CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+2
TS.
Prevaricador
6 participantes

    Apresentação

    Prevaricador
    Prevaricador
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 317
    Data de inscrição : 25/04/2011
    Localização : Gondomar

    Apresentação Empty Apresentação

    Mensagem por Prevaricador Seg Abr 25, 2011 2:07 am

    Ola a todos!

    Chamo-me Bruno, e vivo em Gondomar.
    A cerca de duas semanas deparei-me com este fórum acidentalmente, e desde então tenho ocasionalmente vindo aqui "espreitar".

    Hoje decidi registar-me.

    Normalmente durante o dia trabalho num armazem frio (-20ºc) mas quando não estou a trabalhar, e disponho de algum tempo livre dedico-me as plantas. Este meu "hobby" surgiu a cerca de 3 meses, mas ja conto com cerca de 15 suculentos (grande maioria cactos), 2 plantas de ar, e tambem duas maravilhosas plantas carnivoras. Espero aprender muito aqui neste forum com voces, pois apesar de inicialmente as adquirir como curiosidade devo admitir que actualmente são provavelmente as minhas preferidas.

    Tenho uma Venus fly trap e uma sarracenia... Não sei que tipo são mas suspeito que sejam hibridas. Na dionaea algumas das armadilhas nao fecham correctamente (penso que isso seja um sinal de que seja hibrida, penso ter lido ago sobre isso num forum estrangeiro). No caso da sarracenia, o topo dos "tubos" sao mt vermelhos, e todos eles tem uma "pala" que cobre completamente a entrada do "tubo". A sarracenia tem criado novas folhas de uma forma muito desorganisada e as armadilhas geradas por estas são muito "desengonçadas". A Venus tem gerado varias armadilhas desde que a adquiri e começou recentemente a desenvolver o caule para florir.

    Espero continuar a aumentar a minha colecção e o meu conhecimento destas maravilhosas plantas.

    Muito obrigado a todos

    Very Happy
    TS.
    TS.
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 396
    Data de inscrição : 05/04/2010
    Idade : 29
    Localização : Alcochete

    Apresentação Empty Re: Apresentação

    Mensagem por TS. Seg Abr 25, 2011 3:43 am

    Bem vindo Bruno Smile

    Cria um tópico a mostrar fotos das tuas plantas para que o pessoal mais experiente cá do forum as possa tentar identificar.
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    Apresentação Empty Re: Apresentação

    Mensagem por Rúben Sequeira Seg Abr 25, 2011 4:19 am

    Sê muito bem vindo à Comunidade - CPPC! cheers

    Muito provavelmente, não lhes deves estar a dar as melhores condições para o seu bom desenvolvimento...

    Tanto a Dionaea Muscípula como a Sarracenia (?), com o começo da Primavera-Verão dispertam da sua dormência e começam-se a desenvolver outra vez, para o seu bom e correcto desenvolvimento/crescimento deves-lhes dar o máximo de Sol directo que conseguires, nomeadamente 8 horas, era brutal Very Happy ... Mas se for um pouco menos, também não é por aí... Razz

    Neste período (Primavera-Verão), tens sempre que manter um prato por baixo, sempre com água e no caso da Dionaea Muscípula como da Sarracenia (Plantas Carnívoras), essa água que lhes dás tem que ser água destilada ou proveniente da chuva... Existe uma outra maneira, que com o tempo acaba por ser mais económico, mas como tu só tens 2 Plantas Carnívoras, AINDA não se justifica Very Happy ... [Mas já agora...] É um aparelho que através de vários processos, torna a água (mais) pura, nomeadamente a este processo chamamos de Osmose Inversa (sendo esse mesmo o nome do aparelho, em questão).

    Já agora ambas a Dionaea como a Sarracenia, vieram já num vaso...tu por acaso não tiveste a tentação de lhes mudar o substracto, sem veres o adequado para elas, pois não? [Espero bem que não...]

    Já agora, quando poderes, posta aqui fotos das tuas 2 "meninas" Carnívoras, para te podermos ajudar melhor... Smile

    Bem por agora acho que já tens tudo o que neste momento precisas de saber, mas se tiveres mais questões/dúvidas, força estamos cá para isso mesmo, para ajudar e partilhar experiências! Very Happy


    Wink
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Apresentação Empty Re: Apresentação

    Mensagem por CAMAL3AO Seg Abr 25, 2011 4:27 am

    Olá Bruno sê muito bem vindo ao forum e a esta comunidade Smile

    A tua Sarracenia pode ser uma Hibrida (cruzamento de 2 espécies) mas no caso da tua Dionaea (venus FT) ela não é Hibrida de certeza pois não existem Hibridos de Dionaea, mas sim cultivares (variantes dentro da espécie).

    As armadilhas que n fecham correctamente são provavelmente armadilhas antigas, fracas e talvez prestes a morrerem para darem lugar a novas. N te preocupes que em principio (pois n tenho fotos para confirmar) está tudo bem, será apenas a planta a sair do seu estado de Dormencia.

    O mesmo para a sarracenia, e em ambas as plantas se estão a produzir novas folhas é sempre bom sinal Wink

    Se estas sao deformadas, podes estar perante uma infestação de pulgões, podes ver mais informações aki neste LINK

    Cumprimentos

    Luís Martins
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Apresentação Empty Re: Apresentação

    Mensagem por Diamantino Seg Abr 25, 2011 4:31 am

    Olá sê bem-vindo Bruno, moras perto de mim Very Happy
    A respeito das plantas a Sarracenia deve ser de certeza, a respeito da Dioneia (VFT) é como o Luís disse.
    Prevaricador
    Prevaricador
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 317
    Data de inscrição : 25/04/2011
    Localização : Gondomar

    Apresentação Empty Re: Apresentação

    Mensagem por Prevaricador Seg Abr 25, 2011 5:58 am

    Muito obrigado a todos pelas boas vindas Very Happy

    Ola Ruben.
    Sim eu antes de as adquirir andei a "namora-las" um pouco, e nessa altura tentei adquirir alguma info nelas, ja para não fazer erros, nomeadamente mudar as plantas para outros vasos com substrato errado hehe. Actualmente dou-lhes o maximo de sol que é possivel onde vivo, durante as 7:30h da manha, ate cerca das 2h da tarde elas obtem sol directo. Encho-lhes o prato quase diariamente com agua destilada Very Happy...ocasionalmente (é mais forte do que eu) eu rego-as muito levemente por cima quando noto que a terra/musgo em cima se encontra demasiado seco.

    Assim que eu encontrar a minha câmara eu irei postar umas fotos aqui das pequenitas.

    Boas Camal3ao.
    Em relaçao as armadilhas espero que realmente seja esse o caso pois actualmente penso que das antigas (pois desde que a tenho ja pelo menos 4 novas armadilhas cresceram) apenas 2 fecham correctamente e uma delas morreu depois de ter digerido um almoço. Quase me senti tentado a cortar as que não fecham correctamente...mas quer fechem ou não são importantes para a fotossintese. Elas eram totalmente verdes quando as comprei mas desde que as tenho e estão ao sol todas elas ficaram vermelhas por dentro.

    Em relação a sarracenia realmente eu comprei-a porque era bastante diferente de todas as que estavam nesse orto. Os tubos eram (e são ainda) mt pequenos, estavam todos amontoados uns em cima dos outros, mas estavam todos perfeitamente formados...estes ultimos são muito maiores, crescem na parte exterior do vaso e são todos muito comprido e algo achatados, muito desengonçados...tambem alguns dos tubos antigos perderam algumas "tampas", elas penso que secaram/queimaram com o sol.

    Muito obrigado pelos vossos posts, e pelas boas vindas Very Happy
    João Oliveira
    João Oliveira
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Todas xD
    Mensagens : 1116
    Data de inscrição : 03/02/2010
    Idade : 28
    Localização : Leiria

    Apresentação Empty Re: Apresentação

    Mensagem por João Oliveira Seg Abr 25, 2011 7:50 am

    Bem-vindo!! Quero fotos Very Happy

    Conteúdo patrocinado


    Apresentação Empty Re: Apresentação

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 02, 2024 8:59 am