CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+2
Ricardo Miranda
Pedro
6 participantes

    Pulgões nas minhas droseras capensis "alba" e na minha dionaea muscipula!!!

    Pedro
    Pedro
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 321
    Data de inscrição : 11/04/2010
    Localização : Madeira

    Pulgões nas minhas droseras capensis "alba" e na minha dionaea muscipula!!! Empty Pulgões nas minhas droseras capensis "alba" e na minha dionaea muscipula!!!

    Mensagem por Pedro Seg maio 03, 2010 12:34 pm

    O que devo fazer para matar os pulgões?
    Alguém me pode ajudar por favor???
    Obrigado!
    PS: A drosera não faz mal pôla debaixo de água?E a dionaea? Very Happy


    Última edição por Pedro em Sáb Nov 26, 2011 2:37 pm, editado 1 vez(es)
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Pulgões nas minhas droseras capensis "alba" e na minha dionaea muscipula!!! Empty Re: Pulgões nas minhas droseras capensis "alba" e na minha dionaea muscipula!!!

    Mensagem por Ricardo Miranda Seg maio 03, 2010 12:53 pm

    Bacia cheia de água a cobrir completamente as plantas durante 48 h deve ser suficiente Wink
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Pulgões nas minhas droseras capensis "alba" e na minha dionaea muscipula!!! Empty Re: Pulgões nas minhas droseras capensis "alba" e na minha dionaea muscipula!!!

    Mensagem por CAMAL3AO Seg maio 03, 2010 12:56 pm

    Xiiiiiiii que pena que eu tenho de ti No
    Aconteceu-me o mesmo nas minhas dionaeas e nas minhas capensis, começaram a ficar com as folhas completamente deformadas alien

    Olha tens várias opções e vou colocá-las por ordem de execução, que segue o critério de menos invasivo e violento para a planta:

    1: A melhor opção será mesmo, com uma pinça, de os procurares escondidos nas folhas e "catares" um a um, esmaga-os, esborracha-os, keima-os, mas antes de fazeres isso tudo, manda cumprimentos meus Twisted Evil

    2: Se vires que a praga se está a alastrar descontroladamente, então, no caso das dionaeas pelo menos, nas capensis nao tenho a certeza, submerge o vaso em agua destilada, e deixa-o ficar no minimo 24h para os afogares um a um. Passado esse tempo todo, inspecciona o vaso novamente, e se eles disserem algum "ai" ke seja, volta a colocar o vaso dentro de agua sem qualquer tipo de remorsos Very Happy e mais uma vez, manda cumprimentos meus antes da execução fatal Twisted Evil

    Nota: Nao te preocupes kom a planta, ela nao morre, se colocares devagarinho na agua as armadilhas nem fecham, se fecharem nao te preocupes. Depois deste tratamento de choque, dá tempo à planta de recuperar, deixa um dia ou dois que ela depois lá voltará ao seu estado normal, pois é provável que se lhe tentares alimentar depois de sair da agua, as armadilhas nem fechem seker Wink

    3: Eu tive que comprar um insecticida contra afideos, o meu é da marca KB e chama-se Kiros. Nao me matou as plantas, mas não sei bem ao certo o efeito que teve nelas nem o efeito que terá a longo prazo, no entanto ainda estão vivas, e mesmo assim ainda la aparecia um ou outro pulgão, mas esses já os retirava com a pinça Wink

    Existem no mercado uns insectidas que se colocam no substracto, e ke têm um efeito activo de pelo menos 1 a 3 meses. a planta atravez da agua e das raizes absorve-o e os pulgões, ao alimentarem-se da seiva da planta morrem, pois estão também a Chupar o insecticida que a planta absorveu. O sistema é bom porque trata a planta sem tratarmos a folha directamente com o insecticida.

    Os insecticidas são sempre uma incógnita nas plantas carnivoras (e não só) e nunca se sabe se o efeito secundário que lhe poderá conferir. A regra de ouro é NUNCA colocares insecticida na parte mais sensivel da planta, ou seja, no caso da dionaea, na parte de dentro da armadilha, pois é onde ela absorve, no caso da sarracenia dentro da urna, no caso da D.capensis na parte da cola, onde a planta absorve e digere os insectos etc etc Wink

    Boa Sorte Wink
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Pulgões nas minhas droseras capensis "alba" e na minha dionaea muscipula!!! Empty Re: Pulgões nas minhas droseras capensis "alba" e na minha dionaea muscipula!!!

    Mensagem por Ricardo Miranda Seg maio 03, 2010 1:42 pm

    Pedro, aqui tens uma excelente resposta do Luís Wink
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    Pulgões nas minhas droseras capensis "alba" e na minha dionaea muscipula!!! Empty Re: Pulgões nas minhas droseras capensis "alba" e na minha dionaea muscipula!!!

    Mensagem por Cédric Pereira Seg maio 03, 2010 2:40 pm

    Joaninhas Very Happy

    Camaleao, cada vez mais me surpreendes com as respostas que das aqui no forum relativamente aos teus conhecimentos... Parabens Very Happy
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Pulgões nas minhas droseras capensis "alba" e na minha dionaea muscipula!!! Empty Re: Pulgões nas minhas droseras capensis "alba" e na minha dionaea muscipula!!!

    Mensagem por CAMAL3AO Seg maio 03, 2010 4:17 pm

    Épha agora babei-me Very Happy só keria ajudar, só tive pena de me lembrar tarde demais se nao tinha feito um topico bem alusivo ao efeito nefasato dos pulgões : Evil or Very Mad

    Vo tentar fazer klker koisa se calhar ainda Wink

    Ps: Podiam era mudar este topico para a secção de pragas/doenças ke acham?

    Cumprimentos
    Pedro
    Pedro
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 321
    Data de inscrição : 11/04/2010
    Localização : Madeira

    Pulgões nas minhas droseras capensis "alba" e na minha dionaea muscipula!!! Empty Re: Pulgões nas minhas droseras capensis "alba" e na minha dionaea muscipula!!!

    Mensagem por Pedro Ter maio 04, 2010 5:48 am

    E é para pôr a dionaea e a drosera capensis alba debaixo de água,elas não vão morrer por estarem tanto tempo debaixo de água???
    Obrigado. Very Happy
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Pulgões nas minhas droseras capensis "alba" e na minha dionaea muscipula!!! Empty Re: Pulgões nas minhas droseras capensis "alba" e na minha dionaea muscipula!!!

    Mensagem por cp_produtos Ter maio 04, 2010 7:10 am

    Não morrem , não te preocupes.

    .
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Pulgões nas minhas droseras capensis "alba" e na minha dionaea muscipula!!! Empty Re: Pulgões nas minhas droseras capensis "alba" e na minha dionaea muscipula!!!

    Mensagem por Diamantino Ter maio 04, 2010 11:42 am

    Bem explicado Luís, não diria melhor.
    A respeito de elas estarem debaixo de água não há problema, logo que não seja água muito fria e com a temperatura do ar muito elevada, isto para não provocar um choque térmico nas tuas plantas.
    Pedro
    Pedro
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 321
    Data de inscrição : 11/04/2010
    Localização : Madeira

    Pulgões nas minhas droseras capensis "alba" e na minha dionaea muscipula!!! Empty Re: Pulgões nas minhas droseras capensis "alba" e na minha dionaea muscipula!!!

    Mensagem por Pedro Qua maio 05, 2010 10:05 am

    E nas droseras capensis alba a "cola" não vai sair toda?


    Última edição por Pedro em Sex Mar 30, 2012 3:22 pm, editado 1 vez(es)
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Pulgões nas minhas droseras capensis "alba" e na minha dionaea muscipula!!! Empty Re: Pulgões nas minhas droseras capensis "alba" e na minha dionaea muscipula!!!

    Mensagem por cp_produtos Qua maio 05, 2010 10:06 am

    Não faz mal.

    é melhor ficar sem cola do que ficar com cola e com os pulgões Smile

    .

    Conteúdo patrocinado


    Pulgões nas minhas droseras capensis "alba" e na minha dionaea muscipula!!! Empty Re: Pulgões nas minhas droseras capensis "alba" e na minha dionaea muscipula!!!

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 12:12 pm