CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+3
Sérgio Amorim
cp_produtos
Mentesimples
7 participantes

    Mineralização da água

    Mentesimples
    Mentesimples
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Cephalotus follicularis
    Mensagens : 134
    Data de inscrição : 22/10/2008
    Idade : 35
    Localização : Massamá

    Mineralização da água Empty Mineralização da água

    Mensagem por Mentesimples Sex Fev 26, 2010 8:51 am

    Isto não é uma dúvida, é só uma curiosidade, mas não sabia muito bem onde havia de colocar isto no fórum!

    Mandei vir um medidor de TDS do ebay há alguns dias e chegou hoje! Smile Obviamente que tinha de brincar com o novo brinquedo e pus-me a testar as diferentes águas que tenho cá em casa.. eis os resultados:

    Água da rede (Massamá): ~100ppm
    Água do desumidificador: ~40ppm

    Neste momento não tenho cá água destilada porque a que tinha foi sendo misturada com a água do desumidificador, mas tenho de comprar uma garrafa só por curiosidade! E heis o que achei mais interessante.. lembrei-me de medir o valor da água que está no fundo da minha floreira de carnívoras. Esta água é essencialmente água das últimas chuvas, que escorreu pela turfa loira + perlite do substrato e está em contacto directo com bolinhas de argila expandida (previamente lavadas). E aqui obtive um valor surpreendente de 170ppm!

    P.S. Li algures que água com valores de até 80ppm seria apropriada para utilizar nas plantas carnívoras, tendo em conta uma renovação do substrato de tempos a tempos.
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Mineralização da água Empty Re: Mineralização da água

    Mensagem por cp_produtos Sex Fev 26, 2010 8:59 am

    mas esse valor obtido não é o valor de "entrada" da água, se arranjares um recipiente limpo e esperares que fique com água da chuva é que se obtém o valor correcto da água da chuva.

    Esse valor é o que se obtem por causa dos compostos que estão no solo, há sempre compostos soluveis no solo, mesmo que se meça a água destilada e depois passes por turfa vai sempre aumentar o valor, medindo de seguida o valor vai ser sempre superior.

    .
    Mentesimples
    Mentesimples
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Cephalotus follicularis
    Mensagens : 134
    Data de inscrição : 22/10/2008
    Idade : 35
    Localização : Massamá

    Mineralização da água Empty Re: Mineralização da água

    Mensagem por Mentesimples Sex Fev 26, 2010 9:08 am

    Sim claro! Só achei curioso Wink O medidor de TDS foi comprado a pensar medir a mineralização das nascentes/fontes aqui da zona, pode ser que arranje uma que possa utilizar no verão para deixar de estar dependente das superfícies comerciais para a água destilada! Razz
    Sérgio Amorim
    Sérgio Amorim
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Sarracenia psittacina
    Mensagens : 843
    Data de inscrição : 09/11/2009
    Idade : 38
    Localização : São Martinho do Bispo, Coimbra, Portugal

    Mineralização da água Empty Re: Mineralização da água

    Mensagem por Sérgio Amorim Sex Fev 26, 2010 9:26 am

    É uma questão de veres se te compensa. Claro que é sempre preferivel utilizar agua de fontes se for possivel. Tras mais bacterias mas assim vai-se sempre aumentando a resistencia das plantas.

    Eu por exemplo comprei um filtro de osmose inversa. Quando o comprei andava a gastar quase 6 garrafões de agua destilada por semana. E assim compensa-me ter o Filtro. É uma questão de contas e ver o que compensa mais. Very Happy
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Mineralização da água Empty Re: Mineralização da água

    Mensagem por cp_produtos Sex Fev 26, 2010 9:31 am

    as nascentes dependendo do solo por onde passam podem ter água bem porreira, numa aldeia de onde o meu pai é, a água canalizada vem de uma nascente num monte, a água tem 28 ppm.

    .
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    Mineralização da água Empty Re: Mineralização da água

    Mensagem por Hugo Rodrigues Sex Fev 26, 2010 9:34 am

    eu tb ando seriamente a pensar comprar um filtro de osmose inversa..eu compro agua destilada no lidl, ate agr a + barata ke axei (89centimos)e axo ke ao fim de 6meses a gastar agua paga o valor do filtro, por ixo axo ke conpensa bastante o investimento, plo menos para kem tem assim + plantitas..agr de inverno gasto entre 3 a 4 garrafoes por semana, no verao o consumo aumenta kuase para o dobro..
    Michael Benedito
    Michael Benedito
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Nepenthes dubia
    Mensagens : 750
    Data de inscrição : 05/11/2009
    Idade : 37
    Localização : Funchal

    Mineralização da água Empty Re: Mineralização da água

    Mensagem por Michael Benedito Sex Fev 26, 2010 11:05 am

    Se for duma área não poluída, e dependendo do tipo de rocha (não calcária essencialmente) a água de muitas nascentes e/ou da chuva são as melhores, ainda melhor que água destilada, pois trazem consigo imensos microelementos elementares, que não se encontram disponíveis de outra forma Wink
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Mineralização da água Empty Re: Mineralização da água

    Mensagem por Diamantino Sáb Fev 27, 2010 1:33 am

    Ainda existe águas em Portugal com um grau de pureza que a gente não imagina.
    Tenho um amigo que recebeu uma visita daqueles técnicos que querem vender filtros de água.
    O meu amigo deu-lhe uma água de uma aldeia do pai dele e quando o técnico analisou, ficou muito perplexo ao grau de pureza dela, resumindo perdeu a vontade de vender-lhe o filtro Razz
    Bruno Abreu
    Bruno Abreu
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 478
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 39
    Localização : Valença

    Mineralização da água Empty Re: Mineralização da água

    Mensagem por Bruno Abreu Sáb Fev 27, 2010 3:06 am

    Eu, uma vez, vi um mapa de portugal com a indicação da pureza da água consoante a zona geográfica, mas não o guardei e nunca mais o encontrei... mas lembra-me que, quanto mais a norte menos dura é a água. Tenho a esperança que a água da minha mina seja boa. Tenho que comprar um medidor desses para ver se dá pras carnivoras.
    Wink
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Mineralização da água Empty Re: Mineralização da água

    Mensagem por cp_produtos Sáb Fev 27, 2010 3:20 am

    Zonas de solos calcarios são as piores em termos de água para as carnivoras.

    .

    Conteúdo patrocinado


    Mineralização da água Empty Re: Mineralização da água

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 11:34 am