2063.th

    Um close do seedling central, provavelmente o mais desenvolvido:

    Germinação e desenvolvimento de DROSERA Seed1.th

    Já semeei as do método 'in aqua', mas perdi a maioria, é esse o inconveniente.
    Agora ando a pensar em como devo separar os seeds, mas ainda vou esperar bastante, para que crescam o suficiente. Aceito sugestões Razz

    Cumprimentos,

    Rafael
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Germinação e desenvolvimento de DROSERA Empty Re: Germinação e desenvolvimento de DROSERA

    Mensagem por Diamantino Ter Out 06, 2009 2:43 pm

    o método in aqua deve ser complicado com as sementes de drosera devido ao tamanho. talves resulte melhor com as sementes de sarracenia já que são sementes maiores
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Germinação e desenvolvimento de DROSERA Empty Re: Germinação e desenvolvimento de DROSERA

    Mensagem por Diamantino Ter Out 06, 2009 2:43 pm

    mesmo assim bom post Wink
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Germinação e desenvolvimento de DROSERA Empty Re: Germinação e desenvolvimento de DROSERA

    Mensagem por Ricardo Miranda Ter Out 06, 2009 2:51 pm

    Antes de mais obrigado pelo tópico.
    O método "in aqua", apesar de acelerar a germinação, segundo a minha experiência, é difícil fazer a mudança para o substrato solido. Por isso é que já faço a germinação na turfa loira, numa fase inicial muito húmida e à medida que as plantas vão germinando vou reduzindo a quantidade de água na turfa.
    Mas isto é mesmo assim, é a fazer experiências que se aprende.
    Mas fiquei sem perceber, tens exemplares de todas as espécies que te enviei germinados?
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    Germinação e desenvolvimento de DROSERA Empty Re: Germinação e desenvolvimento de DROSERA

    Mensagem por rf33 Ter Out 06, 2009 2:56 pm

    Sim, mas continuo curioso por saber qual é a Drosera 'surpresa'. scratch

    PS: Essa é a que tem menos taxa de germinação :S
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Germinação e desenvolvimento de DROSERA Empty Re: Germinação e desenvolvimento de DROSERA

    Mensagem por Ricardo Miranda Ter Out 06, 2009 3:41 pm

    É surpresa porque eu também não sei se tem a espécie que eu pretendia enviar-te, assim também não ficas desiludido caso não tenhas... :S Viva as surpresas!!! ehehehehe
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    Germinação e desenvolvimento de DROSERA Empty Re: Germinação e desenvolvimento de DROSERA

    Mensagem por rf33 Ter Out 06, 2009 3:43 pm

    esperemos então que cresça. Wink
    ReasonX
    ReasonX
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 229
    Data de inscrição : 07/03/2009
    Idade : 46
    Localização : Porto

    Germinação e desenvolvimento de DROSERA Empty Re: Germinação e desenvolvimento de DROSERA

    Mensagem por ReasonX Qua Out 07, 2009 11:06 am

    excelente topico Ricardo!

    tb tnho uma sementeira de droseras capensis alba.
    estão na mesma fase da 2ª foto. foi a 1ª vez q tentei semea-las...para ja esta a crescer bem.
    quando estiverem um pouco maiores tiro umas fotos, pois neste momento não consigo tirar fotos perceptiveis devido ao tamanho das plantas.

    o metodo in aqua nunca testei, apesar de saber que acelera o crescimento.
    optei antes pelo metodo convencional(turfa). acho q o metodo convencinal tem uma taxa maior de sucesso.
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    Germinação e desenvolvimento de DROSERA Empty Re: Germinação e desenvolvimento de DROSERA

    Mensagem por rf33 Qua Out 07, 2009 11:09 am

    Alguém tem sugestões relativamente à melhor maneira de separar os seeds?
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    Germinação e desenvolvimento de DROSERA Empty Re: Germinação e desenvolvimento de DROSERA

    Mensagem por rf33 Qua Out 07, 2009 11:11 am

    Alguém tem sugestões relativamente à melhor maneira de separar os seeds?
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Germinação e desenvolvimento de DROSERA Empty Re: Germinação e desenvolvimento de DROSERA

    Mensagem por Ricardo Miranda Qua Out 07, 2009 12:07 pm

    Rafael: O melhor é deixar crescer as seedlings até uma maturidade que dê a segurança de que se mexermos nelas, elas não morrem de tão frágeis que são. Deixa-as até atingir -/+ 2 cm de altura.

    ReasonX: ehehe, estás enganado, o tópico pertence ao Rafa, ele é que está de parabéns!!! Quanto as fotos, experimenta usar uma lente de lupa à frente da objectiva. Eu tenho tipo óptimos resultados e existe mais membros a usar esta técnica (chama-se eco-macro ahaha)
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Germinação e desenvolvimento de DROSERA Empty Re: Germinação e desenvolvimento de DROSERA

    Mensagem por Diamantino Qua Out 07, 2009 12:31 pm

    é como Ricardo disse.
    Nas duas respostas. Very Happy
    JORGE MAGALHÃES
    JORGE MAGALHÃES
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 260
    Data de inscrição : 15/11/2009
    Idade : 32
    Localização : Baião

    Germinação e desenvolvimento de DROSERA Empty Re: Germinação e desenvolvimento de DROSERA

    Mensagem por JORGE MAGALHÃES Sáb Nov 21, 2009 10:54 am

    ja se sabe qual é a drosera surpresa???

    tambem estou curioso Basketball
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    Germinação e desenvolvimento de DROSERA Empty Re: Germinação e desenvolvimento de DROSERA

    Mensagem por rf33 Sáb Nov 21, 2009 11:25 am

    Boas,

    Tenho de actualizar o tópico. Curiosamente os vasos de drosera surpresa são os que têm uma menor taxa de germinação, pelo que ainda tenho poucos exemplares, e mal-desenvolvidos. assim que puder, venho mostrar Wink

    hasta Smile
    JORGE MAGALHÃES
    JORGE MAGALHÃES
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 260
    Data de inscrição : 15/11/2009
    Idade : 32
    Localização : Baião

    Germinação e desenvolvimento de DROSERA Empty Re: Germinação e desenvolvimento de DROSERA

    Mensagem por JORGE MAGALHÃES Sáb Nov 21, 2009 1:51 pm

    ta....
    ReasonX
    ReasonX
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 229
    Data de inscrição : 07/03/2009
    Idade : 46
    Localização : Porto

    Germinação e desenvolvimento de DROSERA Empty Re: Germinação e desenvolvimento de DROSERA

    Mensagem por ReasonX Dom Nov 22, 2009 6:00 am

    Rafa95 escreveu:Boas,

    Tenho de actualizar o tópico. Curiosamente os vasos de drosera surpresa são os que têm uma menor taxa de germinação, pelo que ainda tenho poucos exemplares, e mal-desenvolvidos. assim que puder, venho mostrar Wink

    hasta Smile

    tiveste variaçoes significativas na temperatura ou humidade durante o processo de gernimaçao?
    pode ter sido por isso que elas estejam subdesenvolvidas...

    Conteúdo patrocinado


    Germinação e desenvolvimento de DROSERA Empty Re: Germinação e desenvolvimento de DROSERA

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 4:09 pm