CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


3 participantes

    Perguntas de iniciante

    dambrosio
    dambrosio
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 23/11/2009

    Perguntas de iniciante Empty Perguntas de iniciante

    Mensagem por dambrosio Ter Nov 24, 2009 4:17 am

    Bom dia.

    Já faz algum tempo que eu sou um admirador destas pequenas maravilhas a que designamos de Plantas Carnivoras.
    Ora, depois de algum tempo a falar com um amigo meu que tambem anda nestas andanças, resolvi tambem começar "nisto" das plantas carnivoras Smile

    1º Ora a minha primeira pergunta é qual a espécie que me poderá facilitar o trabalho uma vez que me estou a iniciar ??
    2º Ja lendo alguns posts aqui no forum deparei-me com uma pequena maravilha que se chama terrario... ora eu vou ter de ter as minhas meninas no quarto (sotão), logo a luz do sol vai ser só por breves períodos. Como eu tenho um aquario parado em casa, será esta a melhor opção para mim ? Se sim, é muito dificil manter um terrario?

    Obrigado desde já,
    Domingos
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Perguntas de iniciante Empty Re: Perguntas de iniciante

    Mensagem por Ricardo Miranda Ter Nov 24, 2009 5:09 am

    Já existe essa informação aqui no forum, mas dou-te uma ajuda.
    As mais comuns de encontrar à venda e de mais fácil cultivo é a Drosera capensis e a Dionaea muscipula. São as plantas que normalmente qualquer cultivador se inicia por isso também as recomendo.
    Quanto ao ambiente necessário para as plantas carnívoras, neste momento que estamos em entrar no inverno, é uma estufa ou um terrário. Na tua situação a opção terrário é sem duvida a mais apropriada. Existe aqui informação sobre como se monta um terrário, a iluminação a usar, mas isso deixo para elementos com experiência no seu uso, um nunca tive um porque felizmente ainda tenho espaço e optei por estufa (mas um terrário no inferno é melhor que estufa sem duvida).

    Abraço, RM
    dambrosio
    dambrosio
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 23/11/2009

    Perguntas de iniciante Empty Re: Perguntas de iniciante

    Mensagem por dambrosio Ter Nov 24, 2009 5:23 am

    Obrigado mais uma vez Ricardo.

    bom então a menina vais ser uma Drosera capensis (apaixonei-me) .... agora vamos antes de mais ver o futuro terrario ... vou entrar em modo pesquisa Smile

    abraço,
    domingos
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    Perguntas de iniciante Empty Re: Perguntas de iniciante

    Mensagem por Hugo Rodrigues Ter Nov 24, 2009 6:45 am

    n é dificil montar e manter um terrario..talvez o mais complicado seja msm fazer a iluminação correcta para as plantas, dependendo do tamanho do terrario, teras de lhes adaptar umas kuantas lampadas, umas daylight e umas growlux (indicadas para plantas devido aos seu espectro luminoso), uma ventoinha dakelas para pc, de modo a teres algo ke faça circular o ar la dentro, e tens um terrario pronto a receber carnivoras..

    eu revesti o meu com mylar, deixei apenas a parte da frente destapada, pois o mylar reflete a luz e expande a por td o terrario..plo menos a parede de tras convem revestir, os lados ja serao mais opcionais, mas kuanto mais revestido tiver, mais a luz se espalhara la dentro..

    penso ke sejam estas as ideias base a ter sobre a montagem dum terrario para plantas..com a minha (ja alguma) experiencia, ke sem duvida a iluminação artificial é dos pontos mais fulcrais para a boa saude das plantas, por isso o meu conselho é investir bem na iluminação, estas sao plantas ke necessitam de mt luz, por exemplo, no meu terrario (60cm de comprimento, 35cm largura e 45cm de altura, pa teres uma ideia) uso 4 lampadas dakelas tubos, de 60cms, 2 daylight e 2 growlux..e ainda em relaçao as lampadas, tens de ter em atençao aos valores de lumens e kelvins..ai ja n te sei explicar mt bem a diferença pois eletricidade n é o meu forte, para kelvins o valor correto sera os 6500k, se encontrares dakelas daylight com 6400k esssas tb servem mt bem, e depois tens akelas ke deitam uma luz meio arroxeada, sao as growlux, msm proprias para plantas..se tiveres dificuldades a encontrar essas lampadas fala com o cp_productos aki do forum..

    espero ter ajudado Wink
    dambrosio
    dambrosio
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 23/11/2009

    Perguntas de iniciante Empty Re: Perguntas de iniciante

    Mensagem por dambrosio Ter Nov 24, 2009 7:22 am

    Gelly, ajudaste e de que maneira ... vou começar a ver os requisitos do meu terrario ... vou tirar umas fotos para verem como ele é ... e depois como vai ficando ... isto vai ter de ser com calma!

    Smile
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    Perguntas de iniciante Empty Re: Perguntas de iniciante

    Mensagem por Hugo Rodrigues Ter Nov 24, 2009 7:29 am

    Sim faz isso..com fotos fika + facil de dar umas dikas Wink

    Conteúdo patrocinado


    Perguntas de iniciante Empty Re: Perguntas de iniciante

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom Abr 28, 2024 8:53 am