CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+6
João Oliveira
Ricardo Miranda
cp_produtos
ReasonX
Diamantino
Hugo Rodrigues
10 participantes

    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!!

    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Empty Transformação de uma pekena estufa em terrario!!!

    Mensagem por Hugo Rodrigues Sex Out 30, 2009 9:17 pm

    Como tinha dito, estava a pensar construir um terrario em acrilico..mas comecei a pensar melhor, e visto ke ja tinha uma pekena estufa ka em kasa, decidi aproveita la melhor, e tranforma la num terrario gigante Laughing eheh..

    Comprei uma lampada de 125w da Agrolite e adaptei a á estufa, conjuntamente com uma luminaria para poder ter uma lampada daylight tb..
    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Dsc02835

    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Dsc02839d

    AKi esta a lampada, com um refletor ke akabei por comprar tb..
    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Dsc02836

    Imagens dos primeiros testes, tais como verificar a distancia ke as lampadas tinham das plantas, intensidade da iluminaçao, etc..
    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Dsc02840

    E fez se luz sunny eheh..
    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Dsc02841

    Ate tem uma "aura" roxa á volta lol!
    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Dsc02844xv

    Ja perto do resultado final Very Happy
    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Dsc02846m

    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Dsc02851of

    E por fim, as plantinhas ja arrumadinhas Very Happy espero bem le gostem destas novas condiçoes Razz
    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Dsc02850p

    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Dsc02849j

    ja agr, aki fika o meu "pseudo berçario" Razz
    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Dsc02847k

    agr so falta msm acabar de cobrir os lados com mylar, para reter mais luz la dentro..

    Opinioes, sugestoes Question Question Question ke me dizem da minha ideia Question Question Question
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Empty Re: Transformação de uma pekena estufa em terrario!!!

    Mensagem por Diamantino Sáb Out 31, 2009 12:19 am

    acho uma excelente ideia, agora só falta mesmo colocares película reflectora para a luz ficar mais espalhada pela estufa.
    ReasonX
    ReasonX
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 229
    Data de inscrição : 07/03/2009
    Idade : 46
    Localização : Porto

    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Empty Re: Transformação de uma pekena estufa em terrario!!!

    Mensagem por ReasonX Sáb Out 31, 2009 2:06 am

    a compra da lampada e reflector foi uma optima compra.
    tens ai uma boa estufa, so te falta mesmo cobrir os lados completamente com a pelicula reflectora.

    continua tas a ir bem! Smile
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Empty Re: Transformação de uma pekena estufa em terrario!!!

    Mensagem por cp_produtos Sáb Out 31, 2009 3:30 am

    Tenho algumas observações a fazer, as lampadas dentro da estufa vão aumentar bastante a temperatura, convém ficar atento.

    E reparo que tens plantas incompativeis para estarem juntas durante a epoca fria, por exemplo as nepenthes e as sarracenias, as nepenthes não gostamde frio e as sarracenias precisam de dormencia.

    .
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Empty Re: Transformação de uma pekena estufa em terrario!!!

    Mensagem por Hugo Rodrigues Sáb Out 31, 2009 4:13 am

    Tenho algumas observações a fazer, as lampadas dentro da estufa vão aumentar bastante a temperatura, convém ficar atento.

    deixei ligada desde ontem, hj ja apanhou com algum sol directo, desde o nascer ate cerca das 11h, e para ja as temperaturas estao estaveis a volta dos 32º..mas tb ainda me falta meter alguma ventilaçao..tava a pensar em 1 ou 2 ventoinhas de computador..

    E reparo que tens plantas incompativeis para estarem juntas durante a epoca fria, por exemplo as nepenthes e as sarracenias, as nepenthes não gostamde frio e as sarracenias precisam de dormencia.

    Maioria dakelas sarracenias vao para a varanda para poderem entrar em dormencia, mas como ainda sao mt jovens, 2 n lhes vou dar dormencia este ano, e outras vou tentar induzir a dormencia um pc mais tarde..como ainda sao plantas bastante jovens, creio ke n lhes fara mal n ter dormencia 1 ano..
    ReasonX
    ReasonX
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 229
    Data de inscrição : 07/03/2009
    Idade : 46
    Localização : Porto

    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Empty Re: Transformação de uma pekena estufa em terrario!!!

    Mensagem por ReasonX Sáb Out 31, 2009 2:59 pm

    a ventilaçao é um factor importante.
    com 2 fans de 8/12cm de cpu fazes a festa, poes um em baixo e outro em cima em lugares opostos para fazer circular ar.
    um a introduzir ar e outro a extrair. Wink
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Empty Re: Transformação de uma pekena estufa em terrario!!!

    Mensagem por Ricardo Miranda Sáb Out 31, 2009 3:30 pm

    Obrigado por partilhares isto connosco, é sem duvida uma boa ideia. Quem sabe eu não siga o teu exemplo e faço uma igual para as sementeiras...
    Parabéns, belo projecto!!!
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Empty Re: Transformação de uma pekena estufa em terrario!!!

    Mensagem por Hugo Rodrigues Sáb Out 31, 2009 3:47 pm

    Parabéns, belo projecto!!!

    brigado Razz nasceu assim do nd, lembrei me de experimentar e afinal resultou mt bem..eu aproveitei uma estufa, mas um projecto deste genero aplica se mt bem a kualker armario deste tipo..

    a ventilaçao é um factor importante.
    com 2 fans de 8/12cm de cpu fazes a festa, poes um em baixo e outro em cima em lugares opostos para fazer circular ar.
    um a introduzir ar e outro a extrair. Wink

    é exatamente isso ke estou a pensar, meter 2 em cantos opostos de forma a criar uma circulaçao controlada de ar..
    João Oliveira
    João Oliveira
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Todas xD
    Mensagens : 1116
    Data de inscrição : 03/02/2010
    Idade : 28
    Localização : Leiria

    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Empty Re: Transformação de uma pekena estufa em terrario!!!

    Mensagem por João Oliveira Dom Fev 07, 2010 9:25 am

    quanto é ke custou a estufa?
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Empty Re: Transformação de uma pekena estufa em terrario!!!

    Mensagem por Hugo Rodrigues Dom Fev 07, 2010 1:25 pm

    comprei a no AKI, por 25€..
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Empty Re: Transformação de uma pekena estufa em terrario!!!

    Mensagem por CAMAL3AO Dom Fev 07, 2010 1:40 pm

    Gelly parabéns Smile só me posso pronunciar pelo seu visual, pois as caracteristicas tecnicas ainda nao as domino, mas assim à primeira vista está muito bonita Wink O visual tb conta Wink

    Já agora, põe um strobe e umas colunas com trance psicadélico Very Happy bounce To a brinkar
    João Oliveira
    João Oliveira
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Todas xD
    Mensagens : 1116
    Data de inscrição : 03/02/2010
    Idade : 28
    Localização : Leiria

    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Empty Re: Transformação de uma pekena estufa em terrario!!!

    Mensagem por João Oliveira Seg Fev 08, 2010 4:23 am

    só falta vires a minha casa daki a um tempito montar um terrário parecido com esse ke fizeste
    Sérgio Amorim
    Sérgio Amorim
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Sarracenia psittacina
    Mensagens : 843
    Data de inscrição : 09/11/2009
    Idade : 38
    Localização : São Martinho do Bispo, Coimbra, Portugal

    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Empty Re: Transformação de uma pekena estufa em terrario!!!

    Mensagem por Sérgio Amorim Seg Fev 08, 2010 4:42 am

    Boas Gelly. Eu vi nas tua fotografias que tens um Termómetro/Higrómetro digital.

    Gostaria de saber onde o compraste e quanto te custou.
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Empty Re: Transformação de uma pekena estufa em terrario!!!

    Mensagem por Hugo Rodrigues Seg Fev 08, 2010 6:26 am

    Boas Gelly. Eu vi nas tua fotografias que tens um Termómetro/Higrómetro digital.

    comprei o na cocniscitiva..julgo ke fikou á volta de 25€, +ou-..
    Sérgio Amorim
    Sérgio Amorim
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Sarracenia psittacina
    Mensagens : 843
    Data de inscrição : 09/11/2009
    Idade : 38
    Localização : São Martinho do Bispo, Coimbra, Portugal

    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Empty Re: Transformação de uma pekena estufa em terrario!!!

    Mensagem por Sérgio Amorim Seg Fev 08, 2010 7:00 am

    Obrigado Hugo. Encontrei no site da Cognoscitiva.

    Aqui fica o link:http://cognoscitiva.com/oscomerce/product_info.php?products_id=613
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Empty Re: Transformação de uma pekena estufa em terrario!!!

    Mensagem por Hugo Rodrigues Seg Fev 08, 2010 7:28 am

    è isso msm..axo ke se torna bastante util, ate pk tem um cabo com sensor na ponta ke indica a temperatura exterior tb..
    avatar
    aidi
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 101
    Data de inscrição : 02/02/2010
    Idade : 41
    Localização : França

    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Empty Re: Transformação de uma pekena estufa em terrario!!!

    Mensagem por aidi Seg Fev 08, 2010 10:25 am

    125 watts??? vais a torar as plantas Laughing
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Empty Re: Transformação de uma pekena estufa em terrario!!!

    Mensagem por Hugo Rodrigues Seg Fev 08, 2010 11:54 am

    125 watts??? vais a torar as plantas

    lol..essa lampada agr ate esta no terrario, mas 125w nakela mini estufa ate nem é mt..tendo em conta ke é uma lampada fria, nem elevava mt a temperatura..agr no terrario ja é diferente, ja akece um pc +, mas assim tb tenho temperaturas de 29, 30º de dia e 18, 20º de nt, o ke é optimo para as droseras, ke sao as unikas ke la estao..
    avatar
    aidi
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 101
    Data de inscrição : 02/02/2010
    Idade : 41
    Localização : França

    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Empty Re: Transformação de uma pekena estufa em terrario!!!

    Mensagem por aidi Ter Fev 09, 2010 12:54 am

    pois, na estufa nao faz grande coisa mas tenho um amigo aqui que poz uma num terrario...torrou as plantinhas todas, depois pos-a 30cm minimo acima das plantas, e era um pouco melhor, ja nao matou mais nada Smile
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Empty Re: Transformação de uma pekena estufa em terrario!!!

    Mensagem por Daniel Candeias Dom Fev 21, 2010 5:59 pm

    Está muito bom. Bem aproveitado. Já agora, podes.me explicar a função da Lampadazorra k meteste aí ?
    Eu uso uma de Aquario (violeta), reparei k usas uma fluorescente e outra Agrolite (talvez?)...
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Empty Re: Transformação de uma pekena estufa em terrario!!!

    Mensagem por Hugo Rodrigues Seg Fev 22, 2010 6:52 am

    Já agora, podes.me explicar a função da Lampadazorra k meteste aí ?

    é pas droseras..eu axo ke por mt luz artificial ke lhes des, nc xega de perto á luz ke recebem do sol, e isso nota se na coloração das plantas..por isso gosto de lhes dar kuanto + luz possivel, para ke fikem com colorações bonitas..so para teres uma noção, a luz solar tem valores de aproximadamente entre 50000 - 100000 lux, isto num dia limpo, sem nuvens..eu no terrario das droseras (onde ta essa lampada, Agrolite 125w + 2 lampadas daylight) tenho valores de 6500 - 11000 lux, o ke ekivale a um dia com algumas nuvens, meio po nebulado..e com valores + baixos as plantas n fikam com akele tom avermelhado ke eu tanto gosto Very Happy

    Conteúdo patrocinado


    Transformação de uma pekena estufa em terrario!!! Empty Re: Transformação de uma pekena estufa em terrario!!!

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg maio 06, 2024 2:46 pm