CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


5 participantes

    Como tudo começou?

    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Como tudo começou? Empty Como tudo começou?

    Mensagem por CAMAL3AO Seg Fev 22, 2010 3:58 pm

    Olá a todos Smile
    Estava eu aqui no fórum, e num post do Michael, onde se sentia alguma emoção dizia, que ainda se lembrava da primeira vez quando comprou a sua primeira carnivora, ainda em escudos, pouco depois de sair de uma aula de francês, lembrei-me da minha história também Smile E lembrei-me então: Porque não conhecer as historias de todos os nossos membros de como começaram a gostar de plantas carnivoras? Ou como foi quando compraram a sua primeira planta?
    Acho que era optimo partilharmos com todos a nossa primeira experiencia, pois acredito que muitos de nós nos vamos identificar com as historias de cada um, e gostava também que todos os novos membros desta nossa comunidade unida e sobretudo AMIGA, também partilhassem conosco a sua historia e experiencia de: Como tudo começou? , à semelhança do tópico "apresentação".

    Espero que a ideia Pegue Smile e como fui eu a sugerir, começo eu por partilhar a minha historia Smile
    Como já a tinha partilhado na altura em ke fiz a minha apresentação, faço aqui um "copy"/"paste" desse mesmo post Wink

    Como tudo começou:

    Olá a todos
    O meu nome é Luís e as plantas carnívoras são agora a minha paixão
    Desde ha muito tempo, ainda era eu pekeno, que vi um documentário na televisao sobre plantas carnivoras e, como qualker criança, fikei de boca aberta admirado como é que uma planta era capaz de comer insectos LOL. Mais tarde, num passeio de domingo com os meus pais, fui dar comigo num viveiro de plantas e para meu espanto, tinham lá montes de dionaeas a venda, e curioso como sou, fui testar o mecanismo de captura, tocando com um pauzinho num pelo, deixando passar mais de 20 segundos e toquei de novo, não acontecendo nada, depois TESTEI o mecanismo dentro dos 20 segundos como o sr do documentario tinha referido e voilá, la se fechou a armadilha

    Desde essa altura, fikou o fascinio e o interesse em ter uma planta carnivora, mas só ha coisa de uma semana e já passados muitos anos, é que comprei uma dionaea típica, mas sinceramente, em muito mau estado (já sei que está em dormência), entretanto comprei uma outra, curiosamente com melhor aspecto e no mesmo dia uma sarracenia Hybrida.

    Pronto, já nao ha volta a dar, ja estou contagiado e cada vez mais interressado em cuidar e coleccionar plantas carnivoras.
    Admito a minha ignorancia nesta area, daí tentar ao maximo procurar na internet artigos, sites, blogs, kualker koisa que melhor me informasse como cuidar deste tipo de plantas, pois no viveiro onde comprei as duas ultimas, disseram que a agua e a terra era normal como todas as outras, mas eu já sabia que nao (ja tinha lido alguns artigos deste e de outros blogs), por isso ainda é mais urgente a existencia deste tipo de blogs e forums e de pessoas como vocês a partilharem as experiencias e o vosso saber com todos os outros.



    Cada vez sinto ke ha mais e mais a aprender, estou cada vez mais viciado neste mundo, e uma coisa leva a outra, e a outra, e agora quando saio à rua vejo as coisas com outros olhos, vejo a Natureza como não a via antes e tudo graças a uma comunidade como esta que tive o grande previlégio de encontrar, com pessoas como o Nélio, o Michael o Ricardo o Cp o Cedric o Diamantino entre MUITOS mais com a paciencia e a dedicação a kem ka está Smile


    Fikem Bem Wink
    Luís Martins


    Última edição por CAMAL3AO em Ter Fev 23, 2010 5:49 am, editado 1 vez(es)
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Como tudo começou? Empty Re: Como tudo começou?

    Mensagem por Diamantino Seg Fev 22, 2010 11:52 pm

    excelente ideia.
    Quando era mais pequeno tb vi um documentário e ficava fascinado, ao ver uma planta que aparentemente parece uma planta comum de repente comer insectos, parece coisa mesmo de outro mundo, estamos habituados a ver as plantas quietinhas e em harmonia nos seus cantinhos.
    Bem passando alguns anos a minha mãe falou-me que vendiam numa florista, plantas carnívoras, logo fiquei interessado, na altura ainda me lembro que a gente andava de trólei...lolol
    Mas infelizmente a gente na altura ainda não tinha a informação e conhecimento que a gente hoje possui e tem disponibilidade, na altura tinha sido uma drosera filiformis, só que a minha avó matou a planta ao deixa-la cair.
    Passando mais alguns anos fui a Feira Medieval de Santa Maria da Feira, em 2008 e encontrei lá uma barraquinha a vender Dioneias muscipula típica, como já sabia que havia muitas outras plantas e espécies decide comprar e começar a minha colecção.
    Acho que a internet deu uma grande ajuda em aprofundar os meus conhecimentos sobre as PC, porque quando era mais pequeno apesar de a minha avó ter deixado cair o vaso acho que mais tarde ao mais cedo ela iria morrer porque a nível de cuidados, não havia muita informação como hoje temos disponível, muito menos para uma criança muito nova como eu naquela altura.

    Abraços,
    Diamantino Peixoto
    João Oliveira
    João Oliveira
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Todas xD
    Mensagens : 1116
    Data de inscrição : 03/02/2010
    Idade : 28
    Localização : Leiria

    Como tudo começou? Empty Re: Como tudo começou?

    Mensagem por João Oliveira Ter Fev 23, 2010 3:45 am

    Como já sabem há 3 anos lectivos que comecei a fascinar-me pelas pc's mas depois de as ver morrer (não tinha a informação ke tenho hoje) parei uns 3 anos e agora voltei cheio de força e garra para uma nova chance.

    Então vou contar também a minha História:

    Saí da escola e fui para casa de um amigo de infância, ele tinha-me dito ke achou uma planta esquisita que se fechava quando tocada no centro da "boca", eu não acreditei. Quando chegámos a casa dele ele mostrou-me o mecanismo da planta então não sabem o ke ele fez Very Happy.
    O sacana pegou num pedaço de milho e colocou na boca da planta e ela comeu lol e depois com 1 chave de casa começou a fechar as bocas todas da planta ´só pela diversão (coitada Neutral ) e eu passei a acreditar na história que ele me tinha contado.
    Bem, depois dessa planta morrer ele não comprou mais nenhuma (ke eu saiba).

    Cumps
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Como tudo começou? Empty Re: Como tudo começou?

    Mensagem por Diamantino Ter Fev 23, 2010 12:01 pm

    pois muita gente faz isso de fechar as armadilhas sem saber que mata a planta.
    Michael Benedito
    Michael Benedito
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Nepenthes dubia
    Mensagens : 750
    Data de inscrição : 05/11/2009
    Idade : 37
    Localização : Funchal

    Como tudo começou? Empty Re: Como tudo começou?

    Mensagem por Michael Benedito Ter Fev 23, 2010 12:42 pm

    João Oliveira escreveu:
    O sacana pegou num pedaço de milho e colocou na boca da planta e ela comeu lol


    Hahaha! Ca ganda expressão Razz


    Eu sinceramente não sei como comecei a gostar de plantas... É algo que gostava mesmo de saber, mas já nasceu comigo!
    Mas em relação às carnívoras, achava a Dionaea fascinante, mas aquela que realmente sempre quis ter e sempre venerei foram as Nepenthes sem dúvida, ao contrário de muitos que começam pela Dionaea Wink
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    Como tudo começou? Empty Re: Como tudo começou?

    Mensagem por Cédric Pereira Ter Fev 23, 2010 2:00 pm

    Ja havia um topico sobre isto Razz
    https://plantascarnivoras.forumeiros.com/cafe-f26/o-inicio-t387.htm

    Mas aqui vai a minha historia:

    Eu comecei à muito tempo neste mundo mas nem me tinha apercebido disso

    À uns 5 anos mais ou menos (tinha 15 anos), não sei como descobri que existia uma plantinha muito engraçada que se chamava dioneia muscipula. Possivelmente pela TV, revistas, ou na visita a um jardim botânico...

    Como sempre gostei muito de plantas, e aquela fascinava-me por se mexer, ser carnívora, etc... obriguei a minha irmã a ir aos viveiros de S. Jorge comprar uma plantinha dessas... Lá fui eu com ela e trouxe-a para casa...

    Tive-a durante uns tempo, dei-lhe moscas, cuidei dela... Ate tinha imprimido da net uma ficha a dizer como cuidar dela... Mas eu quis cuidar tão bem dela que li na ficha que se tinha de mudar o solo na primavera e lá falava em turfa... Feito burro pensava que a terra do quintal servia, que não era mesmo preciso turfa. Então tirei a turfa que ela tinha do vaso e meti a terra do meu quintal loool
    Claro que a planta foi-se

    A partir dai não tive nenhuma carnívora durante bastante tempo...

    À dois Verões passados comecei a pesquisar de novo este assunto, a estudar as carnívoras, a participar em fóruns e acabei por adquirir de novo umas plantinhas... Foram umas dionaeas, droseras capensis e acho que pinguiculas... Ah e adquiri o solo certo Perlite, vermiculite e turfa eheheh
    Ainda criei o fórum "Terror dos insectos"

    Entretanto a minha vida deu uma volta de 180 graus e acabei por ter de dar as plantas...

    Este Verão já com a minha vida estabilizada voltei as plantinhas carnívoras de vez, com toda a força, vontade e determinação...
    Aprendi com as asneiras do passado, com alguma experiencia que já tive com as plantinhas e principalmente com todos vocês

    Esta comunidade abriu-me os olhos e fez-me sonhar
    No futuro espero vir a ter uma colecção enormeeeeeee de Droseras... Por agora vou aos poucos e poucos adquirindo plantinhas e aprendendo mais sobre elas...

    Cumprimentos...
    Cédric Pereira

    Conteúdo patrocinado


    Como tudo começou? Empty Re: Como tudo começou?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua maio 08, 2024 9:14 am