CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


5 participantes

    Terrário/aquario

    avatar
    NGregorio
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 30/08/2011
    Idade : 48
    Localização : Ericeira - Mafra

    Terrário/aquario Empty Terrário/aquario

    Mensagem por NGregorio Qua Ago 31, 2011 3:14 pm

    Boas pessoal,
    Tenho um aquario do qual gostaria de aproveitar para este novo hobby (inicialmente era para ficar acivo com pequenos peixes mas já não é).
    O aquario mede 150x55x45(cxlxa, tenho de iluminação cerca de 420 watts em lampadas t8, tapado. E o que tinha em mente era criar um terrario onde pudesse colocar varias especies com um lago, neste ponto gostava da vossa ajuda para saber quais as especies que poderia manter.
    Agradeço a vossa ajuda.
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    Terrário/aquario Empty Re: Terrário/aquario

    Mensagem por werds Qui Set 01, 2011 1:21 am

    as espécies acho que podem ser todas dependendo da temperatura que cada espécie prefere , por exemplo a dionaea ,as sarracenias , e umas outras de outras espécies precisam de um período de descanso que é a dormência , no inverno ,precisam de temperaturas baixas , portanto se tiveres espécies dessas deixa-as na rua no inverno até á primavera , porque se não tiverem esse descanso vão perder anos de vida e não vão ter tanta força para crescer, espera por alguém mais experiente do que eu para te aconselharem qual o equipameto correcto para um terrário(lâmpadas, termóstato,etc)
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Terrário/aquario Empty Re: Terrário/aquario

    Mensagem por cp_produtos Qui Set 01, 2011 8:53 am

    Em terrários é fácil de manter plantas que não tenham dormencia, a lista é enorme, muitas droseras e nephentes por exemplo.

    .
    avatar
    NGregorio
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 30/08/2011
    Idade : 48
    Localização : Ericeira - Mafra

    Terrário/aquario Empty Re: Terrário/aquario

    Mensagem por NGregorio Qui Set 01, 2011 3:13 pm

    Pessoal, tenho uma duvida a dormencia esta relacionada com a temperatura ou com a claridade, ou são ambas?
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Terrário/aquario Empty Re: Terrário/aquario

    Mensagem por cp_produtos Qui Set 01, 2011 3:59 pm

    A dormencia é desencadeada pela temperatura e pelo fotoperiodo.

    É essencial que as plantas que têm dormencia possam passar por esse periodo anualmente.

    .
    avatar
    NGregorio
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 30/08/2011
    Idade : 48
    Localização : Ericeira - Mafra

    Terrário/aquario Empty Re: Terrário/aquario

    Mensagem por NGregorio Sáb Set 03, 2011 2:40 pm

    Então será que eu não posso simular essa dormencia no terrario?
    Imagine-mos este cenario: o fotoperiodo simulava com lampadas actinicas e a temperatura com umas cuvetes de gelo (das que se colocam nas geleiras de campismo) a frente da ventoinhas, assim que o ar passase pelas cuvetes arrefecia baixando a temperatura dentro do terrario?
    Terrário/aquario Pic_10200_11
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Terrário/aquario Empty Re: Terrário/aquario

    Mensagem por cp_produtos Seg Set 05, 2011 4:12 pm

    sim agora só tens de fazer isso sem nunca deixares de lá ter as couvetes... vais ter de andar sempre a trocar Smile
    e é preciso que temperatura chegue aos valores correctos, não so no ar mas no solo.


    .
    avatar
    NGregorio
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 30/08/2011
    Idade : 48
    Localização : Ericeira - Mafra

    Terrário/aquario Empty Re: Terrário/aquario

    Mensagem por NGregorio Ter Set 06, 2011 5:27 am

    Se eu conseguir baixar a temperatura da do ar dentro do aquario automaticamente a temperatura de substrato baixa se não tiver nada ligado por baixo certo!? Agora ter de estar a trocar sempre as cuvetes é isso que vai ser complicado, sempre posso jogar com a margem minima e maxima ou tem de ter um valor fixo!?
    Outra questão tenho lido em muitos artigos em que uns defendem o uso de turfa loira somente e outros de turfa loira + perlite. Já agora perlite ou vermiculite? podem-me ajudar neste ponto... Laughing
    Marta I.
    Marta I.
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Todas as Nepenthes,Darlingtonia e Cephalotus
    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 29/11/2010
    Idade : 37
    Localização : Algarve Faro

    Terrário/aquario Empty Re: Terrário/aquario

    Mensagem por Marta I. Ter Set 06, 2011 9:41 am

    Olha NGregorio,

    isso de substrato é subjectivo, á muitas maneiras de o fazer . O interresante é que ñ haja adubo no substrato, pois mata-as em pouco tempo . E como tu já referis-te à quem defenda X e outras opiniões Y .. No meu caso uso Turfa + Perlite , e até agora 5*! Pois a turfa ajuda a arear o solo . Mas vai fazendo experiencias Wink e tira as tuas próprias conclusões . Acho que ñ há grande diferença entre perlite e vermiculite mas espera por alguém que saiba mais e dê a sua opinião .

    Ah e boa sorte com o terrário cheers
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Terrário/aquario Empty Re: Terrário/aquario

    Mensagem por cp_produtos Ter Set 06, 2011 10:53 am

    Se eu conseguir baixar a temperatura da do ar dentro do aquario automaticamente a temperatura de substrato baixa se não tiver nada ligado por baixo certo!?

    mais ou menos, é que o ar arrefece rapido e facilmente, a água não ou seja o solo tá molhado portanto vai ser necessário muito mais do que simplesmente arrefecer o ar.

    E tens de ter em conta também que o exterior do terrário está em toda a volta do terrário, portanto tudo o que está em contacto com o vidro tem tendencia a estar á temepratura exterior, logo vai ser dificil baixar o valor do solo.

    Uma forma de ajudar nisso é meteres uma cuvete em contacto com a água do solo, se enfiares uma parcialmente no solo num dos lados do terrário por exemplo ja ajudava, mas não coloques perto demais de nenhuma planta porque na zona imediatamente encostada á cuvete a temperatura vai ser demasiado baixa.

    .
    joniclicks
    joniclicks
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 306
    Data de inscrição : 02/02/2011
    Idade : 45
    Localização : braga ,vila verde

    Terrário/aquario Empty Re: Terrário/aquario

    Mensagem por joniclicks Ter Set 06, 2011 11:17 am

    boas

    olha na minha opiniao esqueci-a as plantas com dormencia e colocava plantas q nao precisam de dormencia.se nao keres tar com o trbalho de as meter la fora ou simular o inverno dentro do terrario q é deveras complicado optava mais por plantas sem dormencia.



    cumps joni
    avatar
    NGregorio
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 30/08/2011
    Idade : 48
    Localização : Ericeira - Mafra

    Terrário/aquario Empty Re: Terrário/aquario

    Mensagem por NGregorio Ter Set 06, 2011 4:12 pm

    Obrigado Marta I. vamos ver o que vai sair entretanto ainda só esta em projecto, em relação ao solo eu escolhi a vermiculite porque li algures aqui no forum que a perlite com o tempo desfaz-se e que isso ia contaminar o solo, foi só por isso.
    cp_produtos primeiro obrigado por toda a disponibilidade que tens dado as minhas duvidas, em relação a cuvete dentro do aquario não é má ideia mas em termos esteticos não é a melhor imagem, mas não é de descartar, sempre posso tentar arranjar um canto mais escondido onde a possa colocar mas com 150 cm de comprimento vou ter que colocar muitas cuvetes No, vou pensar melhor na ideia.
    joniclicks isso de desistir não é facil só se for mesmo impossivel, é certo que vai custar a sua realização,por isso é que estou com este "trabalho" todo (com a vossa ajuda), além de serem plantas muito bonitas o desafio também é outro!? Além que de todas as que já vi e li tenho particularmente gosto pelas droseras e pelas pinguiculas Laughing, mas obrigado pela dica na mesma e vou ter isso em mente antes de fazer qualquer "burrice" mas enquanto houver possibilidades vou esgota-las Twisted Evil
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Terrário/aquario Empty Re: Terrário/aquario

    Mensagem por cp_produtos Qua Set 07, 2011 10:19 am

    Se conseguires refrescar a água do solo nem te precisavas de preocupar com o ar, a água fria tratava do resto, por isso preocupa-te mais com as cuvetes na água do que as do ar.

    .
    avatar
    NGregorio
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 30/08/2011
    Idade : 48
    Localização : Ericeira - Mafra

    Terrário/aquario Empty Re: Terrário/aquario

    Mensagem por NGregorio Qua Set 07, 2011 3:17 pm

    Pois, tenho de ver como desce a temperatura dentro do aquario a ver se dá resultado. Mas primeiro tenho de o de o limpar todo.... Embarassed

    Conteúdo patrocinado


    Terrário/aquario Empty Re: Terrário/aquario

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua maio 08, 2024 8:54 pm