CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+10
rf33
Ricardo Miranda
Hugo Rodrigues
Michael Benedito
Sérgio Amorim
Daniel Souza
cp_produtos
Diamantino
CAMAL3AO
D!n!s
14 participantes

    Uma historia- Dionea quase morta

    D!n!s
    D!n!s
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Drosera capensis & Nephentes
    Mensagens : 312
    Data de inscrição : 27/11/2009
    Idade : 32
    Localização : Leiria / Almada

    Uma historia- Dionea quase morta Empty Uma historia- Dionea quase morta

    Mensagem por D!n!s Qui Mar 25, 2010 6:45 pm

    Era uma vez uma pequena dionea Uma historia- Dionea quase morta 2,
    que foi crescendo Uma historia- Dionea quase morta 1-1
    até que um dia se transformou e multiplicou
    Uma historia- Dionea quase morta SDC10856

    Mas durante uma sesta um pouco atormentada, pelas alicieaUma historia- Dionea quase morta SDC11461
    conseguiu dar um vaso filhote
    Uma historia- Dionea quase morta SDC11308

    que também passou mal a sesta
    Uma historia- Dionea quase morta SDC11459

    e depois desta atribulada história também a filha da pequena grande dionea foi-se toda
    e a pequena/grande dionea ficou neste estado:


    Uma historia- Dionea quase morta SDC11710

    Uma historia- Dionea quase morta SDC11709

    Uma historia- Dionea quase morta SDC11712


    Soluções para continuar esta história? o que se passou nas entrelinhas, entre a grande dionea e a pequena e morta dionea?

    sobrou uns filhotes distribuidos e rizomas, tenho mais alem do das fotos
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Uma historia- Dionea quase morta Empty Re: Uma historia- Dionea quase morta

    Mensagem por CAMAL3AO Qui Mar 25, 2010 6:51 pm

    Shocked Já conhecia a tua historia e fikei mesmo muito surpreendido como é ke assim aparentemente do nada uma Dionaea saudavel kuase que se extinguiu Sad

    Espero k a recuperação seja possivel, boa sorte kom a planta Smile
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Uma historia- Dionea quase morta Empty Re: Uma historia- Dionea quase morta

    Mensagem por Diamantino Sex Mar 26, 2010 12:18 am

    gostava se saber quais são as condições que estás a oferecer as plantas para ver se descobrimos algo acerca desse acontecimento.
    D!n!s
    D!n!s
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Drosera capensis & Nephentes
    Mensagens : 312
    Data de inscrição : 27/11/2009
    Idade : 32
    Localização : Leiria / Almada

    Uma historia- Dionea quase morta Empty Re: Uma historia- Dionea quase morta

    Mensagem por D!n!s Sex Mar 26, 2010 2:10 am

    A unica diferença é que estão dentro dos cubos, de resto tá tudo igual


    Última edição por Dinis em Sex Mar 26, 2010 5:19 am, editado 1 vez(es)
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Uma historia- Dionea quase morta Empty Re: Uma historia- Dionea quase morta

    Mensagem por cp_produtos Sex Mar 26, 2010 2:42 am

    Estes cubos pequenos ao sol podem cozer as plantas.

    E como são pequenos aquecem muito rapido, o que torna dificil controlar a temperatura no seu interior.

    Uma opção seria usar os cubos com a abertura virada para cima de forma que embora os vasos fiquem protegidos do vento, como estão abertos em cima a temperatura não aumenta lá dentro.

    .
    Daniel Souza
    Daniel Souza
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 51
    Data de inscrição : 24/03/2010
    Idade : 41
    Localização : manaus/ Amazonas/ Brasil

    Uma historia- Dionea quase morta Empty Re: Uma historia- Dionea quase morta

    Mensagem por Daniel Souza Sex Mar 26, 2010 6:19 am

    Neutral Dinis, Seu subtrato esta contaminado, sujo e com fungos!
    Se sua Dionaea esta debilitada provavelmente seu sistema imunologico tambem esta, essa baixa resistencia "abre portas" para ataques de fungos e consequentemente ocorre oque vc mostrou nas fotos.

    Siga as seguintes etapas: 1º-Retire a sua Dionaea do substrato, lave-a (com o auxilio de um pulverizador) por inteira, inclusive as raizes, use agua destilada pra isso, deixe-a bem limpa e sem residuos.

    2º- Limpe o subtrato, coloque em uma panela desengordurada e limpa, adicione agua e deixe ferver em fogo alto por 15 minutos, podes aproveitar e adicionar mais substrato se desejar limpar maior quantidade.
    Retire o bustrato depois de frio e esprema ara retirar o excesso de agua, e plante sua Dionaea novamente. Deixe-a se recuperar em claridade somente Smile

    PS: Não coloque Dionaeas em ambientes 100% fechados, isso propicia o aparecimento e a proliferação de fungos.
    As Duas etapas são importantes, boa sorte

    cumprimentos


    Última edição por Daniel Souza em Sex Mar 26, 2010 1:48 pm, editado 1 vez(es)
    Sérgio Amorim
    Sérgio Amorim
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Sarracenia psittacina
    Mensagens : 843
    Data de inscrição : 09/11/2009
    Idade : 38
    Localização : São Martinho do Bispo, Coimbra, Portugal

    Uma historia- Dionea quase morta Empty Re: Uma historia- Dionea quase morta

    Mensagem por Sérgio Amorim Sex Mar 26, 2010 11:19 am

    Desculpa Daniel mas tenho de discordar do teu conselho.

    Dinis eu acho que não deverias estar sempre a mudar plantas já debilitadas. Assim elas não tem que se adaptar outra vez.

    Caso saibas que o substrato é adequado não deves mexer-lhe. Os esporos dos fungos andam por todo o lado, e até mesmo no substrato novo.

    Se fosse comigo eu faria o seguinte:
    Tentava muda-la de lugar para um local na rua (agora elas estão a acordar e por isso seria perfeito). Isso ajudaria por vários motivos. Sol directo iria estimular a planta, quer a crescer, quer a aumentar as defesas. Os raios UV do Sol iriam manter os fungos controlados e as brisas que sopram na rua controlariam também os fungos. E assim deixarias a Natureza tomar conta da tua planta. Wink

    Essa mudança teria que ser feita devagar e aumentando lentamente as horas porque senão o choque pode ser demasiado elevado para as plantas.
    Michael Benedito
    Michael Benedito
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Nepenthes dubia
    Mensagens : 750
    Data de inscrição : 05/11/2009
    Idade : 37
    Localização : Funchal

    Uma historia- Dionea quase morta Empty Re: Uma historia- Dionea quase morta

    Mensagem por Michael Benedito Sex Mar 26, 2010 1:31 pm

    Foi um problema fúngico, e não temperatura extrema, que causou danos à planta. Se tivesse ficado cozida, a parte aérea seria totalmente afectada, o que não aconteceu. O problema começou no rizoma, eu julgo que foi a falta de arejamento...
    Daniel Souza
    Daniel Souza
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 51
    Data de inscrição : 24/03/2010
    Idade : 41
    Localização : manaus/ Amazonas/ Brasil

    Uma historia- Dionea quase morta Empty Re: Uma historia- Dionea quase morta

    Mensagem por Daniel Souza Sex Mar 26, 2010 1:45 pm

    Olá Sergio!
    Não concordo contigo Neutral

    A Dionaea do Dinis está sofrendo ataques fungicos!
    aqui no Brasil eu e outros colegas foristas sofremos muitas baixas de Dionaeas devido a algo muito parecido com isso que esta acontecendo com o Dinis, não inventei algo de minha cabeça, e sim falei por experiencia propria de cultivo, sobre um assunto que aqui não é novidade study

    Leia este topico, ajuda a entender o assunto!
    http://www.forum.clickgratis.com.br/plantascarnivor/t-2262.html
    Fique atento

    Cumprimentos
    D!n!s
    D!n!s
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Drosera capensis & Nephentes
    Mensagens : 312
    Data de inscrição : 27/11/2009
    Idade : 32
    Localização : Leiria / Almada

    Uma historia- Dionea quase morta Empty Re: Uma historia- Dionea quase morta

    Mensagem por D!n!s Sex Mar 26, 2010 2:02 pm

    Daniel Souza escreveu:Olá Sergio!
    Não concordo contigo Neutral

    A Dionaea do Dinis está sofrendo ataques fungicos!
    aqui no Brasil eu e outros colegas foristas sofremos muitas baixas de Dionaeas devido a algo muito parecido com isso que esta acontecendo com o Dinis, não inventei algo de minha cabeça, e sim falei por experiencia propria de cultivo, sobre um assunto que aqui não é novidade study

    Leia este topico, ajuda a entender o assunto!
    http://www.forum.clickgratis.com.br/plantascarnivor/t-2262.html
    Fique atento

    Cumprimentos

    De facto esta explicação faz todo o sentido. Vai de acordo com o que o Michael disse e como o substrato tem 1 ano e meio, 1 ano, deve estar mesmo velho :S
    Acho mesmo que amanha vai haver Sphagnum cozinho, à lá dionea.
    E essa explicação também enquaixa na alicieas que estão mortas, só teem raizes, e as baixas temperaturas do inverno ajudaram muito.
    Se assim for, fico contente por ter evitado que mais plantas morram no futuro Smile
    Muito obrigado Daniel
    Daniel Souza
    Daniel Souza
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 51
    Data de inscrição : 24/03/2010
    Idade : 41
    Localização : manaus/ Amazonas/ Brasil

    Uma historia- Dionea quase morta Empty Re: Uma historia- Dionea quase morta

    Mensagem por Daniel Souza Sex Mar 26, 2010 2:09 pm

    Eu fico muito alegre em poder ajudar Dinis,
    muito boa sorte com as Dionaeas Smile
    Ahhhhh.... não equece de esterelizar o vazo e os instrumentos que vc utilizar antes de deixa-los ter contato com o substrato limpo Exclamation

    Cumprimentos
    D!n!s
    D!n!s
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Drosera capensis & Nephentes
    Mensagens : 312
    Data de inscrição : 27/11/2009
    Idade : 32
    Localização : Leiria / Almada

    Uma historia- Dionea quase morta Empty Re: Uma historia- Dionea quase morta

    Mensagem por D!n!s Sex Mar 26, 2010 2:11 pm

    ok. Não me vou esquecer.
    Tenho aqui um vaso com uma capensis alba que estava a crescer mais lentamente do k o normal, mesmo depois de recuperar do inverno. O substracto vai junto com o as dioneas. Wink
    Sérgio Amorim
    Sérgio Amorim
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Sarracenia psittacina
    Mensagens : 843
    Data de inscrição : 09/11/2009
    Idade : 38
    Localização : São Martinho do Bispo, Coimbra, Portugal

    Uma historia- Dionea quase morta Empty Re: Uma historia- Dionea quase morta

    Mensagem por Sérgio Amorim Sex Mar 26, 2010 2:33 pm

    Daniel não estava a menosprezar os teus conselhos. Simplesmente disse que não concordava com eles.

    Infelizmente existem informações que vem a conta gotas. Por exemplo não sabia que elas estavam no mesmo substrato a esse tempo (não que acha que seja muito) e o Dinis garantiu-me que o substrato estava perfeitamente normal e que não teria nada de mal e por isso pensei que tivesse menos tempo.

    Outra coisa: Isso dos fungos. Eles andam por todo o lado. Eu reafirmo que não é o facto de trocar o substrato que vai acabar com os esporos que andam no ar. Acontece o mesmo que num aquário. As bactérias podem já estar lá dentro mas só no caso dos peixes estarem fracos é que eles apanham doenças.

    Mas eu sou apologista de deixar tudo a cargo da natureza. Porque ela consegue controlar tudo. Até insectos nocivos.

    Esta sim é a minha opinião.
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    Uma historia- Dionea quase morta Empty Re: Uma historia- Dionea quase morta

    Mensagem por Hugo Rodrigues Sex Mar 26, 2010 3:10 pm

    Mas eu sou apologista de deixar tudo a cargo da natureza.

    eu tb tenho esta opinião..n sei ate ke ponto sera benefico para as plantas fikarem assim fexadas dentro desses cubos, sem circulação de ar..na minha opinião axo ke é um espaço demasiado reduzido para as plantas..se virares com a entrada para cima, como referiu o cp, melhora, mas n axo necessario para a dionaea..n é uma planta ke exija niveis altos de humidade..umas vaporizadelas por dia sao + ke suficientes..
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Uma historia- Dionea quase morta Empty Re: Uma historia- Dionea quase morta

    Mensagem por cp_produtos Sex Mar 26, 2010 3:14 pm

    Uma historia- Dionea quase morta SDC11709

    nesta foto vê-se que o problema não começou no rizoma isoladamente, as pontas das folhas estão igualmente afectadas.

    Outra coisa é que substrato com um ano e meio não é substrato "velho".

    Sobre lavar e esterelizar o substrato, não concordo e até pergunto, como é que as plantas que vemos por todo o lado conseguem viver, em solos tão sujos !!!!

    .
    Daniel Souza
    Daniel Souza
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 51
    Data de inscrição : 24/03/2010
    Idade : 41
    Localização : manaus/ Amazonas/ Brasil

    Uma historia- Dionea quase morta Empty Re: Uma historia- Dionea quase morta

    Mensagem por Daniel Souza Sex Mar 26, 2010 4:11 pm

    Sérgio Amorim escreveu:Daniel não estava a menosprezar os teus conselhos. Simplesmente disse que não concordava com eles.
    Oi Sérgio!
    A questão aqui não é se você concordou ou não com meus conselhos, e sim resolver o problema do Dinis, consequentemente ajudar cultivadores que futuramente venham a sofrer dos mesmo problemas!


    Infelizmente existem informações que vem a conta gotas. Por exemplo não sabia que elas estavam no mesmo substrato a esse tempo (não que acha que seja muito) e o Dinis garantiu-me que o substrato estava perfeitamente normal e que não teria nada de mal e por isso pensei que tivesse menos tempo.
    Oque para você pode parecer pouca informação, para alguns já é o suficiente, por exemplo, aprenda que nem sempre é o tempo que determina se o substrato esta bom ou não, pois as condiçoes as quais ele foi exposto influenciam na celeração de sua degradação, mais do que o tempo.
    Uma outra coisa que deve-se levar em consideração inicialmente é que nem sempre vendedores vendem plantas com substratos de boa qualidade, geralmente o substrato ja esta em uso a muito tempo, sujo e compactado, isso tudo não é saudavel para as raizes e rizomas, principalmente nas Dionaeas que ao entrar em entrar e sair da dormencia deixa detritos de folhas e raizes secas que vao se decompondo ao longo do tempo no substrato, isso ajuda ao aparecimento de fungos.
    substrato deve ser tratado, limpo, exterelizado, macio e com boa aeração, para ajudar a manter saudaveis as raizes das plantas
    Compreendo você, e sei que não compreendes muita coisa sobre cultivo de PCs ainda pois é inesperiente, então isso aqui que aconteceu serve como aprendizado correto Sergio?


    Outra coisa: Isso dos fungos. Eles andam por todo o lado. Eu reafirmo que não é o facto de trocar o substrato que vai acabar com os esporos que andam no ar. Acontece o mesmo que num aquário. As bactérias podem já estar lá dentro mas só no caso dos peixes estarem fracos é que eles apanham doenças.
    A limpeza no que restou da planta e raizes somada a um substrato higienizado com boa eração propicia condiçoes muito maiores e mais favoraveis para que a planta possa vir a se regenerar com sucesso, e isso é uma questão lógica.
    Os eporos poderiam ja estar no substrato da planta do Dinis desde quando ele comprou, e o sistema imunologico dela os manteve inofencivos devido a saude da planta, mas condiçoes climaticas a deixaram debilitada, baixando suas resistencias e possibilitando assim um ataque fungico, isso não faz sentido para você ?
    Smile

    Mas eu sou apologista de deixar tudo a cargo da natureza. Porque ela consegue controlar tudo. Até insectos nocivos.
    Eu sou naturalista, e acho que lugar de animais silvestres é nas florestas não entretendo seres humanos.
    Quanto a natureza conseguir controlar e equilibrar tudo, eu penso a mesma coisa pois acredito que a natureza é perfeita e equilibrada, mas não é o caso aqui, pois a Dionaea do Dinis esta em um vazo na casa dele, sobre os cuidados dele, não em seu habitat natural aos cuidados na mãe natureza.
    Basketball

    Esta sim é a minha opinião.
    Que Bom que deste tua opinião sobre este assunto Sérgio, se não fosse por ti eu não teria tido essa conversa contigo, consequentemente não haveria um exclarecimento entre nois correto?! Smile

    Meus cumprimentos a ti
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Uma historia- Dionea quase morta Empty Re: Uma historia- Dionea quase morta

    Mensagem por cp_produtos Sex Mar 26, 2010 5:20 pm

    Compreendo você, e sei que não compreendes muita coisa sobre cultivo de PCs ainda pois é inesperiente, então isso aqui que aconteceu serve como aprendizado correto Sergio?

    para quem está registado no forum á 3 dias tiras conclusões muito rápidas sobre os conhecimentos dos outros membros do forum, não te parece ?

    .
    Daniel Souza
    Daniel Souza
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 51
    Data de inscrição : 24/03/2010
    Idade : 41
    Localização : manaus/ Amazonas/ Brasil

    Uma historia- Dionea quase morta Empty Re: Uma historia- Dionea quase morta

    Mensagem por Daniel Souza Sex Mar 26, 2010 5:41 pm

    cp produtos, eu escrevi muito coisa ao Sérgio e a unica coisa que você citou foi isso!
    Oque você citou pode ser interpretado de forma pejoratira como vc deixou aparente e até um pouco ironico neste seu comentario, mas não escrevi em to negativo.
    Ainda sobre oque vc citou, estou neste forum a 3 dias como vc mencionou, mas isso não quer dizer que eu não sei sobre que escrevi certo?
    a argumentação de Sérgio deixa evidente sua inesperiencia em relação ao assunto, oque é natural uma vez que ele é inesperiente ainda, eu compreendo isso Wink
    Não façamos disso " tempestade em copo d'agua", afinal de contar dialogar é oque nois seres humanos fazemos para compreendermos sobre a vida Smile

    cumprimentos
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Uma historia- Dionea quase morta Empty Re: Uma historia- Dionea quase morta

    Mensagem por Ricardo Miranda Sex Mar 26, 2010 5:55 pm

    Dinis, já sabes a minha opinião, quanto estive a conversar contigo no msn, mesmo antes de criares este tópico, disse-te o mesmo que o Michael e exactamente os meus conselhos que o Daniel Souza.

    Continua com esperança que vais recuperar a tua Dionaea, as plantas carnívoras podem sempre surpreender com boas recuperações, e isso é que é o importante.
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    Uma historia- Dionea quase morta Empty Re: Uma historia- Dionea quase morta

    Mensagem por rf33 Sáb Mar 27, 2010 6:41 am

    Daniel,

    Antes de mais, gostava de deixar esclarecido que o Sérgio não é tão inexperiente assim, tal como tu não o pareces ser (o facto de só estares registado há 3 dias não quer dizer que não tivesses já contacto com as PCs, e tanto quanto sei já és forista do Carnivoras BR há mais tempo) Razz.

    Quanto ao problema, acho que vocês não estão em desacordo; vejamos os objectivos de cada um:

    -Sérgio: alega que devem ser conferidas à planta as condições exteriores indicadas para acabar com o ataque fúngico;

    -Daniel: alega que deve ser alterado o substrato da planta, de modo a acabar com o ataque fúngico.

    Então, o objectivo é o mesmo, só muda a metodologia. A meu ver ambas são igualmente válidas:

    -uma impede a proliferação dos fungos, ao expô-los a sol directo e ambiente arejado (Sérgio). A mim parece-me que este método é indicado, por dois motivos: é eficiente no ataque aos fungos e ainda confere à Dionaea as condições boas para o seu desenvolvimento.

    -outra ataca directamente o problema, retirando o meio que confere aos fungos condições para a proliferação.

    Dinis, se queres a minha opinião, enverga por ambos os métodos: substitui o substrato, e, de seguida, coloca a planta nas condições pelo Sérgio mencionadas.

    Boa sorte,

    Rafael Smile
    Daniel Souza
    Daniel Souza
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 51
    Data de inscrição : 24/03/2010
    Idade : 41
    Localização : manaus/ Amazonas/ Brasil

    Uma historia- Dionea quase morta Empty Re: Uma historia- Dionea quase morta

    Mensagem por Daniel Souza Sáb Mar 27, 2010 7:08 am

    Rafa95 escreveu:Daniel,

    Antes de mais, gostava de deixar esclarecido que o Sérgio não é tão inexperiente assim, tal como tu não o pareces ser (o facto de só estares registado há 3 dias não quer dizer que não tivesses já contacto com as PCs, e tanto quanto sei já és forista do Carnivoras BR há mais tempo) Razz.

    Dinis, se queres a minha opinião, enverga por ambos os métodos: substitui o substrato, e, de seguida, coloca a planta nas condições pelo Sérgio mencionadas.

    Boa sorte,

    Rafael Smile

    Muito bom Rafael, tens um entendimento muito justo e racional em minha opinião, Smile
    Extato, ja tenho contato com as carnivoras a mais de 2 anos, no link que postei na pagina anterior a esta, leva a um topico que criei no Pc Br onde abordei o tema "higienização de substrato", tambem é um metodo bom para reciclar substratos antigos e ou demasiadamente sujo, isso evita disperdicios.
    Caso alguem julgue necessario posso fazer um tutorial aqui tambem Wink

    Meus cumprimentos a você Rafael
    Smile
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    Uma historia- Dionea quase morta Empty Re: Uma historia- Dionea quase morta

    Mensagem por Cédric Pereira Sáb Mar 27, 2010 7:10 am

    Faz sim se puderes eheheh Very Happy
    Daniel Souza
    Daniel Souza
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 51
    Data de inscrição : 24/03/2010
    Idade : 41
    Localização : manaus/ Amazonas/ Brasil

    Uma historia- Dionea quase morta Empty Re: Uma historia- Dionea quase morta

    Mensagem por Daniel Souza Sáb Mar 27, 2010 7:32 am

    Oi Cédric,
    farei com enorme satisfação, desejo que seja util a quem interessar Smile
    cumprimentos
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    Uma historia- Dionea quase morta Empty Re: Uma historia- Dionea quase morta

    Mensagem por Cédric Pereira Sáb Mar 27, 2010 7:35 am

    Muito obrigado... Depois posta na categoria dos artigos sffv... Muito obrigado mais uma vez Very Happy
    Sérgio Amorim
    Sérgio Amorim
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Sarracenia psittacina
    Mensagens : 843
    Data de inscrição : 09/11/2009
    Idade : 38
    Localização : São Martinho do Bispo, Coimbra, Portugal

    Uma historia- Dionea quase morta Empty Re: Uma historia- Dionea quase morta

    Mensagem por Sérgio Amorim Dom Mar 28, 2010 6:57 am

    Bem ainda bem que vim cá agora. E ainda bem que o que eu digo dá a entender que não tenho experiência de cultivo de plantas carnívoras. Talvez precise de mais 10 anos para aprender mais alguma coisa.

    Bem mas isso não interessa. Infelizmente o Daniel não notou o ponto mais crucial e muito importante na criação de qualquer planta. A diferença de ambiente entre o Brasil (ainda por cima Manaus) e Portugal. Existe sempre diferenças de humidades atmosféricas. De certeza que ai Daniel tens muitos mais problemas para manteres os fungos fora dos vasos do que nós. Wink

    Conteúdo patrocinado


    Uma historia- Dionea quase morta Empty Re: Uma historia- Dionea quase morta

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 02, 2024 12:11 am