CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


5 participantes

    Transplantação de várias plantas. Qual a melhor altura?

    Ricardo Salgueiro
    Ricardo Salgueiro
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Pinguicula
    Mensagens : 194
    Data de inscrição : 02/10/2010
    Idade : 31
    Localização : Almada-Setubal

    Transplantação de várias plantas. Qual a melhor altura? Empty Transplantação de várias plantas. Qual a melhor altura?

    Mensagem por Ricardo Salgueiro Sáb Out 16, 2010 5:32 am

    Olá a todos

    Criei este tópico porque estou confuso à cerca da altura ideia para a transplantação de algumas plantas. Na minha opinião qualquer planta se deve mudar no fim do inverno inicio da primavera porque é quando a planta tem mais força.

    Eu tenho a minha nepenthes alata muito grande para o vaso de cerca 15 cm de diâmetro que ela tinha, tenho uns 3 "filhos" mais as 2 "plantas mãe", e por isso quero transplanta-las.

    Tenho também 4 sarracenias e cresceram muito desde a primavera e os vasos já são muito pequenos.

    E as dioneas este ano separei-as após o inverno, quando saíram da dormência.



    Posta a situação aqui vão as perguntas

    Qual a altura ideal para transplantação das carnívoras que aqui falei? Eu li aqui no fórum que as sarracenias também devem ser transplantadas no inicio da primavera, devo esperar mesmo por essa altura?


    Desde já agradeço pelas respostas, e sei que provavelmente já foi falado neste fórum sobre isso, mas eu andei à procura e só encontrei para a sarracenia.


    abraço
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Transplantação de várias plantas. Qual a melhor altura? Empty Re: Transplantação de várias plantas. Qual a melhor altura?

    Mensagem por cp_produtos Sáb Out 16, 2010 9:11 am

    Não há regras escritas na pedra Very Happy

    Mas podes adoptar esta regra simples, plantas que têm dormencia devem ser transplantadas imediatamente antes de começarem a sair da dormencia.

    Plantas que não têm dormencia podes transplantar quando quiseres desde que as tenhas nas condições "normais" para a especie, ou seja, se as plantas são de climas tropicais sem inverno não convém transplantares por cá se as tiveres um bocado ao "fresco" Smile

    nota: sobre a dormencia, no geral sair da dormencia significa fim do inverno/inicio da primavera, mas isso não se aplica para todas as especies, há especies que têm o periodo de dormencia no verão e por isso sair da dormencia significa fim do verão/inicio do outono.

    .
    Ricardo Salgueiro
    Ricardo Salgueiro
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Pinguicula
    Mensagens : 194
    Data de inscrição : 02/10/2010
    Idade : 31
    Localização : Almada-Setubal

    Transplantação de várias plantas. Qual a melhor altura? Empty Re: Transplantação de várias plantas. Qual a melhor altura?

    Mensagem por Ricardo Salgueiro Sáb Out 16, 2010 10:07 am

    Smile Obrigado Paulo, muito esclarecedor. As nepenthes como são as que estão pior e não tem dormência, por isso vou transplanta-las, só tinha medo de fazer asneira Embarassed

    Não sabia que a dormência podia ser no verão. Já agora a titulo de curiosidade que plantas tem a dormência no verão?
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Transplantação de várias plantas. Qual a melhor altura? Empty Re: Transplantação de várias plantas. Qual a melhor altura?

    Mensagem por cp_produtos Sáb Out 16, 2010 10:18 am

    um exemplo são as droseras tuberosas.

    .
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Transplantação de várias plantas. Qual a melhor altura? Empty Re: Transplantação de várias plantas. Qual a melhor altura?

    Mensagem por Convidad Sáb Out 16, 2010 11:10 am

    com as nepenthes toma atençao que elas nao teem raizes grande, sao alias muito pequenas. nunca iram presisar de vasos muito grande .
    Ricardo Salgueiro
    Ricardo Salgueiro
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Pinguicula
    Mensagens : 194
    Data de inscrição : 02/10/2010
    Idade : 31
    Localização : Almada-Setubal

    Transplantação de várias plantas. Qual a melhor altura? Empty Re: Transplantação de várias plantas. Qual a melhor altura?

    Mensagem por Ricardo Salgueiro Sáb Out 16, 2010 11:50 am

    Sim eu sei que elas gostam de vasos apertado, é uma planta epífita (acho que é assim o nome). Mas há problema se ao dividi-las partir uma raiz?
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Transplantação de várias plantas. Qual a melhor altura? Empty Re: Transplantação de várias plantas. Qual a melhor altura?

    Mensagem por Convidad Sáb Out 16, 2010 11:53 am

    Eu vou estranhar e se ao dividi-las nao partires raizes Smile

    Nao tem problema deste leves a coisa com calma Smile
    Ricardo Salgueiro
    Ricardo Salgueiro
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Pinguicula
    Mensagens : 194
    Data de inscrição : 02/10/2010
    Idade : 31
    Localização : Almada-Setubal

    Transplantação de várias plantas. Qual a melhor altura? Empty Re: Transplantação de várias plantas. Qual a melhor altura?

    Mensagem por Ricardo Salgueiro Sáb Out 16, 2010 12:43 pm

    Very Happy Very Happy Very Happy
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    Transplantação de várias plantas. Qual a melhor altura? Empty Re: Transplantação de várias plantas. Qual a melhor altura?

    Mensagem por Cédric Pereira Sáb Out 16, 2010 3:13 pm

    Ricardo Salgueiro escreveu:Sim eu sei que elas gostam de vasos apertado, é uma planta epífita (acho que é assim o nome). Mas há problema se ao dividi-las partir uma raiz?

    Um vaso pequeno é bom, pois nao acumula tanta agua deixando as raizes oxigenarem melhor. Mas cuidado nao confudam vasos apertados, com solo muito denso. Elas precisam de um solo arejado e fofinho Wink Acho eu Razz
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    Transplantação de várias plantas. Qual a melhor altura? Empty Re: Transplantação de várias plantas. Qual a melhor altura?

    Mensagem por Rúben Sequeira Sáb Out 16, 2010 3:23 pm

    Exacto Cédric! Smile
    Ricardo Salgueiro
    Ricardo Salgueiro
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Pinguicula
    Mensagens : 194
    Data de inscrição : 02/10/2010
    Idade : 31
    Localização : Almada-Setubal

    Transplantação de várias plantas. Qual a melhor altura? Empty Re: Transplantação de várias plantas. Qual a melhor altura?

    Mensagem por Ricardo Salgueiro Dom Out 17, 2010 7:19 am

    Obrigado pelo aviso Cédric Smile
    João Oliveira
    João Oliveira
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Todas xD
    Mensagens : 1116
    Data de inscrição : 03/02/2010
    Idade : 28
    Localização : Leiria

    Transplantação de várias plantas. Qual a melhor altura? Empty Re: Transplantação de várias plantas. Qual a melhor altura?

    Mensagem por João Oliveira Dom Out 17, 2010 10:44 am

    Os Drosophyllum ke vivem na natureza ficam mais "chungas" no Verão porque é quando quase nunca chove, eles normalmente ficam mais bonitos no inverno Razz
    Ricardo Salgueiro
    Ricardo Salgueiro
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Pinguicula
    Mensagens : 194
    Data de inscrição : 02/10/2010
    Idade : 31
    Localização : Almada-Setubal

    Transplantação de várias plantas. Qual a melhor altura? Empty Re: Transplantação de várias plantas. Qual a melhor altura?

    Mensagem por Ricardo Salgueiro Dom Out 17, 2010 1:32 pm

    João Oliveira escreveu:Os Drosophyllum ke vivem na natureza ficam mais "chungas" no Verão porque é quando quase nunca chove, eles normalmente ficam mais bonitos no inverno Razz

    Sim, eu sei eles normalmente estão em zonas secas, é normal. Eu quando vi o Drosophyllum no verão pensei que estavam mortos, depois é que me explicaram que ficavam assim no verão Very Happy

    Mas não sei se isso se pode considerar dormência visto que só entra nesse estado por não ter agua. Em cativeiro isso não acontece, acho eu.

    Conteúdo patrocinado


    Transplantação de várias plantas. Qual a melhor altura? Empty Re: Transplantação de várias plantas. Qual a melhor altura?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 12:40 pm