CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+6
Daniel
ReasonX
Diamantino
migas3õ
Hugo Rodrigues
Cédric Pereira
10 participantes

    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf

    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Empty Germinação Drosera capensis Narrow Leaf

    Mensagem por Cédric Pereira Qui Out 22, 2009 4:26 am

    Boas pessoal.

    Venho aqui mostrar a germinação das minhas droseras bebes, que comprei na czplants, aconselho a loja que fui mt bem "atendido" em todos os aspectos.
    É a primeira vez que consegui germinar alguma semente de planta carnivora. A primeira de muitas Razz
    Esperei mais ao menos um mes para que os primeiros vestigios de vida surgissem. Meti um vaso dentro de casa com luz do sol indirecta, so com claridade, e meti outro vaso com sementes apanhar luz do sol todos os dias das 8h ate as 13h, isto no final do verão.
    O vaso de la fora nao germinou e este que tava dentro de casa para meu espanto ta a crescer bem.

    Aqui vao as fotos:

    Os primeiros vestigios de vida
    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Dsc01429ej


    Passado um mes mais ou menos (não tenho bem noçao do tempo)
    Ja se nota algumas gotas e nas gotas algumas pintas vermelhas eheheh
    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Dsc01435x


    Entretanto estas "minhocas" ou la o que são apareceram no vaso. Mas tirei uma a uma com uma pinça durante alguns dias e nunca mais apareceram loool. Não se tavam la a fazer bem a arejar o solo ou se tavam la e podiam matar as minhas plantas.
    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Dsc01436i


    Uma coisa que me preocupa. As plantas agora ja nao têm aquela tonalidade verde brilhante, tão meio amarelas e descobri que uma delas secou. Eu tenho o solo sempre humido com o prato por baixo e nao têm apanhado luz do sol quase nenhuma. Pode ser excesso de agua e falta de sol?

    Cumps...
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Empty Re: Germinação Drosera capensis Narrow Leaf

    Mensagem por Hugo Rodrigues Qui Out 22, 2009 6:12 am

    Eu tb mal posso esperar ke a minha primeira plantinha nasça Razz fiz como tu, experimentei varias condições, e agr estou a espera ke deem sinais..como tb é a minha primeira germinação, n posso dar grds conselhos nem ajudas Rolling Eyes

    mas posso sempre opinar lol! na minha opinião axo ke n é excesso de agua..vou mais pa falta de sol, mas tenta dar sol apenas desde o nascer ate ao maximo as 11h, a partir dai o sol começa a fikar mt forte, ou entao tenta iluminação artificial..os seedlings necessitam de bastante luz..plo menos é o ke tenho lido Razz
    migas3õ
    migas3õ
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 56
    Data de inscrição : 22/10/2009
    Idade : 40
    Localização : Beja

    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Empty Re: Germinação Drosera capensis Narrow Leaf

    Mensagem por migas3õ Qui Out 22, 2009 6:20 am

    bem trabalho c3dr1c Very Happy
    pois vais ter ai umas boas plantinhas,eu tambem plantei um mix de droseras a bem pouco tempo,que já estão a germinar.
    costumas mandar vir dessa?
    Da proxima se não for incomodo teu dá uma apidaleda pois estou interessado em alguns packs de sementes podemos repartir os portes
    As minhas tenho mandado vir de espanha deste mesmo sit:http://www.carnivorasland.com/
    não tenho razões de queixa Wink
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Empty Re: Germinação Drosera capensis Narrow Leaf

    Mensagem por Cédric Pereira Qui Out 22, 2009 9:45 am

    Pois vou começar a deixa-la apanhar sol algumas horas do dia.

    Isso de repartir portes é uma optima ideia. O site que falo tem bue tipos e gostei bastante da gerencia.
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Empty Re: Germinação Drosera capensis Narrow Leaf

    Mensagem por Diamantino Qui Out 22, 2009 12:22 pm

    eu tb estou inclinado mais para a falta de luz, excesso de água não creio já que elas gostam é de humidade.
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Empty Re: Germinação Drosera capensis Narrow Leaf

    Mensagem por Hugo Rodrigues Qui Out 22, 2009 12:33 pm

    axo ke nesta fase elas ja apreciam um solinho sunny tentar dar lhes sol desde o amanhecer ate as 11h da manha, é o suficiente e o ideal, o sol ainda n ta forte e n as keima..

    kuanto a sementes, eu mandei vir de um produtor privado ke anunciou no CPUK forum, falei com ele e fiz uma encomenda, ja espreitei alguns pacotes, mas ainda n semeei pk estou a espera ke o solo xegue plos correios, mandei apenas algumas D. natalensis pa um pratinho onde cultivo sphagnum, no terrario..

    mas paguei uns 70centimos de portes, pc mais, ke é o valor do selo da alemanha pa ka..eu tinha postado a lista dele, mas ja axo ke ja ta desatualizada, tenho de lhe pedir a lista disponivel.. em td caso, gostei da venda e da rapidez e kualidade em ke enviou as sementes..

    a vantagem de comprar a estes produtores privados é o custo dos portes, ke é bastante menor relativamente a kk loja..a desvantagem sera a da qualidade das sementes..da loja em principio sao garantidas, aki n se sabe bem..no fim das semear logo poderei dizer..em termos de kuantidade vem bem servido, pelo ke vi..
    ReasonX
    ReasonX
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 229
    Data de inscrição : 07/03/2009
    Idade : 46
    Localização : Porto

    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Empty Re: Germinação Drosera capensis Narrow Leaf

    Mensagem por ReasonX Qui Out 22, 2009 2:00 pm

    assim que as plantas germinam e começam aparecer as 1ªs folhas com minusculos tentaculos, convem apanhar maximo luminosidade possivel.

    visto que ja estamos no outono(em Portugal), toda a luz/luminosidade é bem-vinda!
    manter a temperatura e humidade tambem é importante.
    e elas crescerão bem! Smile
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Empty Re: Germinação Drosera capensis Narrow Leaf

    Mensagem por Cédric Pereira Sex Out 23, 2009 2:25 am

    POis assim os portes ficam bue baratos. Eu tive de pagar 8 euros de portes. Mas se formos muitos consegue-se dividir e pagar menos.

    Agora vou dar-lhe o maximo de sol k ela ker sunny

    Thanks
    Cumps
    Daniel
    Daniel
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 150
    Data de inscrição : 23/07/2009
    Idade : 33
    Localização : Mértola - Alentejo

    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Empty Re: Germinação Drosera capensis Narrow Leaf

    Mensagem por Daniel Sex Out 23, 2009 12:11 pm

    Não percebi ainda se as minhocas farão bem ao mal nos vasos das carnívoras?
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Empty Re: Germinação Drosera capensis Narrow Leaf

    Mensagem por Diamantino Sex Out 23, 2009 12:23 pm

    atenção que à minhocas que parecem minhocas mas não são.
    quero dizer que há, as vezes lesmas que podem dar cabo das raízes das plantas.


    Última edição por Simbion em Sex Out 23, 2009 12:24 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Ortografia)
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Empty Re: Germinação Drosera capensis Narrow Leaf

    Mensagem por Cédric Pereira Sex Out 23, 2009 12:26 pm

    Pois tb nao sei. Nem sei como aquelas foram la parar nem sei se serao minhocas ou larvas de algum mosquito.

    Mas acho que nao fazem bem por um lando. Elas têm de se alimentar, ao se alimentar vao ter que defecar. As suas fezes provavelmente vao server como fertelizante, extrume e isso nao é bom nas plantas carnivoras. Logo acho que fazem mal. Mas nao sei se tou a pensar bem ou mal loool
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Empty Re: Germinação Drosera capensis Narrow Leaf

    Mensagem por Diamantino Sex Out 23, 2009 12:55 pm

    mas acho que o teu pensamento e muito bom e com muita lógica
    ReasonX
    ReasonX
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 229
    Data de inscrição : 07/03/2009
    Idade : 46
    Localização : Porto

    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Empty Re: Germinação Drosera capensis Narrow Leaf

    Mensagem por ReasonX Sex Out 23, 2009 2:16 pm

    c3dr1c escreveu:Pois tb nao sei. Nem sei como aquelas foram la parar nem sei se serao minhocas ou larvas de algum mosquito.

    Mas acho que nao fazem bem por um lando. Elas têm de se alimentar, ao se alimentar vao ter que defecar. As suas fezes provavelmente vao server como fertelizante, extrume e isso nao é bom nas plantas carnivoras. Logo acho que fazem mal. Mas nao sei se tou a pensar bem ou mal loool

    acho que fizeste bem, e jogaste pelo seguro, ao tirar a bicharada. pelo sim pelo nao...Smile
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Empty Re: Germinação Drosera capensis Narrow Leaf

    Mensagem por Cédric Pereira Dom Out 25, 2009 2:48 pm

    Ja sei que bichoas sao aqueles. São larvas de "fungus gnat". Acho que nao são muito favoraveis a planta.

    Sexta feira deixei a drosera apanhar sol e hoje quando a vi tava pior. Mais amarela :/
    migas3õ
    migas3õ
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 56
    Data de inscrição : 22/10/2009
    Idade : 40
    Localização : Beja

    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Empty Re: Germinação Drosera capensis Narrow Leaf

    Mensagem por migas3õ Dom Out 25, 2009 4:37 pm

    c3dr1c tens de mandar esses et´s embora,manda os pregar para outra freguesia Very Happy
    assim acabam comendo as raizes das plantas.
    tens as plantas em vaso destapado?
    tenta cortar uma garrafa de plastico ao meio e metes por cima das plantas para fazeres efeito de estufa ver se elas animam..
    reduz um pouco a água Wink

    cumps!
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Empty Re: Germinação Drosera capensis Narrow Leaf

    Mensagem por Ricardo Miranda Dom Out 25, 2009 4:39 pm

    Cedric, consegues reunir aqui no forum informação sobre esse "bicho" também tenho disso aqui nas plantas...
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Empty Re: Germinação Drosera capensis Narrow Leaf

    Mensagem por Hugo Rodrigues Dom Out 25, 2009 4:43 pm

    Neste forum tens uma boa ideia para aplicar no uso de garrafa e fazer efeito de estufa

    http://www.forum.clickgratis.com.br/plantascarnivor/t-1746.html
    migas3õ
    migas3õ
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 56
    Data de inscrição : 22/10/2009
    Idade : 40
    Localização : Beja

    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Empty Re: Germinação Drosera capensis Narrow Leaf

    Mensagem por migas3õ Dom Out 25, 2009 4:55 pm

    extranho isso....
    ricardoM em relação ás minhocas é provavel ter vindo mesmo com a turfa pequenos ovinhos brancos que quando há humidade saiem da casca.
    é a unica explicação que vejo,tens outros vazos por perto com outras plantas?
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Empty Re: Germinação Drosera capensis Narrow Leaf

    Mensagem por Hugo Rodrigues Dom Out 25, 2009 4:59 pm

    Pesquisei um pc e axei alguma informação sobre esses bixarokos

    http://orquidologiaemfoco.blogspot.com/2009/03/nova-praga-nas-orquideas-fungus-gnat.html

    http://gostodequintal.blogspot.com/2009/07/fungus-gnat.html

    http://culturesheet.org/pests:fungus_gnats

    http://en.wikipedia.org/wiki/Fungus_gnat

    espero ke sirva de ajuda..basicamente, axo ke o melhor mesmo é ter atenção ás plantas e retirar kk tipo destes bichos..mesmo minhocas, e segundo o pensamento do Cedric, ke me parece de td bem logico, o mais seguro sera removelos a tds dos vasos, e servirem de alimento Twisted Evil
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Empty Re: Germinação Drosera capensis Narrow Leaf

    Mensagem por Ricardo Miranda Dom Out 25, 2009 5:46 pm

    Que porcaria, já andava a limpar manualmente esta bicharada, estou a ver que vou ter de tomar medidas mais drásticas.
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Empty Re: Germinação Drosera capensis Narrow Leaf

    Mensagem por Diamantino Dom Out 25, 2009 11:37 pm

    Gelly escreveu:Neste forum tens uma boa ideia para aplicar no uso de garrafa e fazer efeito de estufa

    http://www.forum.clickgratis.com.br/plantascarnivor/t-1746.html

    não me dá esse link Sad
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Empty Re: Germinação Drosera capensis Narrow Leaf

    Mensagem por Cédric Pereira Seg Out 26, 2009 1:21 am

    Epa ja vi que esta bixarada come as raizes. Sera que as minhas ja foram ao ar? E ya deve vir na turfa :/

    Quanto a garrafa para efeito de estufa, ta mt fixe a ideia.
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Empty Re: Germinação Drosera capensis Narrow Leaf

    Mensagem por Diamantino Seg Out 26, 2009 11:33 am

    afinal funciona o link, o problema é do meu browser que neste caso é o Opera no Firefox funciona Wink
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Empty Re: Germinação Drosera capensis Narrow Leaf

    Mensagem por Cédric Pereira Seg Nov 23, 2009 4:00 am

    Bem pessoal... O ricardo arranjou-me umas sementes a uns tempos e eu decidi fazer um bog com elas... São todas droseras de varios tipos... E ja começaram a dar sinais de vida... Aqui estão as fotos que consegui tirar com a minha mizera camara Razz

    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Dsc01959xe

    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Dsc01958y

    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Dsc01955m

    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Dsc01956u

    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Dsc01957td

    Vamos la ver se nestas não aparecem as tais minhoquitas... Ate agora nao apareceram e espero k continuem sem aparecer... loool

    Cumprimentos...
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Empty Re: Germinação Drosera capensis Narrow Leaf

    Mensagem por Ricardo Miranda Dom Nov 29, 2009 10:04 am

    Estás bom uma bela taxa de germinação, parabens.
    Uma dica, coloca pelicula aderente transparente no topo do vaso para criar um efeito de estufa e melhoras as condições de crescimento das sementes.

    Conteúdo patrocinado


    Germinação Drosera capensis Narrow Leaf Empty Re: Germinação Drosera capensis Narrow Leaf

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 1:05 pm