CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


3 participantes

    Pinguicula desmorona-se!

    t7
    t7
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 18/03/2011
    Localização : Oeiras

    Pinguicula desmorona-se! Empty Pinguicula desmorona-se!

    Mensagem por t7 Sáb Jul 30, 2011 9:14 am

    Viva!

    Deparei-me com uma situação bastante inesperada relacionada com a minha Pinguicula...Ontem, depois de dar de beber à minha plantinha, aventurei-me a tirar uma folha que estava seca mais junto à terra e a planta literalmente desmoronou-se... Shocked A única razão que encontro para o espectáculo com que me deparei é o de excesso de água o que me custa a acreditar porque a água nunca causou alguma alteração na planta. Foi sempre religiosamente regada de manhã todos os dias ou quase todos e na mesma quantidade...não percebo. Foi sempre das mais bonitas das carnívoras, produzindo sempre muitas folhas, até deu 2 flores à bem pouco tempo e num espaço de uma semana começou a ficar estranha meia atrofiada, até que ontem...desmoronou,nem sei como se manteve "montada" dequela forma...

    ... Sad É possível uma confirmação da razão do óbito da minha planta de acordo com o que aconteceu ou poderá ter a ver com outro factor?

    Obrigada e bom resto de fim-de-semana!

    T
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Pinguicula desmorona-se! Empty Re: Pinguicula desmorona-se!

    Mensagem por Daniel Candeias Dom Jul 31, 2011 8:52 am

    É possível que tenha ajudado, juntando isso ao facto de estar fragilizada. Já me aconteceu praticamente o mesmo ao estar a arrancar folhas saudaveis para clones, a uma Weser, mas lá se safou..

    Usas turfa no solo? Se usares, pode estar na origem da sensibilização das folhas e raízes. Tinhas notado as raizes a saltarem fora do solo? Não reparaste se junto ao centro da roseta, onde as folhas se desenvolvem, haveria uns pontinhos pretos junto à base da folha, e bordas?
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Pinguicula desmorona-se! Empty Re: Pinguicula desmorona-se!

    Mensagem por cp_produtos Dom Jul 31, 2011 10:21 am

    Usa as folhas para leaf cutting e pode ser que em vez de uma fiques com mais, ás vezes as plantas podem ter algum problema sem razão aparente, podes ter dois vasos lado a lado de uma mesma especie e certo dia uma delas dar-lhe um "ataque", ás vezes não significa que estamos a fazer algo mal.

    .
    t7
    t7
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 18/03/2011
    Localização : Oeiras

    Pinguicula desmorona-se! Empty Re: Pinguicula desmorona-se!

    Mensagem por t7 Seg Ago 01, 2011 2:01 am

    Bom dia!

    Obrigada pelas respostas! No entanto...:
    Daniel: Turfa no solo? Não sei se o solo tinha turfa, a planta estava no vaso de origem como me foi oferecida. Isso dos solos é uma coisa que não percebo muito bem... Embarassed Embarassed Não havia raízes a sair nem pontinhos pretos, estava normal...não percebo.

    Cp_Produtos: Quando postei esta mensagem aproveitei para ver se encontrava respostas e mais algumas coisas sobre a pingui e li um tópico precisamente sobre a sua clonagem, o que me deixou entusiasmada com o facto de poder ainda haver uma chance de não perder a minha planta na totalidade. Fui a correr para a varanda para ver as folhas e para minha desilusão, todas as folhas estavam com o seu "caule", portanto, a parte que liga a folha à planta, castanho . Ou seja, sem hipótese para a clonagem...

    De qualquer forma, obrigada pelas respostas. Deve ter sido mesmo excesso de água e da próxima terei mais cuidado com a rega. Nunca pensei que me pudesse custar a minha planta. Fico agora em alerta para as minhas droseras e a sarracenia.

    Por acaso não sabem onde posso arranjar uma nova Pinguicula? Ou rebento desta?

    Cumprimentos carnívoros!
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Pinguicula desmorona-se! Empty Re: Pinguicula desmorona-se!

    Mensagem por cp_produtos Seg Ago 01, 2011 2:19 am

    Fico agora em alerta para as minhas droseras e a sarracenia.

    As droseras e as sarracenias é só meteres um prato sempre com água por baixo, não há que enganar e não morrem por regares a mais Smile

    Qual era a tua pinguicula ?

    .
    t7
    t7
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 18/03/2011
    Localização : Oeiras

    Pinguicula desmorona-se! Empty Re: Pinguicula desmorona-se!

    Mensagem por t7 Seg Ago 01, 2011 4:57 am

    Ai é? É que dado o acontecimento, deixei a terra das droseras e sarracenia secar um pouco. Estão sempre bastante húmidas do género da terra de um pântano, com bastante musgo. O vaso da pinguicula era a mesma coisa.

    Ainda bem que me disseste isso!

    A minha pinguicula era das normais, como se fosse uma violeta. Era das comuns creio...

    Cumprimentos!!
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Pinguicula desmorona-se! Empty Re: Pinguicula desmorona-se!

    Mensagem por Daniel Candeias Seg Ago 01, 2011 8:18 am

    das normais, comuns... isso são todas man lol!

    Very Happy
    t7
    t7
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 18/03/2011
    Localização : Oeiras

    Pinguicula desmorona-se! Empty Re: Pinguicula desmorona-se!

    Mensagem por t7 Seg Ago 01, 2011 10:50 am

    Fui fazer mais umas pesquisas e encontrei uma coisas interessantes...! study
    Bom a minha Pinguicula era a vulgaris .

    No entanto, referi que a planta tinha dado flor (esta já estava seca há mais de uma semana) e não lhe toquei até ao desmoronamento.

    Questão: é possível quando retirei a planta e a flor seca tenham caido sementes à terra?

    E se sim, quanto tempo leva a germinação da semente pingucula?

    Andei à procura da resposta e não encontrei...
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Pinguicula desmorona-se! Empty Re: Pinguicula desmorona-se!

    Mensagem por cp_produtos Ter Ago 02, 2011 9:43 am

    Onde compraste a pinguicula ?

    Se foi numa qualquer superfície comercial é muito pouco provável que seja uma P. vulgaris.

    Sementes precisas de ter muita sorte, a maior parte das pinguiculas não se auto polinizam.

    .

    Conteúdo patrocinado


    Pinguicula desmorona-se! Empty Re: Pinguicula desmorona-se!

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 02, 2024 2:17 pm