CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+16
Daniel Candeias
luis pedro
Northon Bruno
Bruno Abreu
Cláudio Narciso
cp_produtos
Hugo Rodrigues
Aquiles
Nelson Gaspar
Sérgio Amorim
Bruno Malheiro
Michael Benedito
Cédric Pereira
Ricardo Miranda
Rúben Sequeira
CAMAL3AO
20 participantes

    SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM

    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM Empty SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM

    Mensagem por CAMAL3AO Seg Abr 26, 2010 10:48 am

    Pois é, uma grande táctica das plantas carnivoras, iludirem os INSECTOS para depois os devorarem numa bela refeição Smile
    Este tópico usa essa táctica, a de atrair todos aqueles que somente se inscrevem para pedirem sementes, para depois um dia nunca mais cá voltarem....

    É que nem se dão ao trabalho de lerem as regras, sim ELAS EXISTEM, e nós, membros de toda esta comunidade, não existimos para vos andar a sustentar com sementes ou plantas como se de uma santa casa da misericórdia se tratasse.

    Se não querem ler as regras, então leiam a data dos posts das ofertas e verão que muitos são do século passado....

    A oferta de sementes, para além de estar sujeita a REGRAS, e ao BOM SENSO de cada um, também está sujeita a uma ENORME vontade e disponibilidade de quem as oferece, e é no minimo um ABUSO entrar no forum apenas para pedirem sementes.

    A oferta não distingue ninguem, qualquer um poderá usufruir das sementes, ninguem é, nem nunca foi discriminado por isso, mas por favor, tenham no minimo algum respeito.

    À moderação: Vão me perdoar mas sempre que aqui entra alguém com esta intenção eu só me apetece é mandar vir com eles, se acharem que este post é abusivo da minha parte podem e devem apagá-lo. Eu não tenho sementes para oferecer e elas nem sao minhas, daí poderem achar que nem devia ter dito o que disse, mas este forum, esta comunidade e muitos de voces, já fazem parte de mim também, e sempre que aqui vem alguem com este tipo de atitudes eu também fico muito incomodado, pois também me toca a mim pelos motivos que disse atrás.

    Caso contrário, deixem fikar o post para atrair mais e mais "insectos" e que aprendam que aqui existem pessoas dispostas a ajudar, e não uma fábrica de sementes para suas excelências disporem sempre que assim o entenderem. Se não gostarem, azar, também são pessoas que não fazem cá falta nenhuma.

    Cumprimentos

    IzzySantos gosta desta mensagem

    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM Empty Re: SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM

    Mensagem por Rúben Sequeira Seg Abr 26, 2010 11:07 am

    Pessoal acho este tópico super indicado para o efeito. Pois eu compartilho da mesmo opinião que o Luís..últimamente tem sido demais..os usuários que aqui entram e se registam pela primeira vez..muitos e sabem bem de quem falo..a primeira coisa que pedem é sementes..e insistem e mal se apresentaram ou deram aos membros desta Comunidade informações e conviveram o suficiente de modo a construir uma relação de confiança e amizade.


    "Nós não somos nenhum Banco de Sementes, mas sim somos uma Comunidade de Amigos que têm em comum a paixão por este Mundo maravilhosa e fascinante das Plantas Carnívoras!"



    Parabéns Luís por esta iniciativa, por vezes, por mais que nos custe temos mesmo que ser francos.. Excelente Tópico cheers


    Abraço para Toda a Comunidade Wink
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM Empty Re: SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM

    Mensagem por Ricardo Miranda Seg Abr 26, 2010 12:09 pm

    Nem mais Luís!
    É um bom aviso para se por os pontos nos "i's" a algumas situações que de longe a longe acontecem.

    E acrescento, isto também não é um stand de vendas, já o mesmo se passou com um leilão que deveria ser exclusivamente para a comunidade, em que os dois primeiros post aqui no forum fora para licitar as plantas... felizmente a situações endireitou-se mais tarde.

    Parte-se do principio que reina o bom senso, e as regras até são para descomplicar e facilitar a vida aos novos membros, mas se continuar a perdurar determinadas situações, é mais do que provável que as regras possam sofrer umas alterações.
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM Empty Re: SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM

    Mensagem por Cédric Pereira Seg Abr 26, 2010 12:15 pm

    Muito bom topico... Bela iniciativa... Ja têm aparecido umas quantas pessoas que so ca vêm pelas sementes e se o forum continuar a crescer vao aparecer muitas mais... Por isso é de todo importante este topico existir para lembrar qual o objectivo e a essencia da CPPC existir...

    Cumprimentos
    Michael Benedito
    Michael Benedito
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Nepenthes dubia
    Mensagens : 750
    Data de inscrição : 05/11/2009
    Idade : 37
    Localização : Funchal

    SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM Empty Re: SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM

    Mensagem por Michael Benedito Seg Abr 26, 2010 12:35 pm

    Eu também acho que sim e por isso mesmo nunca concordei que todo o forum estivesse aberto aos"Guest". Deveríamos limitar a quantidade de tópicos para os convidados, deixando algumas partes, como por exemplo o forum das trocas e vendas visualizável unicamente para membros.

    E espero que os novatos não interpretem isto como uma razão para desmotivar, pois se a comunidade existe, têm que forçosamente existir membros. Apenas aqueles que estão interessados em contribuír e apoiar a CPPC merecem fazer parte das ofertas, os outros que apenas estão interessados em sementesou plantase que não querem fazer parte do fórum, então que comprem as coisas, pois ninguém é obrigado a criar relações aqui.
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM Empty Re: SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM

    Mensagem por Rúben Sequeira Seg Abr 26, 2010 12:39 pm

    Exacto concordo plenamente com o Michael Smile Acho que se devia fazer isso, evitava-se muitos problemas futuros.. Força aí Wink
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM Empty Re: SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM

    Mensagem por Cédric Pereira Seg Abr 26, 2010 1:28 pm

    A minha proposta é a seguinte... So pessoas registadas no forum é que podem ver as categorias de compra/venda/oferta e so as pessoas que têm mais de um x numero de mensagens...

    Que acham?

    EDIT: afinal acho que nao dá a cena do x numero de mensagens.... Vou perguntar ao suporte...
    Bruno Malheiro
    Bruno Malheiro
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 308
    Data de inscrição : 28/02/2010
    Localização : Póvoa de Santa Iria

    SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM Empty Re: SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM

    Mensagem por Bruno Malheiro Seg Abr 26, 2010 1:53 pm

    Bem ,eu não propriamente a pessoa mais indicada para dar opiniões sobre este tema , visto que praticamente sou um novo membro e porque pouco tempo depois de me inscrever no forum pedi sementes Neutral .

    Mas se me for permitida a minha opinião, eu incluiria tambem a categoria Procura-se, isto para evitar o aparecimento de pessoas só a procura de um bom negocio, como a venda de sementes compradas em bancos de sementes,a baixo preço ou por eles oferecidos a novos membros , que acabam por serem vendidas a preços disparatados Evil or Very Mad

    Cumps bruno
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM Empty Re: SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM

    Mensagem por Cédric Pereira Seg Abr 26, 2010 2:14 pm

    Sim tb concordo, o melhor é fazer para todas as categorias dos classificados Very Happy
    Sérgio Amorim
    Sérgio Amorim
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Sarracenia psittacina
    Mensagens : 843
    Data de inscrição : 09/11/2009
    Idade : 38
    Localização : São Martinho do Bispo, Coimbra, Portugal

    SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM Empty Re: SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM

    Mensagem por Sérgio Amorim Seg Abr 26, 2010 2:19 pm

    Bom tópico. Ver se se quebra um bocado o querer sementes e se aumenta o convívio e o numero de tópicos e comentários.

    Excelente Camaleão. Very Happy
    Bruno Malheiro
    Bruno Malheiro
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 308
    Data de inscrição : 28/02/2010
    Localização : Póvoa de Santa Iria

    SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM Empty Re: SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM

    Mensagem por Bruno Malheiro Seg Abr 26, 2010 2:47 pm

    Sim, também acho Cédric.

    Tiveste uma boa ideia Lúis ,este topico esta excelente Very Happy

    P.S. Peço-te desculpa porque na mensagem anterior me ter esquecido de te felicitar pelo topico Embarassed

    Cumps Bruno
    Nelson Gaspar
    Nelson Gaspar
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : nepenthes
    Mensagens : 251
    Data de inscrição : 03/04/2010
    Idade : 40
    Localização : Tomar

    SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM Empty Re: SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM

    Mensagem por Nelson Gaspar Seg Abr 26, 2010 3:26 pm

    Eu deveria ser mesmo dos ultimos a falar neste tópico, tenho 35 mensagens, menos de 1 mes de forum e já tenho sementes oferecidas pelo ricardo em vaso à espera de germinaram... Embarassed

    Mas mesmo assim acho que não me encaixo no perfil que aqui se fala, recorri à secção de ofertas depois de me ser aconselhado e se virem as minhas primeiras mensagens e apresentação, nem foi esse o intuito que me levou à descuberta do forum...
    Neste mes, já vi alguns que só aparecem mesmo para pedir sementes e em que a participação no forum se resume a isso.


    Mas tenho a dizer que as sementes não estão numa máquina em que se carrega e se recebe o saquinho em casa, têm de ser enviadas por alguem...

    A secção estar reservada só a membros, acho que era uma boa medida a tomar, a do numero de mensagens para se ter acesso acho que não funciona.
    Temos capacidade de perceber quem está interessado só nas sementes e quem poderá ser uma pessoa activa a participativa no forum.

    Basta por nas regras de ofertas, ter mais de 250 mensagens e sem ser só para fazer numero. Alguem que queira só as sementes desiste logo, ou pelo menos há logo uma razão válida para se lhe recusar o envio. Podendo ser facilitanda a entrega de sementes a quem embora não tenha o limite de mensagens, mas se tenha mostrado uma mais valia para o forum.

    Esta é a minha opinião.
    Aquiles
    Aquiles
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 150
    Data de inscrição : 10/04/2010
    Idade : 33
    Localização : Moita

    SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM Empty Re: SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM

    Mensagem por Aquiles Seg Abr 26, 2010 3:45 pm

    PUFFF quem fala assim não é gago..... e apoio.t em tudo o que disses.te
    Tbm acho que alguma coisa tem de mudar por aqui
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM Empty Re: SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM

    Mensagem por Hugo Rodrigues Seg Abr 26, 2010 4:14 pm

    Concordo plenamente em td Very Happy sei ke mts vezes é bastante tentador a possibilidade de começar logo com sementes de oferta e ke por vezes se torna um pc dificil comprar uma planta carnivora, mas tb axo ke para se ter assim as coisas fika bem demonstrar interesse..

    n digo ke um membro ke com 2 msgs peça sementes, lhe sejam oferecidas e ate pode fikar + um "residente", assim como se pode ir embora e n + voltar, ou n ser participativo..o nosso objectivo é proporcionar ke tenham plantas saudaveis, aumentar a nossa comunidade, e ke as plantas tenham "bons donos", ou seja, ke ja ke se tem um ser vivo, é bom saber como cuidar dele em optimas condições..

    dai eu axar ke a secção das ofertas devia tar limitado por numero de msgs, digamos 50-100 minimo para aceder a ofertas e leiloes..é uma forma de ir aprendendo, estudando e familiarizando se com este mundo e a nossa comunidade..assim, sempre garantimos ke kem recebe seja o ke for esta minimamente informado das condições necessarias..

    e aos guests a secção dos classificados ser vedada, apenas visivel para membros..
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM Empty Re: SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM

    Mensagem por cp_produtos Seg Abr 26, 2010 4:24 pm

    já agora uma sugestão, na categoria das apresentações as mensagens não deviam contar para o numero de mensagesn, não sei se dá para fazer isso automaticamente, mas é só porque se eu quiser 100 mensagens "gratis" é só ir responder "bemvindo" a todos os topicos de apresentação

    .
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM Empty Re: SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM

    Mensagem por Hugo Rodrigues Seg Abr 26, 2010 4:32 pm

    lol! bem visto, mas tb axo ke kem se da ao trabalho de escrever 100 vezes bem vindo por umas sementes merece 1 semente de drosera Laughing eheheh...
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM Empty Re: SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM

    Mensagem por cp_produtos Seg Abr 26, 2010 4:37 pm

    olha que anda ai um que já tem 10 mensagens e são todas a pedir sementes, por isso não sei se não haverá pessoal que se dedique ás repetições incessantes de mensagens para chegar a um numero de mensagens qualquer que fosse predefenido.

    .
    avatar
    Convidad
    Convidado


    SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM Empty Re: SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM

    Mensagem por Convidad Seg Abr 26, 2010 5:55 pm

    Acho que não é pelo numero de mensagens que se vai la. Vamos acabar por ter ppl a encher o forum de uma ponta a outra só a disser olas ou respostas standards só para aumentar o numero de posts como o cp estava a disser.

    Alem de que se estão a esquecer de quem é membro do forum, mas participa pouco devia a falta de tempo ou mesmo por ser mais dakeles que le e que escreve muito pouco "meu caso".

    Acho que apenas se tem de ser rígido nas regras que já existem, assim que se vir alguém a não as respeitar ou seja que esteja aqui só mesmo pelas sementes de oferta os moderadores que o bloqueiem. Acho que da para fazer isso. Razz ja fui bloqueado de um forum por isso deve dar para se fazer neste tb Twisted Evil
    Cláudio Narciso
    Cláudio Narciso
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 317
    Data de inscrição : 08/02/2010
    Idade : 36
    Localização : São Brás de Alportel

    SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM Empty Re: SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM

    Mensagem por Cláudio Narciso Ter Abr 27, 2010 7:50 am

    Mais nada! Assim é que se fala, Luís! Eu vou votar em ti! xD Very Happy
    Bruno Abreu
    Bruno Abreu
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 478
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 39
    Localização : Valença

    SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM Empty Re: SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM

    Mensagem por Bruno Abreu Ter Abr 27, 2010 2:14 pm

    eheheheheh Ganda moca! Razz Andas a apanhar os truques das carnívoras!! Razz Os "insectos" vão cair todos neste tópico!! lolololol

    lol! lol!
    Northon Bruno
    Northon Bruno
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Drosera
    Mensagens : 297
    Data de inscrição : 26/10/2009
    Idade : 39
    Localização : Belo Horizonte

    SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM Empty Re: SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM

    Mensagem por Northon Bruno Qua Abr 28, 2010 7:02 am

    é viu limitar pessoas por numeros de mensagem não é uma boa ideia mesmo, pensa bem se uma pessoa souber que só pode certas coisas depois que tiver um certo numero de mensagem ela irá soltar mensagens ridiculas e a toa sem nenhum motivo pq ela precisa chegar a um certo numero d mensagem para fazer certas coisas...

    concordo com CP dessa forma não dá... acho que cada um tinha que ter conciencia disso... MAS È TÃO DIFICIL...
    luis pedro
    luis pedro
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : dionaea muscipula
    Mensagens : 37
    Data de inscrição : 15/06/2010
    Idade : 26

    SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM Empty Re: SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM

    Mensagem por luis pedro Dom Jul 04, 2010 4:19 pm

    alguem tem semenes de dionaea eu so peço tipo duas mas se nao quiserem doar eu nao me enporto porque elas sao dificeis de arranjar para doaçao
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM Empty Re: SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM

    Mensagem por Daniel Candeias Ter Jul 06, 2010 11:11 am

    LOOOOOL, tas la CAM! Muito bem jogado Razz
    avatar
    marcos ono
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 37
    Data de inscrição : 29/11/2009

    SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM Empty Re: SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM

    Mensagem por marcos ono Qua Jul 07, 2010 5:19 am

    Cédric Pereira escreveu:A minha proposta é a seguinte... So pessoas registadas no forum é que podem ver as categorias de compra/venda/oferta e so as pessoas que têm mais de um x numero de mensagens...

    Que acham?

    EDIT: afinal acho que nao dá a cena do x numero de mensagens.... Vou perguntar ao suporte...

    Concordo plenamente e acho que o número de post deve ser significativo pois muitos são apenas irrelevantes.
    avatar
    javise
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 16/12/2009

    SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM Empty Re: SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM

    Mensagem por javise Dom Ago 15, 2010 1:31 pm

    Meus senhores,
    achei bastante interessante o que acima escreveram. Sou novo neste forum, e não tenho intenção de solicitar sementes oferecidas a ninguém, pois entendo que as devo comprar.
    No entanto, desculpem a minha franqueza, parece-me que muito foi dito e quase nada de útil ficou esclarecido. Falou-se...falou-se...e ficou-se por aí.
    Tenho um forum, do qual sou admin, e do qual igualmente o administrador deste forum é membro e moderador. Sei, por experiência própria, que a maioria dos visitantes vêm ao forum à procura de resposta para os problemas das suas plantas. Muitos deles nunca (repito NUNCA) "postam qualquer pergunta ou dúvida, pois disso não têm necessidade, porque já encontram nos diversos tópicos resposta às suas dúvidas. E não podemos nem devemos exigir-lhes mais!
    Mas são eles que fazem o forum! São também os visitantes que dão vida ao forum. É para isso que todos nós que temos experiência dos temas abordados, aqui estamos a transmitir conhecimentos aos que pouco ou nada sabem.
    Portanto meus senhores, vão com calma. Nem toda a gente que por aqui aparece é "mafiosa". Quantas vezes alguém que entra e pede sementes, volta cá dezenas e dezenas de vezes à procura de respostas. Mas essas respostas já existem no forum. Será que gostariam que as perguntas fossem repetidas um número de vezes sem conta, dando trabalho aos moderadores de novamente responder, ou então de indicar"vá ao tópico tal e tal" onde encontra resposta à sua pergunta?
    Confio na boa vontade de quem inaugurou este tópico. Dou os meus parabéns a quem o abriu. Dou os meus parabéns a todos que acreditam que ele é útil. Dou os meus parabéns a todos vós, administradores, moderadores e participantes, que tanto empenho têm demonstrado em divulgar as plantas carnívoras.
    Eu sou um leigo na matéria, e ainda estou a ganhar coragem para um dia me dedicar de alma e coração a elas, pois a minha área é fitopatologia, entomologia e acupuntura vegetal, para além das várias disciplinas de jardinismo.
    Despeço-me com um abraço para todos vós e com um pedido: confiemos uns nos outros, pois é mínima a percentagem de indesejáveis!
    Boa noite!

    Conteúdo patrocinado


    SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM Empty Re: SEMENTES A BORLA PARA TODOS - APROVEITEM

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 1:15 am