CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


3 participantes

    A Pinguicula que queria ser uma Orquídea

    rdrgobra
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 740
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 51
    Localização : Mogi das Cruzes - Brasil

    A Pinguicula que queria ser uma Orquídea Empty A Pinguicula que queria ser uma Orquídea

    Mensagem por rdrgobra Qua Jul 25, 2012 1:35 pm

    Dando um tempo nas Droseras tuberosas, resolvi dedicar um tópico a uma planta carnívora muito bonita que descobri há pouco tempo. Conhecida como P. orchidioides, ela se distingue das demais plantas do género por possuir uma belíssima flor muito semelhante a uma Orquídea.

    É encontrada no México e Guatemala, respectivamente nos estados mexicanos de Oaxaca/Guerrero e departamento guatemalteco de Sololá. Habita solos argilosos, ou encostas úmidas.

    No inverno produz folhas não carnívoras com o objetivo de se preparar para a dormência. Embora possa se propagar por sementes, a planta obtém maior sucesso se proliferando por meio de brotações que saem dos estolões que gera em torno de seu bulbo, ou seja, perfilha formando um amontoado de clones da planta mãe.

    Suas flores são uma mistura de violeta e púrpura, e quando polinizadas produzem uma cápsula contendo centenas de sementes, cada uma com 1 mm de comprimento.

    Abaixo seguem algumas imagens dos locais de sua incidência, bem como da planta propriamente dita:

    Localização

    A Pinguicula que queria ser uma Orquídea 640px-Pinguicula_orchidioides_distribution.svg

    P. orchidioides

    A Pinguicula que queria ser uma Orquídea P_orchidioides_S_Juarez14(LR)

    P. orchidioides - Close

    A Pinguicula que queria ser uma Orquídea 412px-Pinguicula_orchidioides_stolons

    Flor

    A Pinguicula que queria ser uma Orquídea 520px-Pinguicula_orchidioides_flower

    Detalhe do bulbo com um estolão

    A Pinguicula que queria ser uma Orquídea 640px-Pinguicula_orchidioides_uprooted

    Obs.: Alguns entusiastas do cultivo de PCs consideram esta planta uma “erva daninha” pela quantidade de sementes que gera e facilidade de proliferação por via assexuada (clones).

    Abs,

    Rodrigo F. Costa

    Fontes:

    http://www.pinguicula.org/A_world_of_Pinguicula_2/Pages/Postcard_5.htm

    http://cpphotofinder.com/pinguicula-orchidioides-318.html

    http://en.wikipedia.org/wiki/Pinguicula_orchidioides
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    A Pinguicula que queria ser uma Orquídea Empty Re: A Pinguicula que queria ser uma Orquídea

    Mensagem por werds Qua Jul 25, 2012 1:37 pm

    Acho que todas as pinguiculas deitam muita quantidade de sementes,essa parece-se bastante com a pinguicula lusitanica(nas folhas), corrijam-me se estiver enganado mas para ser clonado tem de se arrancar uma folha, algo que só é possível se for com ajuda humana,certo?
    rdrgobra
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 740
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 51
    Localização : Mogi das Cruzes - Brasil

    A Pinguicula que queria ser uma Orquídea Empty Re: A Pinguicula que queria ser uma Orquídea

    Mensagem por rdrgobra Qua Jul 25, 2012 1:49 pm

    No caso desta planta Werds, ela se prolifera de maneira assexuada sem a necessidade de interfência humana, pelo menos esta é a informação contida em minhas fontes. Em seu habitat ela perfilha, formando amontoados de Pinguiculas clones em torno da planta mãe. Essa característica se mantém em cultivo.

    Abs,

    Rodrigo F. Costa
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    A Pinguicula que queria ser uma Orquídea Empty Re: A Pinguicula que queria ser uma Orquídea

    Mensagem por werds Qua Jul 25, 2012 1:51 pm

    Mas nesse caso não é clonagem, mas sim reprodução assexuada, devem ser rebentos que nascem das raízes da planta-mãe
    rdrgobra
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 740
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 51
    Localização : Mogi das Cruzes - Brasil

    A Pinguicula que queria ser uma Orquídea Empty Re: A Pinguicula que queria ser uma Orquídea

    Mensagem por rdrgobra Qua Jul 25, 2012 1:55 pm

    De uma olhada neste artigo http://pt.wikipedia.org/wiki/Reprodu%C3%A7%C3%A3o_assexuada e tire suas conclusões.

    Abs,

    Rodrigo F. Costa
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    A Pinguicula que queria ser uma Orquídea Empty Re: A Pinguicula que queria ser uma Orquídea

    Mensagem por werds Qua Jul 25, 2012 2:05 pm

    Ok,tudo bem
    luis zhang
    luis zhang
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Drosophylum lusitanicum
    Mensagens : 646
    Data de inscrição : 09/05/2010
    Idade : 30
    Localização : Porto

    A Pinguicula que queria ser uma Orquídea Empty Re: A Pinguicula que queria ser uma Orquídea

    Mensagem por luis zhang Qua Jul 25, 2012 2:09 pm

    Extraordinaria, das poucas pinguiculas mexicanas que são quase tão expetaculares como as ibéricas (na minha opineão claro Laughing )

    PS: Essa das ervas daninhas é que me chateia, aqui na Europa tenho a ideia de que esta planta é bem rara em cultivo Sad
    rdrgobra
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 740
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 51
    Localização : Mogi das Cruzes - Brasil

    A Pinguicula que queria ser uma Orquídea Empty Re: A Pinguicula que queria ser uma Orquídea

    Mensagem por rdrgobra Qua Jul 25, 2012 2:17 pm

    luis zhang escreveu:PS: Essa das ervas daninhas é que me chateia, aqui na Europa tenho a ideia de que esta planta é bem rara em cultivo Sad

    Talvez hobbistas americanos e mexicanos tenham tido problemas de conter sua proliferação em seus cultivos, mas isto é só uma especulação.

    Abs,

    Rodrigo F. Costa

    Conteúdo patrocinado


    A Pinguicula que queria ser uma Orquídea Empty Re: A Pinguicula que queria ser uma Orquídea

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 1:34 pm