CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


5 participantes

    Dionaea - Minha primeira planta. Tenho uma dúvida, por favor peço ajuda.

    avatar
    joao.sp
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 17/08/2011

    Dionaea - Minha primeira planta. Tenho uma dúvida, por favor peço ajuda. Empty Dionaea - Minha primeira planta. Tenho uma dúvida, por favor peço ajuda.

    Mensagem por joao.sp Qua Ago 17, 2011 1:10 pm

    Pessoal, é um prazer participar deste fórum, me chamo João e sou do Brasil (me parece que aqui é de Portugal, certo?).

    Seguinte: tenho uma dúvida sobre a Dionaea.

    Acabei de comprar dois vasos, recebi e tudo ok.

    Mas elas são tão pequenas, mas tão pequenas, que quase desaparecem no meio da terra.

    Porém, vi fotos pela internet onde elas são grandes.

    Coloquei uma foto no post para vocês avaliarem e me dizerem se aparentemente está tudo ok.

    Quero cultivá-la com todo cuidado, por isso me registrei aqui no fórum e espero contar com a ajuda de vocês.

    Obrigado.

    Dionaea - Minha primeira planta. Tenho uma dúvida, por favor peço ajuda. 16082011443
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    Dionaea - Minha primeira planta. Tenho uma dúvida, por favor peço ajuda. Empty Re: Dionaea - Minha primeira planta. Tenho uma dúvida, por favor peço ajuda.

    Mensagem por Cédric Pereira Qua Ago 17, 2011 4:06 pm

    Boas.

    Bem vindo... As tuas plantinhas aparentam estar bem. Precisam de solo sempre humido (um prato com água destilada por baixo do vaso). Não consigo avaliar a tua foto e dizer se está humido ou nao, por isso fica a dica.

    Ja agora o solo é sphagnum, certo?

    Abraços
    Chepascp
    Chepascp
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Sarracenias, Dioneias, Pinguiculas, Droseras...
    Mensagens : 180
    Data de inscrição : 09/11/2010
    Idade : 37
    Localização : Évora

    Dionaea - Minha primeira planta. Tenho uma dúvida, por favor peço ajuda. Empty Re: Dionaea - Minha primeira planta. Tenho uma dúvida, por favor peço ajuda.

    Mensagem por Chepascp Qua Ago 17, 2011 5:24 pm

    Boas.
    É Portugal sim.
    Realmente parece estar tudo bem com a planta, até está a desenvolver novas folhas, se algo está mal não se nota nada. Agora é esperar para que ela se desenvolva bem, e seguires as dicas do Cedric Smile
    Elas gostam também de apanhar com o sol directo para ganharem cor. Vai metendo 1 h num dia, 2 horas no outro, 3 no seguinte, para que ela se habitue aos poucos e poucos, e depois pode estar grande parte do dia ao sol, desde que não falte a água.
    Cumprimentos e boa sorte.
    avatar
    joao.sp
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 17/08/2011

    Dionaea - Minha primeira planta. Tenho uma dúvida, por favor peço ajuda. Empty Re: Dionaea - Minha primeira planta. Tenho uma dúvida, por favor peço ajuda.

    Mensagem por joao.sp Qua Ago 17, 2011 6:06 pm

    Cédric, Chepas:

    Obrigado pela ajuda.

    Ela já bem úmida, veio num vaso com uma terra especial, diferente. Acho que é o sphagnum que o Cédric falou.

    Eu fiquei meio preocupado em ter comprado uma planta já morrendo, mas acho que está tudo perfeito agora que andei lendo mais a respeito.

    Elas estão muito pequenas, mas devem crescer mais, aqui é inverno e me parece que nessa época elas se recolhem um pouco, é isso?

    Na primavera que florescem mais, certo ? Primavera inicia em Setembro aqui.

    Bom, se tiverem mais dicas, algum tutorial que eu deva ler, pode passar que eu agradeço.

    Abraços e obrigado.
    Chepascp
    Chepascp
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Sarracenias, Dioneias, Pinguiculas, Droseras...
    Mensagens : 180
    Data de inscrição : 09/11/2010
    Idade : 37
    Localização : Évora

    Dionaea - Minha primeira planta. Tenho uma dúvida, por favor peço ajuda. Empty Re: Dionaea - Minha primeira planta. Tenho uma dúvida, por favor peço ajuda.

    Mensagem por Chepascp Qui Ago 18, 2011 6:47 am

    Fica aqui um tópico cá do forum que pode ajudar:
    https://plantascarnivoras.forumeiros.com/t1614-dionaea-muscipula-venus-flytrap
    Sim, elas no inverno se estiverem sujeitas às temperaturas do exterior diminuem o crescimento. Isto acontece porque entram em dormência sempre que chega o inverno e necessitam de no mínimo encontrar temperaturas iguais ou inferiores a 15 graus, não sei como é a temperatura no inverno por ai. Se elas entrarem em dormência, não te assustes quando começarem a secar mais do que o normal e a crescerem menos, pois é normal que elas nessa fase fiquem até um bocado feias e todas secas, mas quando a primavera chega, voltam a desenvolver se normalmente, e ainda mais fortes.
    Cumprimentos
    avatar
    kel0
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 15/08/2011
    Idade : 29

    Dionaea - Minha primeira planta. Tenho uma dúvida, por favor peço ajuda. Empty Re: Dionaea - Minha primeira planta. Tenho uma dúvida, por favor peço ajuda.

    Mensagem por kel0 Qui Ago 18, 2011 8:41 am

    as Dionaeas que viste na net ja sao adultas e bem tratadas, por isso e que parecem muito giras Very Happy
    a tua se calahar foi plantada a pouco tempo, por isso nao é grande, e como o Chepascp diz elas no inverno crescem menos
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Dionaea - Minha primeira planta. Tenho uma dúvida, por favor peço ajuda. Empty Re: Dionaea - Minha primeira planta. Tenho uma dúvida, por favor peço ajuda.

    Mensagem por cp_produtos Seg Ago 22, 2011 3:17 am

    Para inverno até tá com bom aspecto demais, devia e era desejável que estivesse pior nesta época do ano.

    .

    Conteúdo patrocinado


    Dionaea - Minha primeira planta. Tenho uma dúvida, por favor peço ajuda. Empty Re: Dionaea - Minha primeira planta. Tenho uma dúvida, por favor peço ajuda.

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter maio 07, 2024 8:17 pm