CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


3 participantes

    Minha primeira Dionaea muscipula

    avatar
    hightech
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 28/07/2011

    Minha primeira Dionaea muscipula Empty Minha primeira Dionaea muscipula

    Mensagem por hightech Qui Jul 28, 2011 4:56 am

    Olá a todos, sou novo no cultivo "carnívoro" e tenho uma série de dúvidas, talvez algumas delas já tenham sido respondidas, mas não encontrei.
    Bom, começando, comprei hoje minha dionaea e era a última na única loja que encontrei Neutral , mas ela não me parece estar muito bem, tem algumas folhas pretas, que pretendo arrancar assim que me disserem que não tem problema. Uma outra dúvida é quanto a utilização de estimulante radicular nela (não fertilizante, essa parte eu to ligado que não precisa Very Happy ), pra ver se ela se desenvolve melhor. Uma outra dúvida é sobre a clonagem, geralmente eu pego um ramo de outra planta, passo hormonio enraizador, e "voi lá" tá feito, mas ela não tem caule, e li em algum lugar que demora pra brotar de sementes, como faço a propagação, sendo que deixar florir pode matar ela? Tem como evitar que ela entre em dormencia, um cultivo indoor por exemplo? A última é que parece não haver um concenso sobre qual o melhor, se "sphagnum" ou turfa/perlita (pode ser vermiculita?), qual a melhor escolha pra um "noob" como eu?

    obrigado a todos pela atenção.

    Minha primeira Dionaea muscipula Photo0004x
    Chepascp
    Chepascp
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Sarracenias, Dioneias, Pinguiculas, Droseras...
    Mensagens : 180
    Data de inscrição : 09/11/2010
    Idade : 37
    Localização : Évora

    Minha primeira Dionaea muscipula Empty Re: Minha primeira Dionaea muscipula

    Mensagem por Chepascp Qui Jul 28, 2011 10:36 am

    Boas. Pelo pouco que te posso dizer, é assim:
    As folhas pretas penso que podes retirar, mas também se não as tirares acho que não há problema nenhum. mas atenção, tira só o que tiver preto, pois tudo o que ainda estiver verde, ainda faz fotossíntese.
    Quanto à clonagem acho que não precisas de fazer muita coisa, eu tenho conseguido clones ao retirar uma folha em bom estado e retirando a parte da armadilha, e depois coloco sob a turfa que eu mantenho molhada e deixo apanhar muita luz indirecta. tenho colocado uma película sobre o vaso para ajudar a manter a humidade, mas também não sei bem se isto será necessário. se nao quiseres meter num substracto, também podes deixar dentro de agua, procura aqui no forum que encontras informação sobre isso. nas folhas que usares, quanto mais próximo do centro as retirares melhor, pois mais parte daquela branca da folha obtens. a clonagem é a forma mais rápida de obteres novas plantas, pois as dioneia por vias de sementes, demoram muitos anos a atingirem uma fase adulta.
    Espero não estar a dizer nenhuma asneira, mas se estiver alguém me há de corrigir.
    Quanto ao resto espera por pessoal mais experiente para te ajudar.
    Cumprimentos e boa sorte.

    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Minha primeira Dionaea muscipula Empty Re: Minha primeira Dionaea muscipula

    Mensagem por Daniel Candeias Qui Jul 28, 2011 5:35 pm

    Bem , o chepascp adiantou-te detalhes. Complexo radicular, poderias utilizar eventualmente em cephalotus ou nepenthes (eu uso), não nessa planta.
    Quanto aos clones, assim que ela começar a crescer, vais ter muitos, acredita..

    Quanto a essa planta, a mim parece-me normalissima para quem vem de um sitio onde não deve de haver grande conhecimento sobre o cultivo delas Very Happy
    Dá-lhe sol e agua destilada, e vais ver ela a mudar. Certifica-te que ela vem plantada em turfa de esfagno.
    Aposto contigo como em 2 meses, ficarias espantado com a diferença Very Happy

    Bom cultivo

    Conteúdo patrocinado


    Minha primeira Dionaea muscipula Empty Re: Minha primeira Dionaea muscipula

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter maio 07, 2024 5:41 am