CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+2
Bruno Abreu
AMP
6 participantes

    Dionaea e Drosera - O Inicio...

    avatar
    AMP
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 23/08/2011

    Dionaea e Drosera - O Inicio... Empty Dionaea e Drosera - O Inicio...

    Mensagem por AMP Qui Ago 25, 2011 11:13 am

    Apresento-vos as minhas primeiras plantas, acabadinhas de plantar e tomar banho. Penso que fiz tudo certo, conforme ia colocando a turfa e a perlite ia sempre molhando com um borrifador que comprei juntamente com os vasos para que as camadas de turfa que ia sobrepondo para que ficasse húmida uniformemente.

    Queria agradecer ao Bruno Abreu, o cuidado e atenção que teve no envio das plantas, tudo muito bem protegido e acondicionado. Obrigado.

    Atenção que esta é a minha 1ª experiência com plantas.

    Deixo-vos com umas fotos das minhas duas pequenas:
    (desculpem a qualidade das fotos, mas ficaram assim devido ao upload)
    Dionaea e Drosera - O Inicio... DSCF0764
    ^^^^Aqui estão elas fresquinhas e molhadinhas^^^^
    Dionaea e Drosera - O Inicio... DSCF0768
    ^^^^Como podem ver as armadilhas estão todas fechadas. É normal? Ou elas abrem posteriormente?^^^^
    Dionaea e Drosera - O Inicio... DSCF0776
    ^^^^Este ramo esta um bocado escurecido e não tem a solidez que os restantes. Será que vai morrer? ^^^^
    Dionaea e Drosera - O Inicio... DSCF0784
    ^^^^Como podem verificar as armadilhas estão todas fechadas... Quero vê-las a caçar Very Happy ^^^^
    Dionaea e Drosera - O Inicio... DSCF0777
    ^^^^Nota-se que estão a nascer novas armadilhas e outras já foram cortadas^^^^
    Dionaea e Drosera - O Inicio... DSCF0786
    ^^^^Coloquei uma moeda para terem a noção do tamanho^^^^
    Dionaea e Drosera - O Inicio... DSCF0787
    Dionaea e Drosera - O Inicio... DSCF0770
    ^^^^ A minha Drosera Capensis ^^^^
    Dionaea e Drosera - O Inicio... DSCF0778
    Dionaea e Drosera - O Inicio... DSCF0779
    ^^^^Esta planta vinha ligeiramente com os ramos em baixo e com baixa vitalidade, como podem verificar coloquei-os dispostos acompanhar a circunferencia do vaso para ver se arrebitam, não sei se será o mais correcto^^^^

    Na colocação da turfa, comprimi-a só ligeiramente, não pressionei muito para não ficar o solo muito prensado, acham que fiz bem? Caso algum ramo seque ou morra deixo secar totalmente e corto junto ao centro, certo?

    Qual a média de idade que estas plantas duram? Acham que as minhas vão crescer mais um bocado?

    Amanhã de manhã, se S. Pedro ajudar já vão apanhar uns banho de sol, pode ser que fiquem com outra vitalidade.

    Agradecia qualquer tipo de comentário, correcção ou opinião construtiva.

    Obrigado e Cumprimentos.
    Bruno Abreu
    Bruno Abreu
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 478
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 39
    Localização : Valença

    Dionaea e Drosera - O Inicio... Empty Re: Dionaea e Drosera - O Inicio...

    Mensagem por Bruno Abreu Qui Ago 25, 2011 11:52 am

    Olá! Realmente elas abalam um pouco com a viagem mas a ver se arrebitam bem. A dionaea chegou com as bocas todas fechadas como previa. Como podes ver há duas folhas que já estão a ficar pretas. Significa que chegaram ao fim do seu ciclo e vão ser reabsorvidas. Cada folha só fecha 3 ou 4 vezes e depois seca. Quando tiverem pretas podes cortar para evitar fungos.

    Também te aconselhava a enterrar um pouco mais a dionaea. A parte branca deve ficar abaixo do nível do solo.

    Também te posso adiantar mais ou menos o ciclo dessa planta. No início da primavera começa a lançar folhas mais longas e levantadas, depois la pra meio do verão passa a produzir folhas junto ao solo mais curtas mas com as bocas maiores. Ai ainda consegues ver as duas últimas folhas longas que ela produziu.

    A capensis realmente tá um pouco muchinha e perdeu a sua cola. Mas acredito que depressa se desenvolverá. Não a coloques de repente ao sol o dia todo porque eu tinha-a com luz filtrada. Só apanhava sol de manhã umas três horas. Mas se a habituares aos poucos pode estar o dia todo ao sol (todos os dias aumentar um pouco a duração que apanha luz solar).

    Está descansado que estas plantas duram muito tempo se forem bem tratadas. E reproduzem-se facilmente.

    De resto tenho a dizer-te que tentei embalá-las o melhor que pude para stressarem o menos possível.

    Parece-me que agora só têm a melhorar. No entanto se algo correr mal diz logo que eu envio-te outra!

    Aguardo as evoluções!!!

    Eu é que agradeço! Wink
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    Dionaea e Drosera - O Inicio... Empty Re: Dionaea e Drosera - O Inicio...

    Mensagem por werds Qui Ago 25, 2011 1:06 pm

    gostava so de acrescentar que nao devias borrifar a capensis pois tira a cola estas plantas duram pelo menos 20 anos e molha mais o solo quanto ao sol por exemplo amanha poes 1 hora depois no dia seguinte duas horas e assim sucessivamente
    avatar
    AMP
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 23/08/2011

    Dionaea e Drosera - O Inicio... Empty Re: Dionaea e Drosera - O Inicio...

    Mensagem por AMP Qui Ago 25, 2011 3:44 pm

    No sitio onde estão devem apanhar 3-4 horas de sol logo pela manhã, penso que deve chegar. Em relação à cola, elas já vinham sem ela, mas daqui para a frente vou tentar evitar borrifar a capensis.

    Amanhã tenho que enterrar mais a Dionaea como o Bruno aconselhou. Espero que para a próxima semana a capensis ganhe alguma vitalidade, ainda está debilitada da dura viagem.
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Dionaea e Drosera - O Inicio... Empty Re: Dionaea e Drosera - O Inicio...

    Mensagem por Daniel Candeias Sex Ago 26, 2011 1:57 am

    Está óptimo pá Very Happy

    Agora só precisam é de sol, e o tempo encarrega-se disso. Daqui a 1 mês já não reconheces a dionaea Very Happy
    Franklim
    Franklim
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : dionaea (para já)
    Mensagens : 77
    Data de inscrição : 21/06/2010
    Idade : 46
    Localização : Vila Nova do Ceira - Góis

    Dionaea e Drosera - O Inicio... Empty Re: Dionaea e Drosera - O Inicio...

    Mensagem por Franklim Sex Ago 26, 2011 2:51 am

    Daniel Candeias escreveu:Está óptimo pá Very Happy

    Agora só precisam é de sol, e o tempo encarrega-se disso. Daqui a 1 mês já não reconheces a dionaea Very Happy



    Também acho que está tudo bem. Uma viagem para uma capensis deixa sempre marca, mas nada de alarmante
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Dionaea e Drosera - O Inicio... Empty Re: Dionaea e Drosera - O Inicio...

    Mensagem por cp_produtos Sex Ago 26, 2011 2:41 pm

    Pois daqui a um mês já não a reconheces porque até vai começar a entrar em dormencia... tendo em conta que daqui a um mês é fim de setembro...

    .
    avatar
    AMP
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 23/08/2011

    Dionaea e Drosera - O Inicio... Empty Re: Dionaea e Drosera - O Inicio...

    Mensagem por AMP Seg Ago 29, 2011 4:11 am

    Este fds estive ausente e deixei as minhas plantas com uma boa reserva de água.

    Ontem quando cheguei e as vi... a Dionaea já tem pelo menos 4 armadilhas abertas, a capensis continua igual, ainda sem sinais de cola, penso que também a tenho que enterrar mais um bocado. A Capensis é a que me consome mais água, cerca do dobro da Dionaea.

    Ninguém tem conhecimento de uma mini estufa ou suporte de plantas para proteger as minhas do meu gato? Assim evitava estar sempre com a porta do quarto trancada, pois ele adora tudo que seja plantas e se as apanha a jeito dá-me cabo delas.
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    Dionaea e Drosera - O Inicio... Empty Re: Dionaea e Drosera - O Inicio...

    Mensagem por werds Seg Ago 29, 2011 5:59 am

    no aki há estufas
    Bruno Abreu
    Bruno Abreu
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 478
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 39
    Localização : Valença

    Dionaea e Drosera - O Inicio... Empty Re: Dionaea e Drosera - O Inicio...

    Mensagem por Bruno Abreu Seg Ago 29, 2011 10:15 am

    Os gatos são tramados! A minha adora entrar na estufa e começar a trepar pelos troncos acima! Razz

    Já reparaste se a capensis está a desenvolver novas folhas? Não necessitas de enterrar mais. Se não desenvolve gotas pode ser sol a mais (que ainda não esteja habituada) ou então estar num sítio com muito vento. Isto claro numa planta estavel. Como ela ainda agora passou pelo que passou é necessário ter mais um pouco de paciência.

    Wink
    avatar
    AMP
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 23/08/2011

    Dionaea e Drosera - O Inicio... Empty Re: Dionaea e Drosera - O Inicio...

    Mensagem por AMP Seg Ago 29, 2011 12:29 pm

    Pois, mas o meu gato come tudo o que é plantas.Estufas pequenas não encontrei nada. Estou a pensar comprar um suporte para velas todo em vidro e com aberturas, foi a unica solução que encontrei para o animal não me dar cabo das plantas. Assim poderei leva-las para qualquer compartimento sem problemas, e escuso de me preocupar em trancar portas.

    Pelas fotos não dá para ver muito bem, mas penso que a capensis está um pouco acima do solo, penso que terei que a enterrar cerca de 1 a 2 cm.
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    Dionaea e Drosera - O Inicio... Empty Re: Dionaea e Drosera - O Inicio...

    Mensagem por werds Ter Ago 30, 2011 2:11 am

    a capensis está bem assim como está , aliás elas com o passar do tempo criam raízes aéreas portanto não te preocupes
    se deixares as plantas dentro desse suporte de vidro tens de ter em conta que se puseres ao sol elas vão queimar pois o vidro aumenta a temperatura (corrijam-me se estiver enganado),e até podem morrer
    avatar
    AMP
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 23/08/2011

    Dionaea e Drosera - O Inicio... Empty Re: Dionaea e Drosera - O Inicio...

    Mensagem por AMP Qua Ago 31, 2011 12:46 am

    Infelizmente, ontem aconteceu o inevitavel e o que eu já temia. A minha namorada esqueceu-se de fechar a porta do quarto e o gato atacou as minhas 2 plantas.

    Nem quis acreditar quando vi tal cenário, a Capensis com metade dos ramos/armadilhas depenicados e ligeiramente arrancada do solo. A Dionaea com a maioria das armadilhas fechadas e grande parte delas com cortes e incompletas.

    Agora que elas estavam a ganhar alguma saude acontece-me isto... A Dionaea já tinha as armadilhas abertas e com novas em crescimento, a Capensis os novos ramos já cheios de cola e os anteriores estavam a ganhar cola aos poucos.

    Acabei de recuar nesta minha nova experiencia, se vinham debilitadas da viagem, então agora estão piores.

    Que azar... Resta-me cuidar delas da mesma forma e aguardar melhorias.
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    Dionaea e Drosera - O Inicio... Empty Re: Dionaea e Drosera - O Inicio...

    Mensagem por werds Qua Ago 31, 2011 2:52 am

    dá um pontapé no gato Twisted Evil
    não agora a sério , ainda é possível elas recuperarem a capensis é conhecida como a sobrevivente pois é muito resisitente , quando é atacada por pulgões até as armadilhas começam a formar-se de maneira a que se virem para a parte de trás da armadilha para apanharem os pulgões e a dionaea na natureza quando á incêndios todas as armadilhas e folhas desaparecem , mas a raiz consegue sempre sobreviver(corrijam-me se estiver errado)
    avatar
    AMP
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 23/08/2011

    Dionaea e Drosera - O Inicio... Empty Re: Dionaea e Drosera - O Inicio...

    Mensagem por AMP Qua Ago 31, 2011 3:25 am

    O gato nem à pancada vai lá, não vale a pena, mas já lhe cheguei bem, tem que aprender...

    Espero bem que a Capensis sobreviva, a Dionaea sofreu pouco e vai se safar de certeza, agora a Capensis vai ser demorado.

    Ainda pensei em comprar novas plantas, mas como estas foram as minhas primeiras, tenho que as estimar e cuidar até morrerem.

    Assim que tiver oportunidade (talvez só amanhã) coloco aqui fotos da tragédia.

    Conteúdo patrocinado


    Dionaea e Drosera - O Inicio... Empty Re: Dionaea e Drosera - O Inicio...

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg maio 06, 2024 10:42 am