CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


2 participantes

    Duvidas de Iniciante - Dioneae

    avatar
    andremello87
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 06/12/2011

    Duvidas de Iniciante - Dioneae Empty Duvidas de Iniciante - Dioneae

    Mensagem por andremello87 Sáb Jan 28, 2012 8:15 am

    Olá! Estou começando com plantas carnívoras e possuo muitas duvidas! Quem puder me ajudar agradeço imensamente! Desculpem pelo tamanho! Mas tentem ler ta? pirat

    Enfim, estou plantando D. intermedia e comprei duas Dionéias. Lá vão minhas dúvidas:



    D. intermedia

    Estou plantando somente em esfagno. Comprei o esfagno morto, encharquei-o com agua destilada e coloquei um prato d'agua por baixo. Joguei cerca de 10 sementes por cima. Isso faz quase 3 semanas. Hoje o esfagno continua com sua cor amarronzada e as sementes nao demonstram nenhuma mudança.

    Infelizmente, o tempo não ajudou. Estamos no verão aqui, mas tem chovido muito e meu vasinho quase nao pegou sol graças ao tempo nublado. Creio que o tempo possa ter sido o responsavel pelo aparente insucesso. O que acham? Fiz tudo certinho? Pq o esfagno nao esverdeou?


    Dioneia

    Comprei duas dioneias adultas em vasos pequenos. Minha ideia era transplantar as duas para um vaso maior para que eu tenha um belo vaso com muitas venus trap. Encontrei na internet como fazer o transplante mas tenho duvidas sobre o substrato. Posso misturar os dois substratos que ja vem nos vazinhos, um pouco de esfagno morto e perlita e vermiculita? Se sim, em que proporção? Se sim, como deve ser arranjada a terra? Misturo os "ingredientes" eu deixo-os em camadas? Usar a tecnica do vaso com agua faz bem à dioneia?


    Muito obrigado amigos e um forte abraço,

    Andre
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Duvidas de Iniciante - Dioneae Empty Re: Duvidas de Iniciante - Dioneae

    Mensagem por Daniel Candeias Seg Jan 30, 2012 2:11 am

    Quanto ao esfagno, tens de ter calma pois é um processo muito lento e com ele morto ainda mais.
    Devias criar um ambiente estufa, nem que seja dentro de uma caixa transparente ou saquinho de plástico (cuidado com o sol directo para não cozinhares o que está la adentro) quer para o esfagno quer para as sementes. As sementes normalmente são plantadas durante o fim do inverno ou primavera, por isso já que estão semeadas, tenta po-las num local ligeiramente mais fresco mas com tempratura amena e bastante luz (luz artificial seria óptimo para o esfagno).
    Se qualquer das maneiras, 3 semanas ainda é muito cedo para tirares conclusões precipitadas.

    Eu não usaria vermiculite, pois vais levantar o pH do solo, se bem que já usei e não é mortal. Eu sempre que posso, ponho solo novo em plantas que adquiro por várias razões. Mas nesse caso talvez turfa e perlite_ou_areia em proporções 1:1 será o mais indicado. (o mesmo para as intermédias)
    Tenta transplanta-las durante o inverno ou o inicio deprimavera durante a dormencia ou o fim desta, a planta pode entrar em choque e atrofiar durante uns tempos.

    Quando chegar o inverno, as dionaeas têm que apanhar frio (solo meramente húmido) e as intermédias se possivel apanhar muita geada ou mesmo temperaturas negativas para formarem hibernácula.
    avatar
    andremello87
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 06/12/2011

    Duvidas de Iniciante - Dioneae Empty Re: Duvidas de Iniciante - Dioneae

    Mensagem por andremello87 Seg Jan 30, 2012 6:54 am

    Daniel! Muito obrigado! Foi muito esclarecedor!
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Duvidas de Iniciante - Dioneae Empty Re: Duvidas de Iniciante - Dioneae

    Mensagem por Daniel Candeias Dom Fev 05, 2012 5:55 pm

    Obrigado.

    Agora queremos ver isso a crescer Very Happy
    Mantém a comunidade informada.

    Conteúdo patrocinado


    Duvidas de Iniciante - Dioneae Empty Re: Duvidas de Iniciante - Dioneae

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 4:27 pm