CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


4 participantes

    Iniciante

    Nélia
    Nélia
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Drosera e Dionaea
    Mensagens : 23
    Data de inscrição : 19/11/2012
    Idade : 34
    Localização : Coimbra

    Iniciante Empty Iniciante

    Mensagem por Nélia Ter Nov 20, 2012 5:04 pm

    Olá a todos.

    Eu ainda não tenho nenhuma planta carnívora nem sei muito bem como são as condições de cultivo. Já estive a ver algumas e acho as dioneias bastante interessantes. Estou a pensar comprar sementes, mas já li que pode ser uma via muito morosa. Gostava que me ajudassem, opinassem quais são as carnívoras mais interessantes do vosso ponto de vista e me dessem umas noções relativas ao meio de cultura (condições de luz, temperatura, substracto, fertilização, etc). Enfim, quais os cuidados especiais a ter com uma planta destas Smile

    Obrigada
    rdrgobra
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 740
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 51
    Localização : Mogi das Cruzes - Brasil

    Iniciante Empty Re: Iniciante

    Mensagem por rdrgobra Qua Nov 21, 2012 5:02 am

    Olá Nélia, iniciar-se no cultivo de plantas carnívoras é algo fascinante, mas por experiência própria lhe desaconselho a começar por sementes, principalmente de Dionaeas, visto que as mesmas podem levar de 3 semanas a 3 meses para germinar e daí para a fase adulta mais ou menos 3 anos.

    Opte por uma planta adulta (de preferência uma Drosera capensis), pois aí já vai pegando os macetes de como cuidar dela. Deixe para tentar a propagação por sementes quando já tiver bastante conhecimento no hobby.

    Agora vamos as dicas de cultivo:

    1) Como substrato use turfa (sem fertilizantes) + perlita (ou areia de quartzo). Misture ambos de forma que resultem em um "solo" bem aerado.

    2) Para rega use água da chuva, destilada ou deionizada. Jamais use água da torneira, pois a mesma contêm cloro, nocivo as plantas carnívoras. O uso de um pratinho com água embaixo do vaso é algo bem vindo no cultivo das PCs, sendo desaconselhável apenas no caso de algumas plantas (Drosophyllum, Nepenthes, Cephalotus e algumas Pinguiculas mexicanas) que por terem raízes frágeis, tem a tendência de apodrecer com o acúmulo de água.

    3) O Sol e essencial para todas as PCs, mas note que algumas (Nepenthes, por exemplo) exigem que o mesmo seja indireto, uma vez que suas folhas são sensíveis a exposição solar direta. Outras como as Dionaeas e Sarracenias, gostam de Sol direto, sendo que a primeira fica com o interior das armadilhas vermelho quando exposta por no mínimo 6 h diárias. Evite apenas o período compreendido entre 12:00 h e 14:00 h, pois é o instante em que o Sol está mais forte.

    4) algumas plantas irão entrar em dormência no inverno (Dionaea, Sarracenia, Darlintonia, algumas Droseras e Pinguiculas de clima temperado), isso é normal e necessário ao seu completo desenvolvimento. As demais plantas (Nepenthes, Cephalotus, Droseras e Pinguiculas de clima tropical) devem ser recolhidas para um lugar aquecido, ficando assim protegidas do frio. O uso de iluminação artificial, faz-se necessário em alguns casos.

    4) Nunca use fertilizantes nas suas carnívoras, pois isto é fatal para elas. Essas plantas vivem em solos ácidos (plantas como o Drosophyllum e algumas Pinguiculas mexicanas preferem solos neutros ou alcalinos) e pobres em nutrientes.

    Acredito que isto tudo que escrevi baste para você. Se tiver outras dúvidas, pesquise no fórum e se não encontrar respostas pergunte que teremos o maior prazer em lhe ajudar.

    Abs,

    Rodrigo F. Costa



    Última edição por rdrgobra em Dom Jan 13, 2013 6:01 am, editado 1 vez(es)
    Nélia
    Nélia
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Drosera e Dionaea
    Mensagens : 23
    Data de inscrição : 19/11/2012
    Idade : 34
    Localização : Coimbra

    Iniciante Empty Re: Iniciante

    Mensagem por Nélia Qua Nov 21, 2012 6:35 am

    Obrigada pela ajuda. Achei estas dicas fundamentais =)Penso que me vão ser muito úteis daqui para a frente. Só mais uma questão, onde é que posso encontrar a planta adulta à venda? Em supermercados ou em locais de venda mais específicos?

    Cumprimentos
    rdrgobra
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 740
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 51
    Localização : Mogi das Cruzes - Brasil

    Iniciante Empty Re: Iniciante

    Mensagem por rdrgobra Qua Nov 21, 2012 6:56 am

    Nélia, dê uma olhada no tópico "Plantas, gemmae e sementes de carnívoras para venda", do forista TMCM. Entre em contato com ele por MP (PM como dizem por aí) e veja se o mesmo ainda dispões das plantas que esta vendendo.

    Até a próxima e fique na paz.

    Abs,

    Rodrigo F. Costa
    Nélia
    Nélia
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Drosera e Dionaea
    Mensagens : 23
    Data de inscrição : 19/11/2012
    Idade : 34
    Localização : Coimbra

    Iniciante Empty Re: Iniciante

    Mensagem por Nélia Qua Nov 21, 2012 9:24 am

    Muito obrigada =)
    Nélia
    Nélia
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Drosera e Dionaea
    Mensagens : 23
    Data de inscrição : 19/11/2012
    Idade : 34
    Localização : Coimbra

    Iniciante Empty Re: Iniciante

    Mensagem por Nélia Qua Nov 21, 2012 3:46 pm

    Ele ainda tinha e já as encomendei, agora só me falta conseguir mandar mensagem privada (parece que ainda não posso por ainda ter postado poucos tópicos) para lhe dar a minha morada. Mal posso esperar para as ver ^^
    TMCM
    TMCM
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Dionaea
    Mensagens : 215
    Data de inscrição : 08/10/2010
    Idade : 33
    Localização : Viseu / Aveiro

    Iniciante Empty Re: Iniciante

    Mensagem por TMCM Qua Nov 21, 2012 5:16 pm

    É verdade, não faz sentido isto do numero minimo de mensagens para poder mandar uma pm, pois se aguem quizer agir de má fé cria um post e faz spamm de mensagens...

    Já agora alguem sabe qual é o numero minimo de mensagens necessarias se para poder mandar uma pm?
    Nélia
    Nélia
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Drosera e Dionaea
    Mensagens : 23
    Data de inscrição : 19/11/2012
    Idade : 34
    Localização : Coimbra

    Iniciante Empty Re: Iniciante

    Mensagem por Nélia Qua Nov 21, 2012 5:55 pm

    A informação que me foi dada dizia que eram 20 mensagens. Também não são muitas Razz
    avatar
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 01/01/2013

    Iniciante Empty Re: Iniciante

    Mensagem por Zé Ter Jan 01, 2013 2:54 pm

    olá a quem ler Smile
    não tenho nenhuma planta carnivora, mas gostava de ter! Tenho são muitos cactus, sim aquelas plantas com alguns picos!
    Andava a ver coisas sobre cactus quando cai neste site, achei engraçado, registei-me..., mas não consegui enviar nenhuma mensagem...nem achei onde!
    Mas vamos ao que interessa, li alguns post e há quem ofereça plantas, será que alguem quer trocar uma carnivora por cactus, quem sabe encontravam outro hobbie...

    Cumps

    antonio neto cavaco @ sapo . pt (junte tudo.para obter o email correcto.. isto não me deixa por o email)
    rdrgobra
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 740
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 51
    Localização : Mogi das Cruzes - Brasil

    Iniciante Empty Re: Iniciante

    Mensagem por rdrgobra Ter Jan 01, 2013 3:29 pm

    Olá amigo, antes de postar mensagens peço que se identifique na sala de Apresentações, para que desta forma todos os membros desta comunidade possam conhecê-lo melhor e, assim sendo, estabelecer laços de amizade.

    Quanto ao seu pedido, o mesmo deve ser feito na sala de Ofertas, pois aqui destina-se exclusivamente a opinar sobre esta comunidade, sugerir algo novo ou esclarescer dúvidas referentes ao cultivo e outros assuntos afins.

    Abs,

    Rodrigo F. Costa

    Conteúdo patrocinado


    Iniciante Empty Re: Iniciante

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua maio 08, 2024 3:12 pm